myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Ramadão

Opções do Tópico
Antigo 29-09-2007, 17:39
YiossufAdamgy YiossufAdamgy está offline
Membro Registado

Padrão As Dez Últimas Noites do Ramadão

AS DEZ ÚLTIMAS NOITES DO RAMADÃO
Coord. Por Yiossuf Adamgy
Formato: 12 X 17 cm. - Págs. 30 - Preço: ? 2,00 (c/IVA)

(Pode adquirir este livrinho, na Mesquita de Lisboa, às Sextas-Feiras das 14h00 às 15h00; ou pedindo o seu envio à cobrança, telefonando para 96 545 96 46; ou escrevendo à Al Furqán; ou pedindo por e-mail: alfurqan00@hotmail.com).

Poderá, ainda, adquirir este e outros muitos livros de Temática Islâmica, com promoções e brindes, na 14ª. FEIRA DO LIVRO ISLÂMICO que decorrerá, inch'Allah, de 5 a 12 de Outubro de 2007 (últimos dez dias do Ramadão) na Madressah da Mesquita Central de Lisboa, cujo horário é o seguinte: Feriado e Fim de Semana: das 14h15 às 19h00; Dias Úteis: das 16h00 às 19h00.

______________________________@@@_________________ __________

Fiz o suficiente durante este Ramadão?

Ó, quão rápida é agora esta última parte do Ramadão!
Sento-me, perguntando a mim mesmo e pensando,
Se usei, de forma proveitosa, os primeiros dias do Ramadão,
Ou será que o tempo passou sem que eu desse por isso?

Chega o Ramadão; durante um curto mês está aí.
Verei eu o Ramadão do próximo ano?
Allah, ó Allah, ajuda-me a orientar o meu coração,
Pois, apenas Tu é Quem sabes
Se sou suficientemente devoto para Contigo.?

RAMADAN ALVIDAH

Wassalam
Yiossuf Adamgy
Antigo 07-10-2007, 11:29
YiossufAdamgy YiossufAdamgy está offline
Membro Registado

Padrão

Dezasseis coisas que pode fazer na Noite de Poder

A Laylatul Qadr (a Noite de Poder) é descrita no Alcorão como sendo "superior a mil meses" (97:3). Qualquer acto levado a cabo nesta noite, como é o caso da recitação do Alcorão, da lembrança de Allah, etc., é superior aos actos concretizados em mil meses, meses esses que não se igualam à noite de Qadr.

"O Mensageiro de Allah tinha por hábito empenhar-se mais em actos de devoção durante as últimas dez noites, do que em qualquer outra altura". (Muçlim). Que a paz e a bênção de Allah estejam com o nosso amado Profeta.

Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, refere que o Profeta (s.a.w.) disse o seguinte: "Durante as últimas dez noites do Ramadão, procurem pela Laylatul Qadr numa noite ímpar". (Bukhari).

O Profeta (s.a.w.) disse que "aquele que, durante a noite de Qadr, ore com fé e esperança em ser recompensado por fazê-lo, verá todos os seus antigos pecados perdoados". (Bukhari e Muçlim, referidos por Abu Huraira).

Eis aqui alguns exemplos de coisas que pode fazer durante a Noite de Poder, assim como antes desta ter acontecido, e depois dela já ter passado:

1. Se possível, tire férias para se dedicar a Allah

Para quase tudo na vida, fazemos uma pausa nos nossos trabalhos. Porque motivo não o fazemos agora, para nos concentramos em adorarmos e em darmos graças ao nosso Criador? Caso isto não seja possível, e se puder, faça-o ao menos durante alguns dias, não muitos. Tal facilitar-lhe-á a tarefa de permanecer acordado durante a noite, para se dedicar a Ibadah extras, sem ter que se preocupar em ir trabalhar no dia seguinte. Facilitar-lhe-á também fazer Itikaf.

2. Faça Itikaf

Era prática do Profeta (s.a.w.) passar os últimos dez dias e noites do Ramadão na Maçjid, em Itikaf. Aqueles que se encontram em Itikaf, permanecem na Maçjid durante todo este período de tempo, levando a cabo várias formas de zikr (recordação de Allah), como é caso de Salat extras, da recitação e do estudo do Alcorão. Estas pessoas não abandonam a Maçjid, a não ser por motivos urgentes. Consequentemente, dormem na Maçjid, e as suas famílias ou os administradores da Maçjid encarregam-se das suas necessidades alimentícias.

Fazer Itikaf durante um curto período de tempo, como é o caso de uma noite, de um dia ou dois, é também encorajado.

3. Faça esta Duá (Súplica) especial

Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, disse o seguinte: «Perguntei ao Mensageiro de Allah: "Ó Mensageiro de Allah: caso eu saiba em que noite é a noite de Qadr, que deverei eu dizer durante a mesma?" Ele respondeu-me: "Diz o seguinte: Ó Allah, Tu és o Perdoador e amas perdoar. Então, perdoa-me".». (Ahmad, Ibn Majah e Tirmidhi).
A transliteração arábica desta Duá é: "Allahumma innaka 'afuwwun tuhibbul 'afwa fa 'fu 'anni".

4. Recite frequentemente o Alcorão

Recite imenso o Alcorão durante o mês de Ramadão.
Caso frequente uma classe onde seja ensinada a recitação do Alcorão, esta constitui uma óptima oportunidade para pôr em prática os seus conhecimentos.

5. Reflicta no significado do Alcorão

Escolha a última ou as últimas Suras que tenha ouvido no Tarawih, e leia a sua tradução e Tafssir. Depois, reflicta profundamente no seu significado e no modo como este o pode afectar a nível pessoal.

6. Liberte-se dos seus pecados
Abu Huraira refere que o Profeta (s.a.w.) disse o seguinte: "Quem quer que permaneça em oração durante a Laylatul Qadr, enquanto alimenta a sua fé com uma auto-avaliação, aguardando pela recompensa de Allah, verá todos os seus antigos pecados perdoados". (Bukhari e Muçlim).
Não reze usando apenas as Suras mais pequenas que conhece. Tente que as suas orações sejam maiores, mais profundas e significativas. Caso esteja familiarizado com Suras mais longas, leia a sua tradução e explicação e, em seguida, ore, recitando estas Suras, reflectindo cuidadosamente no seu significado enquanto reza. Mesmo que esteja familiarizado apenas com as Suras mais pequenas, leia antecipadamente a tradução e a explicação que lhes estão subjacentes, e reze depois, reflectindo na mensagem destas Suras.

7. Elabore uma lista de Duás, pessoal
Pergunte a si mesmo o que realmente pretende obter de Allah. Elabore uma lista de cada uma dessas coisas, sem se importar se esta é longa ou pequena, e se se relaciona ou não com questões deste mundo. Allah gosta de ouvir de nós o que pretendemos. Uma vez elaborada esta lista, pode fazer três coisas:
1) - Pedir a Allah que lhe conceda o que pediu;
2) - Pensar no que deve fazer para conseguir o que pediu;
3) - Elaborar um plano que, no futuro, lhe permita obter o que pediu.

8. Avalie-se a si mesmo

Coloque a si mesmo as questões que necessitam ser colacadas. Proceda a uma avaliação do ponto de onde está, e de para onde está a ir. Permita que esta avaliação o deixe feliz pelo bem que fez, e com remorsos pelo mal que fez. Com cereza, os remorsos facilitar-lhe-ão a procura sincera do perdão de Allah quando elaborar as Duás .

9. Elabore Duas longas, sinceras e profundas

Uma das melhores alturas para elaborar estas Duás é durante a parte final da noite.
Abu Huraira, que Allah esteja satisfeito com ele, refere que o Profeta (s.a.w.) disse o seguinte: No último terço da noite, o nosso Senhor, o Glorioso, desce do Céu à Terra e proclama: "Quem é que suplica por Mim, que Eu concedo-lhe a sua súplica? Quem é que Me pede algo, que Eu satisfaço-lhe o seu pedido? Quem é que procura pelo Meu perdão, que Eu o perdoo?" (Bukhari e Muçlim).
Isto significa, por exemplo, despertar uma hora antes do momento de Suhur (fecho do Jejum), de modo a pedir a Allah alguma coisa ou tudo aquilo que se pretende e que seja Halal. Isto pode ser feito recorrendo-se às Duás da Sunnah, mas também se pode fazer usando-se Duás elaboradas por nós mesmos, com sinceridade e convicção.

10. Memorize uma Duá diferente todas as noites

As Duás não necessitam ser longas. Podem conter apenas uma linha. E certifique-se de que sabe, pelo menos, o seu significado geral, mesmo que não esteja a par da sua tradução exacta em Português.
Pode escrevê-las em cartões indicadores (e levá-los consigo e, durante o dia, dar-lhes uma olhadela, enquanto trabalha, conduz, aguarda em filas, etc.). Depois, à noite, coloque-as em prática, enquanto reza.

11. Passe a Iftar (Quebra de jejum) com a família

No caso de, durante os dias da semana, passar a Iftar fechado no seu local de trabalho, sozinho com os seus compromissos, agora, são estes os últimos dias de que dispõe este Ramadão para a passar com a sua família. Use estes últimos dias de forma sensata.

12. Leve a família para a Oração deTarawih

Terão a sua esposa e os seus filhos perdido a oração de Tarawih durante a maior parte do Ramadão, apenas porque você não estava lá para os levar à Maçjid, a qual é demasiado longe para se ir a pé? Se assim for, faça tudo o que lhe for possível, e leve todos ao Tarawih nestas últimas dez noites.

13. Assista à Duá após terminar a recitação do Alcorão

Quase todas as Mesquitas onde o Imame procura fazer uma leitura completa do Alcorão em orações de Tarawih durante o Ramadão, completarão a sua recitação nestas últimas dez noites. Pode acontecer tentarem acabar numa destas noites ímpares e ler a Duá no final da leitura do Alcorão. Assista a esta oração de Tarawih particular, juntamente com a sua família, se possível. Veja se consegue assistir a orações de Tarawih em diferentes Mesquitas na noite em que estas completam a leitura do Alcorão.

14. Termine a leitura de um livro sobre o Profeta (s.a.w.)

Leia a respeito da vida do Profeta Muhammad (s.a.w.) para saber o quanto ele lutou por amor a Allah, de modo a poder aumentar o seu amor por ele e pelo Islão. Tal pode inspirá-lo a esforçar-se ainda mais durante estas últimas dez noites.

15. Faça planos para o próximo ano

Uma vez feita uma auto-avaliação, é-lhe possível planear até onde pretende ir, pelo menos nos próximos doze meses. Visto que se encontrará num estado muito mais contemplativo, Incha' Allah, a Laylatul Qadr representa uma grande noite para se pensar a este respeito (sem se afastar do seu culto). Pode optar por dedicar uma noite de poder a uma avaliação sua, e por dedicar uma outra noite a planear o próximo ano.

16. Elabore uma lista para a Noite de Poder

Elabore uma lista do que há a fazer para a Noite de Poder. Isto definirá o que gostaria de fazer na sua noite, aquela que é superior a mil meses. Escolha tópicos desta lista e defina a sequência segundo a qual gostaria de os fazer. Isto ajudá-lo-á a evitar desperdiçar o seu tempo, envolto em conversas improdutivas, as quais são comuns na atmosfera festiva vivida nas nossas vidas.

Wassalam.

Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...