myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Religião Comparativa

Opções do Tópico
Antigo 17-11-2007, 20:04
JPaulo JPaulo está offline
Membro Registado

Padrão A questão das imagens

Assisti a um documentário em que no Irã as pinturas de Muhammad foram proibidas.
Me parece que em razão de um acordo dos Sunitas com os Xiitas já que os Sunitas não veêm nenhum problema em representar o profeta mas os Xiitas sim.

Essa questão das gravuras, imagens e etc.. é por demais polêmica. Não só entre os islâmicos mas também entre os cristãos católicos e os protestantes. A imagem ( pintura, de barro e etcc.. ) levaria a idolatria segundo o pensamento de alguns.

Peço portanto aos forenses que se permitam um exercício de imaginação. Se Muhammad ou Jesus Cristo vivesse nos nossos dias ( o que não seria nada contrário a crença islâmica ou a cristã ), personalidades importantes como foram para a humanidade, certamente ambos seriam filmados, fotografados e etc.
Talvez até fossem retratados em um museu de cera.

A pergunta é: isso seria considerado idolatria também ?

* PS- estou confortável em pensar que não cometi nenhum desrespeito com o profeta neste meu "exercício de imaginação" já que inclui nele Aquele que considero o Próprio Deus.
Antigo 17-11-2007, 21:56
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Olá JPaulo,

Talvez fossem filmados ou fotografados. Aliás, nos tempos de Jesus e de Muhammad a arte de estátuas era muito avançada, e já se faziam reproduções quase que idênticas das entidades objecto de tais estátuas. Já os gregos produziam estátuas com grandes realismos.

A questão de proibição de imagens ainda prevalece. Não é preciso contudo que se criem imagens para se idolatrar ou equiparar seres humanos a Deus, dando-lhes poderes que não têm.

O combate ao "shirk" (árabe, isto é equiparar alguma entidade a Deus), é constante, porque o ser humano é facilmente impressionável e pode crêr muitas vezes irracionalmente atribuindo poderes a quem de facto não tem.

Ma'a-salaama,
Antigo 17-11-2007, 22:57
Peregrino Peregrino está offline
Membro Registado

Padrão

Tanto sunitas como xiitas têm a mesma posição em que a criação de imagens do profeta é interdita.

xiita significa partidário de Ali, tratada-se de um desentendimento em relação
à sucessão do profeta. Existem outras diferenças.
O que importa informar é que xiita não tem necessariamente a ver com o significado que hoje lhe é atribuído no Brasil ( radicalismo, fundamentalismo).
Antigo 17-11-2007, 22:58
Membro Registado

Padrão

Nenhum ser humano, mesmo os santos, possui algum poder por ele mesmo. O Único Ser com poder é Deus. As imagens muito menos.

Os cristãos católicos acreditam em relíquias sagradas. A relíquia pode ser uma imagem, um lenço ou mesmo um copo com água. Mas daí a idolatrar uma imagem é outra história.

Não sei porque a representação ( pintura, imagem ) pode levar a idolatria alguém esclarecido na Palavra.
Aliás, como eu disse, parece que os Sunitas estão de acordo comigo já que fazem pinturas do profeta.
Antigo 17-11-2007, 23:04
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por JPaulo
Nenhum ser humano, mesmo os santos, possui algum poder por ele mesmo. O Único Ser com poder é Deus. As imagens muito menos.

Os cristãos católicos acreditam em relíquias sagradas. A relíquia pode ser uma imagem, um lenço ou mesmo um copo com água. Mas daí a idolatrar uma imagem é outra história.

Não sei porque a representação ( pintura, imagem ) pode levar a idolatria alguém esclarecido na Palavra.
Aliás, como eu disse, parece que os Sunitas estão de acordo comigo já que fazem pinturas do profeta.

Quer-me parecer que você está equivocado com a sua própria religião.
Vejamos. Nós muçulmanos acreditamos que só Deus tem o poder, logo estaríamos de acordo. Infelizmente a realidade é a igreja católica acredita em santos e no poder destes, até para que seja santificado é preciso a existência do milagre.

Eu estou de acordo com você, todavia é notório que você está em desacordo com a sua religião, devia reflectir nisso.

p.s. Sunitas não fazem imagens.
Antigo 18-11-2007, 02:57
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Peregrino
Citação:
Postado Originalmente por JPaulo

Quer-me parecer que você está equivocado com a sua própria religião.
Vejamos. Nós muçulmanos acreditamos que só Deus tem o poder, logo estaríamos de acordo. Infelizmente a realidade é a igreja católica acredita em santos e no poder destes, até para que seja santificado é preciso a existência do milagre.

Eu estou de acordo com você, todavia é notório que você está em desacordo com a sua religião, devia reflectir nisso.

p.s. Sunitas não fazem imagens.
Não estou equivocado, meu caro.
Leia mais sobre catolicismo e o que significa intercessão e verás que o que eu digo é verdade. A Igreja Católica não acredita que santos têm poderes ( nem mesmo Maria Santíssima ).
Os santos intercedem junto a Deus e é Ele Quem faz os milagres, sempre.

É verdade que os milagres são "atribuídos" ao santo para que este seja primeiramente beatificado ( com no mínimo um milagre reconhecido ) e finalmente canonizado ( com no mínimo três milagres reconhecidos ). Mas o papel do santo é sempre de intercessor e nunca de executor.

Por isso sempre pede-se ao santo rogai por nós ( intercede por nós ). A intercessão dos santos é uma Tradição antiga e vêm dos primórdios do cristianismo como demonstram inscrições em algumas lápides de cristãos mortos ainda nos primeiros séculos.

Sobre os sunitas, eu não disse que fazem imagens mas "pinturas do profeta Muhammad".
Eu vi isto em um documentário sobre o Irã e não deve ser novidade para um islâmico mais experiente já que algumas pinturas retratando Muhammad são seculares.
Antigo 18-11-2007, 11:19
Membro Registado

Padrão

Santos que servem de intermediários junto de Deus. Realmente parece-me desnecessário. Para quê perder tempo a pedir a santos se pode fazer directamente a Deus?

Irão não é sunita.
Sim, existem pinturas...
Antigo 18-11-2007, 16:04
Orlando Orlando está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Santos que servem de intermediários junto de Deus. Realmente parece-me desnecessário. Para quê perder tempo a pedir a santos se pode fazer directamente a Deus?

Irão não é sunita.
Sim, existem pinturas...
Isso do desnecessário é relativo... os cristãos tambem acham desnecessário fazer os gestos todos que os muçulmanos fazem para rezar...

Só não precebo uma coisa... se não se deve adorar Humanos porque razão os xiitas andam sempre com a foto Khamedi???

Ou porque festejam o dia em que faleceu o profeta...

Sem querer ofender ninguem... não me parece muito islamico
Antigo 18-11-2007, 18:57
Membro Registado

Padrão

Citação:

Irão não é sunita.
Sim, existem pinturas...
A Bíblia ensina que Deus ouve as súplicas de seus "amigos" ( aqueles que realmente praticam os seus Mandamentos, sem tetubiar ). Além disso S.Paulo ensina que na Terra "não há um justo sequer porque todos pecaram".

A crença cristã católica leva em consideração que aqueles que já morreram e levaram uma vida santificada foram remidos pelo sangue do Cordeiro e agora estão junto a Deus contemplando-O "face a face" ( conforme prometido por Cristo ).
Dessa forma eles ( os santos ) estão mais próximos de Deus do que nós que ainda vivemos neste mundo presos ao pecado.

Daí os pedidos para que os santos roguem por nós junto a Deus.
Antigo 19-11-2007, 13:18
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

A Bíblia condena associar alguma entidade a Deus, criar imagens e pior ainda adorá-las com punição até à 4ª geração. Diz a Bíblia em Êxodo 20:1-5:

Entäo falou Deus todas estas palavras, dizendo:

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão.

Näo terás outros deuses diante de mim.

Näo farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."

Ma'a-salaama,

Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
casamento ( questão da kamrya) Peregrino Assuntos Gerais 4 08-08-2008 11:15
Versículos do Alcorão que proibem imagens. ajc Introdução ao Islão 7 08-03-2008 17:46
A questão das virgens JPaulo Religião Comparativa 17 30-01-2008 18:41
Uma questão de prioridades... hajar Assuntos Gerais 3 08-07-2007 20:48
imagens da realidade no iraque RC Assuntos Gerais 2 14-05-2004 22:20