myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Religião Comparativa

Opções do Tópico
Antigo 19-11-2007, 14:30
JPaulo JPaulo está offline
Membro Registado

Padrão

O ato de fazer imagens não é condenada por Deus mas sim a idolatria ( achar que a imagem é uma divindade ).

Os israelitas estavam a 400 anos no Egito e conviveram muito tempo ao lado dos idólatras.
O Mandamento foi claro para que eles não se entregassem a idolatria ( o que acabou acontecendo no episódio do "bezerro de ouro" ).

Eis as provas bíblicas de que Deus não condena fazer imagens:

Livro do Exodo ( sobre a Arca da Aliança ):

18. Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,
19. fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.
20. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada.
21. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der.

Sobre a maldição das serpentes enviada por Deus:

8. e o Senhor disse a Moisés: ?Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.? 9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Antigo 19-11-2007, 15:44
Pablobrasil Pablobrasil está offline
Membro Registado

Padrão

Irmão JPaulo,

Perdoe-me minha percepção errada sobre você ok. Percebo que é muito dedicado nos estudos da religião e acho que sua contribuição é valiosa para o entendimento de várias questões e dúvidas que exitem entre o Cristianismo e o Islamismo.

A minha opinião sobre as imagens é a de que a Igreja Católica exagera ao estimular os fiéis em "adorar" imagens de santos e a própria imagem do profeta Jesus. Tenho a certeza de que as orações feitas, são atendidas por Deus (Allah), o Clemente, o Misericordioso.

Em outro tópico você escreveu sobre a ortodoxia de Bento XVI. Eu creio que ele poderá corrijir certas práticas erradas como a infuência de seitas afro-brasileiras com o catolicismo. Seria interessante que a Igreja Católica pudesse abrir uma discussão mais ampla e profunda sobre o tema das imagens e da comercialização exagerada de imagens e outros objetos, como aquela tal cruz que diz ter a terra da Terra Santa, a água do Rio Jordão, etc...

Com todo respeito, eu penso que não há necessidade de buscar intercessores para se alcançar a Deus (Alah).
Antigo 19-11-2007, 17:28
Membro Registado

Padrão

Olá irmão Pablobrasil

Não precisa pedir desculpas. Saiba que não fiquei aborrecido com o que você disse..
Sobre a cruz da Terra Santa do padre Antônio Maria, particularmente não vejo nenhum mal.
A venda dos terços vai para a instituição de caridade do padre onde centenas de crianças carentes são atendidas. Isso sim é importante.

Além do mais trata-se de um simples terço consagrado por um padre, como qualquer outro, com o diferencial de conter um pouco da Terra de Jerusalém e das águas do Jordão.
Eu não comprei esse terço mas, pela admiração e vontade que tenho de ir a Terra Santa sem saber se irei um dia de fato, confesso que até compraria.

Finalmente, o que dizer da Igreja Católica ? Apesar de toda minha fé, os problemas desta instituição são evidentes.

Exemplos:

1) Catecismo da Igreja

Você foi católico e fez catecismo como eu, certo ?
Pergunto: o que aprendeu no catecismo de teologia católica ? Se foi como o que eu fiz, então não aprendeu quase nada.
O Catecismo da Igreja Católica é um livro extenso que é ensinado nas Igrejas por "professores" despreparados em um cursinho de 9 meses a 1 ano no máximo.
Depois disso a maioria dos católicos participam da missa e, dependendo do padre, nunca mais aprendem nada de teologia. Daí surgem as distorções.
Os protestantes percebendo essa falha gritante criaram os "estudos bíblicos" e com isso arrastam uma enxurrada de católicos para o lado deles.
A CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) está falando em aumentar para três anos o catecismo. "Está falando" mas pelo que eu saiba até agora nada.
Além disso primeiro precisaria reciclar os já citados professores.

2) Mídia na Igreja Católica

Como é fraca. Qualquer religião pentecostal fundada a 5 anos atrás têm um programa de televisão melhor estruturado que os católicos.
Poxa, a Igreja Católica têm 2000 anos, ou 1700 como querem alguns.
De qualquer forma os programas televisivos para evangelização além de serem mal produzidos não recebem qualquer apoio do Vaticano.

3) Arquivos Secretos do Vaticano

Como uma Igreja que quer atrair fiéis coloca no seu site a denominação "Arquivos Secretos" ? Por acaso Deus é Deus do segredo ? É claro que não, Cristo sempre falou abertamente.
Portanto é preciso um choque de gestão em algumas repartições do clero e alguns conceitos medievais precisam ser revistos.
As Igrejas cristãs pentecostais são as que mais crescem no mundo ( proporcionalmente até mais que o Islam ) sendo que a maioria dos novos convertidos são ex-católicos. Se o "alto comando" do Vaticano não reagir penso que essa tendência não irá mudar tão cedo.

Mas sabe quando o Vaticano irá mudar a sua visão de forma radical ? Resposta: nunca.
Afinal, acertando e errando, ele já está lá a mais de dois milênios e por isso não costuma ouvir opiniões.

Fique com Deus

JPaulo
Antigo 19-11-2007, 20:32
Membro Registado

Padrão

Assalamu Alaikun!

Sempre vi a Igreja Católica como uma instituição que deturpou o sentido real do Cristianismo, com suas indulgências, imagens, infalibilidade papal, a doutrina da trindade, etc...

Acho importante que as pessoas tenham fé. Mas para mim, o Cristianismo deixou de ter sentido depois de muita reflexão, talvez a Igreja Católica contribuiu para isso...

A doutrina da trindade sempre me foi confusa e sem nexo, sabendo que há um só Deus (Allah)...

Hoje minha opinião é a de que o Islam é a melhor opção de vida espiritual. Me encontro agora feliz realmente com o Islam. Eu aconselharia o irmão a participar mais do Islam, conhecer mais a fundo, mas sei que tens profunda fé cristã e respeito-o por isso.

Estou orando para que haja uma revolução dentro da Igreja Católica e que os fiéis possam receber um ensinamento mais proximo do sentido das palavras do profeta Jesus (a paz esteja com ele)...

A paz!
Antigo 20-11-2007, 03:25
Membro Registado

Padrão

Caro Pablo

Vamos com calma.

A infabilidade papal é baseado no fato de que S.Pedro recebeu "as chaves do céu do próprio Cristo".
Sendo o Papa o bispo de Roma e substituto portanto de Pedro, a ele caberia ser "o guardião de tais chaves".
Só posso dizer que, como divulgado semana passada, esta é talvez a mais forte diferença que hoje separa os Ortodoxos dos Católicos. Ou seja, já têm muita gente discutindo sobre isso no mundo.
Bento XVI está disposto a "dar passos significativos" para unir as duas Igrejas. Vejamos então o que fará o Papa.

As indulgências, a intercessão e a oração pelos mortos estão registradas em livros como Tobias, Judite e Macabeus I e II da Bíblia, nos chamados Livros "Deuterocanônicos".
É verdade que estes livros sempre foram "polêmicos" ( por exemplo, Santo Agostinho sempre os aceitou enquanto São Jerônimo os deixou de fora quando traduziu a Vulgata ).
A confusão toda começou ( se deveriam fazer parte do Canôn Cristão ou não ) quando os judeus oficializaram o seu Canôn mais de 300 anos depois de Cristo e deixaram de fora tais livros.

Entre as alegações dos judeus, segundo eles "a inspiração divina havia se encerrado no Livro de Esdras e os livros escritos fora da Terra Santa, e em grego antigo ao invés do tradicional hebraico, deveriam ser descartados dos "Livros Sagrados do judaismo".
Esses critérios parecem um tanto nacionalistas ao invés de religiosos, não acha ?
É importante que se diga que esses livros foram escritos 3 séculos antes de Cristo.

De novo sem entrar no mérito se devem ou não ser aceitos pois entraríamos em uma interminável discussão ( o velho debate de protestantes contra católicos ) o fato é que a Igreja Católica não inventou nada já que tudo está lá claramente registrado em tais livros.

Sem me extender mais só quero comentar um pouco a Trindade.
Através dos séculos milhões de pessoas morreram em guerras sangrentas defendendo ou indo contra esse dógma.
Se não fosse pela Trindade e pela questão da crucificação, me atreveria em opinar com quase certeza que os islâmicos e cristãos já teriam se "fundido" em uma única e grandiosa Religião.

Já pensei muito sobre isso mas, percebi que estava a cometer quase que um pecado. Deus tudo sabe e só a Ele pertence fazer planos para a humanidade.
Hoje sou terminantemente contra qualquer regime opressor que imponha alguma crença a população ( seja hindu, cristã ou islâmica ) ou o ateísmo ( no caso do comunismo ).
Penso que todo ser humano, independente da nacionalidade, deve ter liberdade para escolher o seu credo. Mas é só..

Abraço

JPaulo
Antigo 20-11-2007, 13:23
Membro Registado

Padrão

O que o profeta Jesus (a paz esteja com ele!) pensaria sobre a comunidade cristã que hoje existe no mundo? Será que aprovaria a Igreja Católica, essa infinidade de igrejas protestantes de várias tendências?

Talvez as inúmeras interpretações do texto sagrado deu margem a isso. Talvez Jesus e seus apostolos, incluo Paulo, não imaginavam como os principios originais cristãos estivessem tão modificados, mal interpretados e em muitos casos, não levados em consideração, haja vista que a maioria da população não leva a sério o Cristianismo como deveria, porque muitos se dizem "cristãos mas não-praticantes".

O Islam, a meu ver, é a etapa posterior da nova aliança dita por Jesus. Deus, na sua suprema sabedoria, confiou a Muhammad (s.a.w.s) a necessidade da humanidade se corrijir, retomar ao ponto de onde jamais deveria ser se desviado.

Por isso, ainda acho que se os cristãos descobrissem o Islam, descobririam a verdadeira felicidade...
Antigo 20-11-2007, 14:52
Membro Registado

Padrão

Caro Pablobrasil

Está escrito no Livro de São Marcos Capítulo 9

38. João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.
39. Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
40. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.

Este trecho é um pré-anúncio do que viria a acontecer. S.João diz a Jesus que eles ( os Apóstolos ) haviam proibido outros seguidores de Cristo, que não faziam parte da comunidade apostólica, de expulsarem demônios em Nome do Senhor.
Jesus dá uma correção a S.João e a todos: "quem não é contra nós, e a nosso favor".
Este deve ser o pensamento do cristão nos dias de hoje. Todas as Igrejas cristãs são "a nosso favor", ou seja, acreditam que Cristo é o Filho de Deus e portanto devem ser respeitadas.

O cristianismo não é levado a sério ? Baseado em que você diz isso ?
Creio essa ser uma opinião sua.
Hoje os cristãos reunidos somam mais de 30% do mundo. Além disso as Igrejas cristãs ( católicas ou protestantes ) vêm crescendo e muito na África, na China e etc... com novos convertidos e não apenas com "descendentes de convertidos" ( o que é algo bem diferente ).

As divisões que ocorreram no cristianismo foram políticas. O Cisma do Ocidente x Oriente ( início da Igreja Ortodoxa ) foi político, a reforma luterana-protestante teve um forte ingrediente político, as igrejas pentecostais, em sua grande maioria, são iniciadas por individuos que querem "reinterpretar a Bíblia" como você mesmo disse.
A Bíblia não deve ser reinterpretada. Ela deve ser lida como sempre foi, de acordo com Tradição Apostólica.
O fato é que a Igreja e a obra são Santas mas os homens são pecadores.

Existiram duas Alianças: a da Lei de Moisés e a do sacrifício de Cristo sendo que uma está ligada a outra e uma foi pré-anúncio da outra.
O Islam não é nenhuma "evolução" do cristianismo ( creio que Muhammad ou o Alcorão nunca ensinaram isso ).
O Islam é uma outra religião, também de origem semita, mas muito diferente do cristianismo.

E sobre a sua frase: "Por isso, ainda acho que se os cristãos descobrissem o Islam, descobririam a verdadeira felicidade..."

Nada comentarei mas te farei uma pergunta pessoal: o que Deus têm feito de concreto pela sua vida ?
Algo que você perceba que Ele existe e que está próximo de você ? Algo que lhe dá essa tal felicidade ?

Abraço

JPaulo
Antigo 20-11-2007, 16:28
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por JPaulo

O Islam não é nenhuma "evolução" do cristianismo ( creio que Muhammad ou o Alcorão nunca ensinaram isso ).
O Islam é uma outra religião, também de origem semita, mas muito diferente do cristianismo.
É sua opinião. Nós cremos que seguimos a religião de Jesus e de Moisés e que eles eram muçulmanos. Atrevia-me a dizer que o Alcorão é o Novo Testamento, o último Testamento.

É muito diferente do cristianismo actual porque o cristianismo actual não tem quase nada do original. Talvez a mudança para o crisitianismo actual tenha ocorrido logo após o desaparecimento de Jesus, mas a mudança foi mesmo gradual.

Ma'a-salaama,
Antigo 20-11-2007, 16:33
Membro Registado

Padrão

Assalamu Alaikun

Irmão JPaulo,

Não se exalte. Gostaria de dialogar tranquilamente com vc, sempre em respeito e em sentimento de fraternidade.

Sem dúvida que as comunidades cristãs devem ser respeitadas, inclusive o Islam prega isso. Quando me referi a ausência de seriedade por parte de muitos cristãos, no tocante a se entregar de coração a sua religião, eu estava dizendo sobre aqueles que se apresentam como "não-praticantes", ou seja, por tradição apenas se afirma cristão, mas não obedece as recomendações de Jesus. É claro que há cristãos fiéis e dedicados na fé e na prática, como você e muitos outros. Mas infelizmente existem uma grande parcela que não segue essa postura. Essa é a realidade.

Sobre a pergunta que fizeste. Minha relação com Deus sempre foi estreita, minha religiosidade sempre esteve muito forte na minha vida. Mas enquanto cristão, não me sentia completamente feliz. No Islam eu me sinto feliz, talvez bem mais próximo de Allah, o Clemente, o Misericordioso... A vivência do Islamismo me fez encontrar isso, é mudança de vida, de mentalidade, mudança espiritual... As vezes é meio dificil explicar. É uma visão muito pessoal.

Viva sua fé intensamente. O mais importante é que louvamos um mesmo Deus único e que tudo sabe.
Antigo 20-11-2007, 18:57
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Tayeb
Citação:
Postado Originalmente por JPaulo

É sua opinião. Nós cremos que seguimos a religião de Jesus e de Moisés e que eles eram muçulmanos. Atrevia-me a dizer que o Alcorão é o Novo Testamento, o último Testamento.

É muito diferente do cristianismo actual porque o cristianismo actual não tem quase nada do original. Talvez a mudança para o crisitianismo actual tenha ocorrido logo após o desaparecimento de Jesus, mas a mudança foi mesmo gradual.

Ma'a-salaama,
Meu caro

Em que o cristianismo atual é diferente do original ? Aponte-me um só ponto que comprove sua tese.

Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
casamento ( questão da kamrya) Peregrino Assuntos Gerais 4 08-08-2008 11:15
Versículos do Alcorão que proibem imagens. ajc Introdução ao Islão 7 08-03-2008 17:46
A questão das virgens JPaulo Religião Comparativa 17 30-01-2008 18:41
Uma questão de prioridades... hajar Assuntos Gerais 3 08-07-2007 20:48
imagens da realidade no iraque RC Assuntos Gerais 2 14-05-2004 22:20