myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Ramadão

Opções do Tópico
Antigo 28-07-2010, 19:41
rahmatullai rahmatullai está offline
Zeinab

Question Cabelo de outrém - pecado?

Salam irmãos e irmãs,
Li algures num site islâmico que era pecado alguém utilizar peruca ou outra peça de cabelo que proveio de outra pessoa, na sua cabeça.
Actualmente uso um tipo de extensões no cabelo que são tranças, o cabelo não é sintético, é mesmo verdadeiro (provem da Índia, onde algumas mulheres aproveitam esta nova indústria para obter mais rendimento ; é depois tratado e comercializado).
Agora estou na dúvida, ainda mais porque aí vem o Ramadão e não quero arriscar a invalidar as minhas acções porcausa deste aspecto.
Agradeço se houver alguem conhecedor deste assunto para esclarecer-me.
Que a Allah abenções a todos vocês.
Wassalam,
R.
Antigo 28-07-2010, 22:08
molana molana está offline
Membro Registado

Padrão

Salam...

Sobre essa materia passamos a explicar:

1- Usar um cabelo de outras pessoas ou animais,,é considerado proibido. Tal proibiçao foi feita pelo proprio Profeta:

Sayyiduna Abu Hurayra (Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de Alá (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: "Deus amaldiçoou a mulher que junta (ou seu ou outro) cabelo (com o cabelo de outro homem ou uma mulher) e a mulher que pede para seu cabelo ser unido (com o cabelo de outra pessoa) e quem faça tatuagens (a si mesmo ou alguém) ou lhe seja feito uma tatuagem. "(Sahih al-Bukhari, nr. 5589)

Sayyida A'isha (Allah esteja satisfeito com ela) narra que uma menina de Ansari estava casado e ficou doente, portanto, todo seu cabelo caiu. Eles (a família e amigos) quiseram juntar os seus cabelos com cabelos falsos, por isso pediram ao Mensageiro de Allah (Deus o abençoe e lhe dê paz), que disse: "Deus amaldiçoou a mulher que junta o seu cabelo ou de alguém (com o cabelo de outro homem ou mulher) e da mulher que pede para seu cabelo ser juntado com o cabelo da outra. "(Sahih al-Bukhari, nr 5590)

2- Sobre o uso de perucas sinteticas, mesmo que sejam feitas de animais (menos o porco), os teologos nao levantam objecçoes e permitem o seu uso. Tal permissao do uso de cabelo sintético está relacionado com Sayyiduna Abd Allah ibn Abbas, Umm Sayyida Salamah, A'isha Sayyida (que narra a Hadith que proíbe uso de cabelo humano) e outros companheiros (que Allah esteja satisfeito com todos eles). (Ver: ayni, Sahih al-Sharh Umdat Qari, al-Bukhari, 22/64)

Deve ser ter em conta que, caso a peruca de fibra sintentica, for separavel da cabeça, entao terá de ser removido na hora do banho ou abluçao.

Allah sabe melhor!
Antigo 29-07-2010, 09:54
El Cairo El Cairo está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por molana Ver Post
Salam...

Sobre essa materia passamos a explicar:

1- Usar um cabelo de outras pessoas ou animais,,é considerado proibido. Tal proibiçao foi feita pelo proprio Profeta:

Sayyiduna Abu Hurayra (Allah esteja satisfeito com ele) narra que o Mensageiro de Alá (Deus o abençoe e lhe dê paz) disse: "Deus amaldiçoou a mulher que junta (ou seu ou outro) cabelo (com o cabelo de outro homem ou uma mulher) e a mulher que pede para seu cabelo ser unido (com o cabelo de outra pessoa) e quem faça tatuagens (a si mesmo ou alguém) ou lhe seja feito uma tatuagem. "(Sahih al-Bukhari, nr. 5589)

Sayyida A'isha (Allah esteja satisfeito com ela) narra que uma menina de Ansari estava casado e ficou doente, portanto, todo seu cabelo caiu. Eles (a família e amigos) quiseram juntar os seus cabelos com cabelos falsos, por isso pediram ao Mensageiro de Allah (Deus o abençoe e lhe dê paz), que disse: "Deus amaldiçoou a mulher que junta o seu cabelo ou de alguém (com o cabelo de outro homem ou mulher) e da mulher que pede para seu cabelo ser juntado com o cabelo da outra. "(Sahih al-Bukhari, nr 5590)

2- Sobre o uso de perucas sinteticas, mesmo que sejam feitas de animais (menos o porco), os teologos nao levantam objecçoes e permitem o seu uso. Tal permissao do uso de cabelo sintético está relacionado com Sayyiduna Abd Allah ibn Abbas, Umm Sayyida Salamah, A'isha Sayyida (que narra a Hadith que proíbe uso de cabelo humano) e outros companheiros (que Allah esteja satisfeito com todos eles). (Ver: ayni, Sahih al-Sharh Umdat Qari, al-Bukhari, 22/64)

Deve ser ter em conta que, caso a peruca de fibra sintentica, for separavel da cabeça, entao terá de ser removido na hora do banho ou abluçao.

Allah sabe melhor!
Salam,

Talvez esta área não tenha nada a ver com o cabelo sintético ou peruca, mas o que diz Islão sobre a doação de órgãos ou dispositivos médicos que certas pessoas têm de usar em benefício da sua própria saúde?
Afinal, na minha opinião, um cabelo sintético tal como um órgão são vistos então como "objectos" estranhos no nosso próprio corpo.
Falo de próteses dentárias e outras, "pacemakers", DIU, e etc... Será que há excepções neste aspecto?
Eu compreendo o rigor, no bom sentido, do Islão, mas sinceramente, já começo a achar que por vezes é um exagero, pois sendo assim, tudo teria que ser limitado, privado e proibido.
Sou a favor da contenção, mas tanto não. Temos de ter em conta que o tempo evolui a cada passo e que novas tecnologias se desenvolvem, época bem diferente da do Profeta.
Obrigada.
El Cairo
Antigo 29-07-2010, 12:55
molana molana está offline
Membro Registado

Padrão

Nao, Elcairo, nao ha exagero nenhum. As doaçoes de orgaos e afins sao permitidas desde que seja para salvar a vida duma pessoa. Agora, trocar orgaos ou membros, cabelos, etc, sem aparente necessidade, é condenavel. salam
Antigo 29-07-2010, 13:50
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Se me permitem participar, parece que há alguma contradição no que os eruditos pensam. Eu acho que a intenção é que conta.

Encontrei o seguinte fatwa no Islamonline que talvez explique melhor:

http://www.islamonline.net/servlet/S...=1119503547066

Nós os muçulmanos devemo-nos concentrar nos assuntos mais importantes e não os pequenos de ordem pessoal. É minha opinião.

Tentar seguir os ensinamentos e as tradições nas coisas menos importantes poderá ser o objectivo final, mas em primeiro lugar estão as mais importantes, tais como cumprir com os 5 pilares do Islão.

Ma'a-salaama,
Antigo 29-07-2010, 13:59
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

De qualquer modo fiquei a pensar sobre o assunto de acrescentar cabelos de outrém ao nosso cabelo, quando estive a vêr um documentário há uns tempos atrás sobre o negóicio de cabelos. Por exemplo os cabelos eram aos condenados à morte para alimentar tal indústria. Pode ser que a sabedoria na proibição deveu-se a situações que aconteciam, ou viriam a acontecer. Allah sabe melhor!
Antigo 29-07-2010, 14:57
El Cairo El Cairo está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Tayeb Ver Post
Se me permitem participar, parece que há alguma contradição no que os eruditos pensam. Eu acho que a intenção é que conta.

Encontrei o seguinte fatwa no Islamonline que talvez explique melhor:

http://www.islamonline.net/servlet/S...=1119503547066

Nós os muçulmanos devemo-nos concentrar nos assuntos mais importantes e não os pequenos de ordem pessoal. É minha opinião.

Tentar seguir os ensinamentos e as tradições nas coisas menos importantes poderá ser o objectivo final, mas em primeiro lugar estão as mais importantes, tais como cumprir com os 5 pilares do Islão.

Ma'a-salaama,
Salam,

Já agora a minha ousadia em participar também pela segunda vez e o meu obrigada ao irmão Molana pela resposta.

Em relação ao site que o irmão indica acima e que eu acho que é um dos melhores para nos esclarecer sobre certas dúvidas, tenho a dizer o seguinte:

No site, é referido que "Islam prohibits us from unnecessarily interfering or tampering with our bodies. This falls under the forbidden category of mutilation or distortion of Allah?s creation, which has been spoken of as a project Satan is committed to engaging humankind in." que passo a traduzir em breve: (O Islão proíbe-nos de interferir ou de cuidar desnecessariamente do nosso corpo. Isto inclui a proibição de mutilação ou deformação da criação de Allah, observadas como obra de Satanás para aliciar a humanidade a cometer tais actos.)

Perdoem-me desviar do tema, mas se mutilar ou deformar é proibido, então porque não é a circuncisão masculina ou feminina proibida?
Sim, eu sei, dirão que a circuncisão masculina tem os seus benefícios e não é vista como proibida ou que traga malefícios à saúde, mas e a feminina, que é ainda prática de certos países muçulmanos e que, sim, prejudica imenso a saúde da mulher podendo levá-la até à morte?

São estas contradições que me fazem reflectir muitas vezes. Por muito respeito que tenha aos estudiosos do Islão, prefiro acreditar mais no Livro do que propriamente nestes eruditos, embora estes se baseiem no Alcorão para emitirem as fatwas.

Concordo inteiramente com o último parágrafo do texto acima, quando se afirma que há muitas pessoas a morrerem de fome, enquanto outras gastam rios de dinheiro em coisas supérfluas... digo isto não querendo ofender ninguém que use "apetrechos" artificiais sejam eles quais forem, inclusive sem querer ofender a irmã rahmatullai.

Na minha opinião, o desenvolvimento de certas "tecnologias" ou "produtos" são, sim, meios de aliciar as pessoas, agora só os usa quem quer e com os seus próprios motivos.

Acredito que quando sejam usados para amenizar ou mesmo até eliminar algum desconforto em benefício da saúde (como é o caso apresentado no site) haja permissividade. O que eu não concordo é com certas excepções como as questões que coloquei acima.

Por último, também concordo com o que o irmão Tayeb diz sobre cumprir com os 5 pilares do Islão serem os mais importantes preceitos a seguir, mas para isso há que cuidar de, pelo menos, dois aspectos em relação a nós próprios: a nossa saúde e o nosso trabalho - sem isto também não poderemos cumpri-los na íntegra.

El Cairo

Última edição por El Cairo; 29-07-2010 às 15:02.
Antigo 29-07-2010, 15:44
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

De acrescentar de novo o gradualismo e que as coisas devem ser levadas com seu tempo.

Sobre a circuncisão feminina já aqui foi debatida. Existia a prática de cricuncisão feminina no tempo do profeta e ele não a proibiu mas também não a fez obrigatória, como é a cricuncisão masculina, para quem tenha nascido ou crescido como muçulmano. A circuncisão feminina não é praticada entre a maioria absoluta de muçulmanos. A prática tem mais a haver com as tradições dos povos anteriores ao Islão. Há povos cristãos que a praticam também como os etíopes.

http://www.myciw.org/forums/showthread.php?t=313
Antigo 29-07-2010, 15:45
Ismail Ismail está offline
Membro Registado

Padrão

A circuncisão feminina é na verdade um costume cultural subsaariano, já que os cristãos africanos a praticam e os muçulmanos fora da África não a fazem. Porém, países islâmicos desta região procuram justificá-la utilizando-se do Islam.

O Alcorão não contém explicações precisas sobre esta prática, já que se contivesse sobre todas as práticas culturais do mundo seria impossível para o homem conhecê-lo. Porém, como proíbe práticas nocivas à saúde, sejam elas quais forem, a Mutilação Genital Feminina (nome correto da circuncisão) está PROIBIDA, juntamente com outras práticas nocivas.

No Alcorão e na Sunnah, apenas a circuncisão masculina é descrita como obrigatória.

Tem um link onde pode-se saber mais: http://islamicchat.org/fgm.html
Antigo 29-07-2010, 18:00
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Caro irmão Ismail,

Porventura o irmão é um erudito islâmico para declarar algo que nunca foi proibido como sendo PROIBIDO?

Ora, como já expliquei a circuncisão feminina nunca foi proibida, nem o profeta a proibiu.

Se não se pratica é porque não é obrigatória e não faz parte dos costumes da maioria dos povos que se converteram ao Islão.

Ma'a-salaama,

Tags
cabelo, cabelo humano, pecado
Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado