myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Ramadão

Opções do Tópico
Antigo 08-09-2010, 14:25
YiossufAdamgy YiossufAdamgy está offline
Membro Registado

Padrão Como viver o Dia Eid al Fitre

Como viver o Dia Eid al Fitre

O primeiro dia do mês de Xawwal, o dia de Eid al-Fitre, representa um dia de celebração e de graças a Allah, nosso Criador e Acalentador. Termina aqui o Ramadão.

Eis aqui o que Profeta (s.a.w.) costumava fazer no dia de Eid (Sunnah):

1. Levantava-se cedo.

2. Tomava banho.

3. Lavava os dentes.

4. Vestia as melhores roupas que possuía.

5. Perfumava-se.

6. Comia algo leve, como tâmaras, por exemplo, antes de sair de casa.

7. Dirigia-se muito cedo para o local da oração de Eid. (O Profeta (s.a.w) tinha por hábito oferecer a oração de Eid num local central, o que é diferente de oferecê-la na Mesquita de uma localidade, sem qualquer desculpa legítima).

8. O Profeta (s.a.w.) tinha por hábito ir para o local da oração de Eid por um caminho e regressar por outro.

9. Ele costumava ir para o local da oração de Eid a pé.

10. Ele tinha por hábito entoar lentamente as seguintes palavras, enquanto se dirigia para o local da oração de Eid:
"Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaaha illallahu Wallahu Akbar, Allahu Akbar, Wa lillahil Hamd". (Tradução: Allah é Grande, Allah é Grande, não há outra divindade senão Allah, Allah é Grande, Allah é Grande, e louvado seja Allah).

11. O Profeta (s.a.w.) tinha por hábito oferecer a Sadqa-e--Fitre (zakatul fitre) antes do dia de Eid. Mas, se ainda assim não procedeu, por favor, ofereça-a até antes da oração de Eid. (Pergunte na sua Mesquita local o quanto deve pagar de Fitra (penso que se estabeleceu a quantia de 3,00 euros) por cada pessoa de família e onde o deve fazer).

O método das orações de Eid

A Oração de Eid consiste em duas unidades de oração (Rakas) com seis Takbires (o erguer das mãos enquanto se diz Allahu Akbar [Deus é Grande] em congregação, seguidas do Khutba (sermão) de Eid.

Acompanhe o Imame, erguendo ambas as mãos até às orelhas, e diga Allahu Akbar, é este o primeiro Takbir para entrar na Oração (Salat) .

Em seguida, entrelace as mãos e recite a "Sanaa", (subhaannakallahumma...) até ao fim.

Depois, diga três vezes Allahu Akbar, acompanhando o seu Imame e, em cada uma das vezes, eleve ambas as mãos até às orelhas e deixe-as cair. Depois de cada Takbir, há uma pequena pausa, durante a qual se pode recitar a Subhanallah três vezes.

Após o terceiro Takbir as mãos devem ser entrelaçadas e deve-se ouvir o Imame recitar Auzubillah, Bismillah, a Sura Fatiha e alguma outra Sura.

Em seguida, execute a Ruku (a vénia) enquanto o Imame diz Allahu Akbar .

Depois, faça a Sajdah (prostração) conforme o habitual, acompanhando o Takbir do seu Imame.

No segundo Raka, o Imame recitará primeiro a Sura Fatiha e alguma outra Sura. Depois, ele dirá em seguida três Takbires. Nestes três Takbires, as mãos não devem ser entrelaçadas, mas sim deixadas cair depois de cada Takbir.

Em seguida, faça a Ruku exactamente depois do quarto Takbir, e acabe a oração, atrás do Imame.

Escutar o Khutbah depois da Oração de Eid é waajib (obrigatório).

Wassalam.

Eid Mubarak para todos.
Antigo 08-09-2010, 20:13
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

A Fitrah é de ?3,00 por pessoa este ano. Deve ser paga antes da oração de Idul-Fitr, usualmente entegue a cargo das mesquitas.

Convém pagar Fitrah na véspera, isto é até amanhã à noite, porque creio eu que o Ide será só na 6ª feira, inxa-Allah.
Antigo 14-09-2010, 16:44
Antropologo Antropologo está offline
Membro Registado

Padrão Reversão efectuda

venho por este meio informar que a partir do domingo que passou (dia 12) às 17 horas, sou o irmão Bilál. A reversão foi efectuada na Mesquita Central de Lisboa pelo Shaikh David Munir. Lamento só escrever agora, mas é que a emoção tem sido muito grande.

Se tiver qualquer dúvida posso colocar aos irmãos e ás irmãs? Se puder agradeço desde já.

Hoje já fiz as duas orações obrigatórias ( a zohr na mesquita) e a fajr em casa. ainda não falhei uma!!

Obrigado por tudo irmãos e irmãs
Antigo 14-09-2010, 18:28
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

irmão,

Alhamdulillah irmão. Não hesite em perguntar o que quer que seja. A oração é sempre o que nos ajuda emn todos os momento a manter o laço com o Criador. Inxa-Allah tudo correrá bem consigo!

Ma'a-salaama,
Antigo 14-09-2010, 22:05
Peregrino Peregrino está offline
Membro Registado

Padrão

Se me permite, o que o levou a escolher o nome de Bilal

Estranhamente, aprecio desmesuradamente as conversões alheias
Antigo 15-09-2010, 11:00
Antropologo Antropologo está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Peregrino Ver Post

Se me permite, o que o levou a escolher o nome de Bilal

Estranhamente, aprecio desmesuradamente as conversões alheias
Não fui eu a escolher o nome, foi o Shaikh Munir que escolheu, eu só lhe pedi que escolhesse um nome fácil de me lembrar e de escrever em árabe.

Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...