myciw.org Fóruns

Voltar   myciw.org Fóruns > Temas Gerais > Humor & Cia.

Resposta

Opções do Tópico
Antigo 10-04-2009, 07:41
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por maisha Ver Post
Achei os vídeos engraçados só não percebi o da casa-de-banho. Peço desculpa pela minha ignorância mas alguém poderia-me explicar em que sentido a casa-de-banho pode ser um local "perigoso"?

Há génios (ár. jinn) muçulmanos e génios não-muçulmanos, bons e maus, tal como nós. Usam-se o termo demónio (ár. shaytan pl. shayateen) para se referir especificamente aos descrentes, de entre os génios.

Sagrado Alcorão 72.11 . E, entre nós (os génios), há virtuosos e há também os que não o são, porque seguimos diferentes caminhos.

Sagrado Alcorão 72.14 . E há, entre nós, alguns submissos (a Allah), e há, entre nós, alguns injustos. Quanto àqueles que se submetem (à vontade de Deus), buscam a verdadeira conduta.

Eles vêem-nos apesar de não os vermos. (A piada dos vídeos está na representação deles). Deus conferiu aos génios capacidades que não conferiu aos homens, tal como mover-se e viajar a uma velocidade incrível:

Sagrado Alcorão 27.39-40 . Um intrépido, dentre os génios, lhe disse: Eu to trarei antes que te tenhas conseguido levantar do teu assento. Verdadeiramente, eu sou forte e fiel para tal compromisso. Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu to trarei em menos tempo que um abrir e fechar de olhos! E quando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato. Pois quem agradece, certamente o faz em benefício próprio; e saiba o mal-agradecido que meu Senhor não necessita de agraciamentos, e é Generoso.

Os génios coabitam connosco na terra. Os locais onde eles poderão ser encontrados maioritariamente são ruinas ou locais sujos, como quartos-de-banho, lixeiras e cemitérios. Por isso mesmo, o Profeta Muhammad (paz e bençãos estejam com ele) ensinou-nos a precavermo-nos de algum mal que eventualmente os shayateen nos possam causar, ao entrar em tais lugares.

Uma destas medidas foi relatada por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que diz: ?Quando o Mensageiro de Allah (paz e bençãos estejam com ele) entrava no quarto-de-banho, ele dizia, 'Allahumma inni a`udhu bika min al-khubuthi wal-khaba?ith (Ó Allah, procuro refúgio em ti de todas as coisas ofensivas e malvadas (más acções e maus espíritos)'".

E por os génios nos conseguirem ver e nós não os vermos a eles, o Profeta (paz e bençãos estejam com ele) ensinou-nos diversas maneiras de nos protegermos do mal que nos possam causar. De entre muitas estão: procurar réfúgio em Allah do shaytan maldito (geralmente quando se fala em shaytan no singular refere-se concretamente ao Santanás), recitar a surat Al-Falaq e surat An-Nas, e recitar as palavras ensinadas por Allah, no Alcorão:

E dize: Ó Senhor meu, em Ti me amparo contra as insinuações dos demónios! E em Ti me amparo, ó Senhor meu, para que não se aproximem (de mim). (Sagrado Alcorão 23: 97-98)

Dizer Bismillah (em nome de Deus) antes de entrar em casa, comer ou beber, e das relações sexuais impedirá Satanás de entrar em nossa casa ou de tomar parte nas nossas refeições e actividade sexual. Similarmente, mencionar o nome de Deus antes de entrar no quarto-de-banho ou de nos despirmos impedirá os génios de nos verem em estado de nudez ou de nos magoarem.

Para mais informação e/ou ver a fonte por favor consulte:
http://www.islamonline.net/servlet/Satellite?pagename=IslamOnline-English-Ask_Scholar/FatwaE/FatwaE&cid=1119503543990

NOTA: Na verdade, o shaytan que entra no quarto-de-banho, deveria estar lá dentro; e quando a pessoa recita o dua'a (súplica), este deveria sair.
Espero ter respondido à pergunta, insha Allah. Caso contrário, estou ao seu dispôr.

Wassalam!

Última edição por hajar; 11-04-2009 às 13:13. Motivo: acrescentei a nota do fim
Responder com Quote
Antigo 10-04-2009, 10:00
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Tomo a liberdade de continuar o exemplo 2:

Citação:
2 - Faço as mesmas coisas mas visto-me com uma abaya e lenço na cabeça (1). Logo que saio de casa não passo despercebida a ninguém. Todos me olham e a maioria mete-se comigo, uns de uma maneira simplesmente brincalhona, outros mais jocosa e mais ou menos agressiva.
Ignora os agressivos, brinca simpaticamente com os brincalhões, a auto-estima e auto-confiança desevolvem-se. Uns meses depois já nem repara nos agressivos. E os brincalhões podem começar a ficar interessados no Islão, se Deus quiser, por a verem tão confiante de hijab, mas continuar a ser uma pessoa "normal".

E se todas as muçulmanas de Portugal fizessem isso, as pessoas deixariam de olhar tanto pois seria normal verem uma mulher de lenço na cabeça.

NOTA: o hijab não consiste apenas no lenço!
O hijab é uma atitude que se desenvolve de dentro para fora e partindo sempre da livre iniciativa da mulher, com a ajuda e orientação de Deus, e por amor a Deus.

O hijab consiste numa atitude de recato e modéstia a fim de 1º sermos sinceramente obedientes a Deus e de nos aproximarmos dEle; 2º de nos protegermos de olhares de mal-intencionados com as hormonas aos saltos e do desrespeito subsequente, incluindo o desrespeito por nós próprias... e eu, pessoalmente (e quem sou eu!), acrescentaria ainda um 3º de nos protegermos de algumas mulheres que vivem comparando-se umas às outras e competindo umas com as outras para atingir os ideais de beleza inalcançáveis impostos pelos padrões actuais.

E como não há bons condutores que nunca tenham conduzido, bons cozinheiros que nunca tenham cozinhado, etc. também não há fé sem prática, ou pelo menos nunca será completa e firme. Pelo que se complementa a atitude com: cobrir-se completamente, excepto cara e mãos; sem tecidos transparentes ou justos; e sem usar peças de roupa exclusivamente do sexo masculino. A partir daqui, cada um se veste como quiser: saias compridas e uma camisa, calças com túnicas/vestidos curtos (que até estão na moda), vestidos compridos e um casaco cintado, etc.

http://welovehijab.com/2008/05/13/hijab-islamic-clothing/
http://welovehijab.com/2008/05/12/islamic-clothing-long-skirt-2/
http://welovehijab.com/2008/04/14/islamic-clothing-shukr-tunic/

(1) A abaya é a maneira "islâmica" tradicional de vestir saudita. É natural que no vídeo tenha sido essa a representada, por o vídeo ser saudita.
Antigo 10-04-2009, 13:39
khadijah khadijah está offline
Membro Registado

Padrão

Irma Hajar, que a paz esteja contigo.

Respeito o teu modo de pensar, mas não consigo concordar.

Para mim tudo o que não está claro deve ser questionado.Foi para isso que Deus nos deu capacidades diferentes das dos animais que obedecem às ordens que se lhe dão e que podem até ser treinados. Infelizmente muitas pessoas há que também gostam que lhes digam tudo exactamente até ao menor detalhe do que devem fazer e como o devem fazer, é assim em todas as áreas da vida desde o trabalho até à vida pessoal.

Não questiono NENHUM ponto do Sagrado Alcorão que seja claro e explicito, mas lembro que Deus disse que NINGUEM tem poder de proibir o que ELE não proibiu. Não vejo em lado nenhum proibição de usar o cabelo descoberto.
Graças a Deus sempre me soube dar ao respeito e em 36 anos de vida nunca ninguém cobiçou o meu cabelo ou me faltou ao respeito por o usar preso ou com uma pandana . Talvez seja por ter um cabelo feio?!
Por favor... as hormonas descontrolam-se por ver o cabelo de uma mulher?? Meu Deus, devem ser pessoas muito doentes e graças a Deus não me relaciono com esse tipo de gente!
Claro que quando vou ao Egipto uso sempre o hijab. Porque é normal lá! Porque ao contrário daqui, lá sou olhada por todos se não o usar. Lá sim, preciso de me proteger, e que mau sinal que isso é, porque significa que os homens muçulmanos não recatam os olhares como Deus lhes ordenou, não é? E todas as mulheres que viajam para estes países sabem que é assim. Ora, mais uma vez, seguindo a ordem de vestir com modéstia, não tenho nenhum problema em usar o hijab lá e sinto-me perfeitamente à vontade porque obviamente não se muda uma cultura de um dia para o outro e então há que respeitar...

Acredito numa humanidade mais desperta, mais espiritual, mais consciente.
Acredito numa humanidade que há muito tempo passou do plano básico da comida e do sexo para o plano espiritual e metafisico.
Acredito que uma mulher vestida de forma decente é respeitada onde quer que seja!!

No tempo do nosso profeta (s.a.w) as mulheres usavam esse tipo de vestes em que o veu cobria a cabeça também, daí que até hoje prevaleça quem defenda que tem que ser assim... mas no tempo do nosso profeta (s.a.w.) também existia a escravatura, existiam escravos e escravas... o sagrado Alcorão fala disso, verdade? mas a escravatura foi abolida... porque qualquer pessoa de bom senso percebe que esse era o caminho certo e justo! Mais uma vez, basta usar da capacidade racional.

Lenço na cabeça usa a minha avó, com 88 anos. Sempre usou e é católica. Era assim no tempo de Salazar. Era como ele (e outros) gostavam de ver a mulher... pena que ainda hoje existam "Salazares".

salam

Última edição por khadijah; 10-04-2009 às 14:17.
Responder com Quote
Antigo 10-04-2009, 19:17
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Que a paz esteja também contigo, irmã Khadija!

É um facto que o Islão nos convida à reflexão e desencoraja a fé seguida cegamente, sem conhecimento, sem se saber o que se está a fazer.

Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, Que ensinou através do cálamo, Ensinou ao homem o que este não sabia. (96: 3-5)

Por outro lado, também é um facto que consta igualmente no Sagrado Alcorão:

(...) E eles dizem: Nós ouvimos, e obedecemos; (procuramos) o Teu perdão, nosso Senhor, e a Ti retornaremos. (2:285)

"Quando a nossa fé e conduta são sinceras, apercebemo-nos do quão longe estamos da perfeição e oramos humildemente a Deus, pedindo-lhe perdão." (comentário de Yusuf Ali, tradutor do Alcorão para inglês)

Segue a minha humilde interpretação - sendo eu uma simples muçulmana e, por isso, está a irmã e qualquer outro leitor sempre livre de a rejeitar, visto que estou longe de ser uma erudita islâmica:

Longe de ser uma contradição, os versículos complementam-se. Se por um lado somos convidados a "procurar o conhecimento desde o berço até à cova"; por outro não nos podemos esquecer que somos simples mortais, bastante limitados apesar de todas as capacidades que Deus nos facultou. E que, portanto, jamais poderemos aspirar a saber e compreender tudo claramente... especialmente a palavra de Deus.

Pelo mesmo motivo, Deus terá revelado muitos versos que nem sequer palavras são: "Alif, lam, mim" (2:1); "Alif, lam, ra" (14:1); "Ya, sin" (36:1); etc.

Deus sabe melhor!

Quanto aos cabelos, tenho a certeza absoluta de que existe um haddith verídico do Profeta (paz esteja com ele) em que ele diz a uma menina (não me recordo quem) que já teve a primeira menstruação que não é próprio daquela idade andar destapada, excepto isto e isto (fazendo um círculo em redor da cara com o dedo e outro no pulso). Mas ainda não o consegui encontrar, desde ontem, e não gosto de citar coisas tão importantes sem as fazer acompanhar das fontes devidas. Continuarei à procura, insha Allah. E aqui está ele:

"Ayisha (Deus esteja satisfeito com ela) relata que Asma’, a filha de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele), dirigiu-se ao Mensageiro de Allah enquanto vestia roupa fina (ao ponto de ser transparente, deduz-se). Ele aproximou-se dela e disse: 'Ó Asma’! Quando uma menina chega à idade da menstruação, não é próprio que alguma coisa continue nela exposta, excepto isto e isto. Ele apontou para a cara e mãos." [Abu Dawud]

Acrescento ainda que Deus declara que obedecer ao Profeta é obrigatório, já que faz parte da obediência a Deus (ver: 3:32; 4:80; 33:36; 47:33; etc.) Não é próprio de um crente, homem ou mulher, ter qualquer escolha quando um assunto foi decidido por Deus e pelo Seu Mensageiro. Sabei que quem desobedece a Deus e ao Seu Mensageiro, está claramente no caminho errado.

Última edição por hajar; 11-04-2009 às 13:04. Motivo: O que acrescentei está a verde e a razão pode ver-se antes disso.
Responder com Quote
Antigo 10-04-2009, 23:29
Orlando Orlando está offline
Membro Registado

Padrão

Interessante os posts das irmãs
Contudo continuo achar o Hijab anti-social em Portugal.
Antigo 11-04-2009, 19:17
Membro Registado

Padrão

Penso que o irmão Orlando disse com muito poucas palavras aquilo que eu penso mas que até me perco nas ideias quando começo a falar.
Tudo o que a irmã Hajar expôs é bonito e mais uma vez eu própria não acho o hijab algo abominável. Não! Pelo contrário! Uso-o sempre que posso e entendo por conveniente para mim e para o meu marido, mas não o uso sempre que isso me coloca numa posição anti-social desnecessária.

Quando no outro post a irmã Hajar disse que com paciência até poderia ser que os que gozam com o hijab podessem vir a interessar-se pelo Islão eu respondo-lhe com anos de experiência já nessa matéria: Olhe que não, irmã, olhe que não!
Acredito sinceramente que é muito mais fácil para alguém como a Rainha Rania (voltando so ponto que esteve na origem desta troca de ideias) cativar muita gente para (pelo menos) ouvir sobre o Islão do que para qualquer mulher muçulmana tradicionalmente vestida. Penso que todas sabemos que infelizmente essa imagem estereotipada continua a gerar um misto de medo e pena.

Por último irmã, e não me leve a mal, é de facto uma pequena provocaçãozinha mas de forma positiva: acredito que todos os bombistas, suicidas, terroristas que matam centenas de inocentes em nome do Islão também morrem a recitar o sagrado Alcorão (que Deus lhe perdoe) e também estão absolutamente convencidos que estão a fazer o bem.
Como a irmã disse, nós somos apenas duas servas de Allah, com opiniões diferentes. Só Ele sabe melhor!

salam
Responder com Quote
Antigo 12-04-2009, 12:59
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por khadijah Ver Post

Penso que o irmão Orlando disse com muito poucas palavras aquilo que eu penso mas que até me perco nas ideias quando começo a falar.
Tudo o que a irmã Hajar expôs é bonito e mais uma vez eu própria não acho o hijab algo abominável. Não! Pelo contrário! Uso-o sempre que posso e entendo por conveniente para mim e para o meu marido, mas não o uso sempre que isso me coloca numa posição anti-social desnecessária.

Quando no outro post a irmã Hajar disse que com paciência até poderia ser que os que gozam com o hijab podessem vir a interessar-se pelo Islão eu respondo-lhe com anos de experiência já nessa matéria: Olhe que não, irmã, olhe que não!
Acredito sinceramente que é muito mais fácil para alguém como a Rainha Rania (voltando so ponto que esteve na origem desta troca de ideias) cativar muita gente para (pelo menos) ouvir sobre o Islão do que para qualquer mulher muçulmana tradicionalmente vestida. Penso que todas sabemos que infelizmente essa imagem estereotipada continua a gerar um misto de medo e pena.

Por último irmã, e não me leve a mal, é de facto uma pequena provocaçãozinha mas de forma positiva: acredito que todos os bombistas, suicidas, terroristas que matam centenas de inocentes em nome do Islão também morrem a recitar o sagrado Alcorão (que Deus lhe perdoe) e também estão absolutamente convencidos que estão a fazer o bem.
Como a irmã disse, nós somos apenas duas servas de Allah, com opiniões diferentes. Só Ele sabe melhor!

salam
Em jeito de conclusão:

Igualmente, com os meus anitos de experiência, tenho-me cruzado com pessoas que nos surpreendem verdadeiramente (pela positiva) por me verem com o hijab. Uma idosa veio uma vez ter comigo e começou-me a fazer perguntas sem ser intrusiva. Acabou por me dizer que também tinha uma filha que era muçulmana e pediu-me para eu orar a Deus por ela (pela senhora), tendo-me desejado as maiores felicidades, etc. Outra vez, estava eu no Pingo Doce (passo a publicidade ehehe ), e uma senhora de meia-idade, ao ver-me de lenço na cabeça, começou-me a fazer perguntas sobre o Islão, confessando-me de que se sente desorientada espiritualmente; que tem andado a visitar alguns lugares de culto à procura de uma "luz". Duvido que tivessem vindo ter comigo senão usasse lenço, pois não me reconheceriam enquanto muçulmana. Podem ser situações que se contam pelos dedos de uma mão, mas são os suficientes para não desacreditar na capacidade de algumas pessoas conseguirem pensar por si próprias e não engolirem tudo o que os media dizem passivamente, assim como para não perder a esperança. O nosso Profeta (paz esteja com ele) fez 26 tentativas falhadas de procurar protecção entre as tribos árabes, até se ter deparado com os Ansar (pessoas de Medina). Ele não desistiu apesar de uma série de fracassos, nem devemos nós desistir face a problemazecos que de longe se comparam aos que ele teve.

Eu tenho e tive problemas com a minha família por causa do hijab, que têm vindo a desvanecer com o tempo, em regularidade e intensidade. Inclusive com pessoas, fora da família, que me conhecem desde pequena. Mas continuo sem abdicar do hijab, apesar de ter consciência que se o fizesse os problemas cessariam completamente de um momento para o outro. Se fizesse isso, estaria a abdicar das minhas convicções, "vendendo-as" a um preço tão baixo quanto um lenço, e a aceitar que os meus entes queridos me amassem por uma superficialidade. Eu prefiro que me amem pela pessoa que sou.

Relativamente aos "outros", é-me indiferente se os outros pensam que sou retrógada, oprimida, antiquada, etc. desde que Deus saiba que eu sou "avançada", livre e a Ele obediente. Mais, o hijab serve de escudo e de espelho, na medida em que os bons amigos mantém-se, com lenço ou não, e os outros afastam-se.

O meu papel aqui, nunca foi o de "obrigar" ninguém a usar o hijab ou deixar de usar. A mim, enquanto muçulmana, cabe apenas o dever de passar a mensagem. Allah é quem guia quem quer e descaminha quem quer. Se eu cito o Alcorão e haddith, é porque gosto que as minhas intervenções sejam sólidas e com substância e não meras opiniões pessoais que não contam para nada visto que a minha palavra não é nem nunca pretendeu ser lei.

Se a rainha Rania usasse o hijab e continuasse a ser a pessoa dinâmica que é, talvez ajudasse a quebrar esses estereótipos, Allah sabe melhor. Estereótipos tão vinculados não cessam de um dia para o outro. É preciso um esforço grande e contínuo de todos.

Paz esteja com todos!

Última edição por hajar; 12-04-2009 às 13:10.
Responder com Quote
Antigo 12-04-2009, 14:44
Peregrino Peregrino está offline
Membro Registado

Padrão

Olá Hajar,

Muito bem falado ou escrito
Responder com Quote
Antigo 12-04-2009, 14:45
Peregrino Peregrino está offline
Membro Registado

Padrão

duplicado.
Responder com Quote
Antigo 13-04-2009, 15:24
Membro Registado

Padrão

Irmã Hajar,

Antes de mais uma boa semana para ti e que a paz e as bençãos de Deus estejam contigo.

Fico feliz com o que relatas. Que Deus te abençoe sempre com felizes acontecimentos como esses.
Infelizmente os casos que eu poderia relatar, da minha experiência pessoal, estão muito longe disso. Tive pessoas que me perguntaram se tinha dores de dentes, outras que me perguntaram se tinha partido a cabeça e por aí em diante...

Quanto aos meus pais, também os fiz sofrer por algum tempo, graças a Deus curto, por causa do hijab. O meu pai é doente cardíaco e a minha mãe várias vezes me pediu em lágrimas que não os fosse visitar com o lenço na cabeça. Foi uma fase dificil porque o meu marido tinha acabado de chegar a Portugal e era para ele dificil ver-me sem o hijab. Ao fim e ao cabo nada tinha a ver com Deus. Era uma questão de agradar aos meus pais ou ao meu marido.
Penso que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros. É uma frase antiga e muito certa.
Além disso, é Deus quem nos pede para sermos bons para com os nossos pais, em especial com a nossa mãe. Adoro os meus pais. E para que eles me respeitem eu também tenho de os respeitar e compreender.

Islão não é um lenço na cabeça.
Hijab não é um lenço na cabeça. É toda uma maneira de estar, um comportamento, uma atitude, muito para lá do simples tapar o cabelo.

Não me vou repetir, vou apenas deixar o link, se a irmã quiser ter a bondade de ler.
http://www.submission.org/dress4.htm
Foi um dos primeiros artigos que li quando comecei a aprender sobre o Islão. Li vários. Li muitos. Uns a favor, outros contra. Cada qual deve usar o seu cérebro e pensar... no final Deus julgar-nos-á, e só ELE sabe o que é melhor.
É um artigo também ele baseado no sagrado Alcorão, com muitissimas citações, como a irmã poderá verificar:

1) Quran is a complete book, See 6:19,38,114, 115, 12:111 and 50:45.
Remember that when God says that His book is complete, it means 100%
complete.

"..........We did not leave ANYTHING out of this book." 6:38
"The word of your Lord is COMPLETE, in truth and justice.
Nothing shall abrogate His words. He is the Hearer, the
Omniscient." 6:115 "

"Shall I seek other than GOD as a source of law, when He
has revealed to you this book fully detailed? Those who
received the scripture recognize that it has been revealed
from your Lord, truthfully. You shall not harbor any doubt."
6:114, See also, 7:52, 11:1, 41:3, 10:37 and 12:111

(...)

4) God does not need any addition to His book. God teaches us in
the Quran that He does not run out of words and that if He so
willed He could have given us hundreds, thousands or millions of
books besides the Quran (see 18:109). Since the Quran is complete, perfect and fully detailed, God did not give us any more books.

(5) God calls His book, the Quran, the BEST HADITH. HE called on
His true believers to accept no other hadiths as a source of this
perfect religion . See 7:185, 31:6, 39:23, 45:6, and 77:50.

"Have they not looked at the dominion of the heavens and the earth,
and all the things God has created? Does it ever occur to them that
the end of their life may be near? Which HADITH, besides this
(Quran) do they believe in?" 7:185

Salam
Responder com Quote
Resposta
Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos