myciw.org Fóruns

Voltar   myciw.org Fóruns > Temas Gerais > Humor & Cia.

Resposta

Opções do Tópico
Antigo 08-04-2009, 15:33
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão Hijab e os sussurros do Santanás (Shaytan)

Em árabe, com legendas em inglês. Ver tradução portuguesa em baixo.

- Vais sair assim?
- O que vão as pessoas dizer? "Que cara tão pálida!... que olhos tão fundos!... parece que se levantou agora da cama!!
- Não, não. Pelo menos põe um pouco de maquilhagem. Só um pouco, ninguém vai reparar.
- Vais a algum funeral? Credo, o que tens vestido?! Pareces um saco preto!
- Queres que os teus amigos gozem contigo? O que achas que eles vão dizer de ti? Não tinhas nada para vestir e por isso vieste com a abaya da tua mãe?
- Tens de arranjar uma abaya xpto que condiga contigo!
- Quem te disse que tens de tapar o cabelo todo? Solta-o um pouco. Ninguém te morde!
- Agora estás bem e bonita e o teu hijab continua como estava.

- Sim, sim. Já vou.

- Hmm! Hijab dizes tu?

- "Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atractivos, além dos que (normalmente) aparecem; que cubram o colo com os seus véus e não mostrem os seus atractivos (...)" (Alcorão Sagrado 24:31)
Antigo 08-04-2009, 16:33
Peregrino Peregrino está offline
Membro Registado

Padrão

Não será a nossa consciência?
Responder com Quote
Antigo 08-04-2009, 23:16
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Wassuwassu (sussurrador) é uma das facetas do Santanás. É dessa forma que ele desvia as pessoas e fá-lo gradualmente. Quem lhe der atenção nas coisas pequenas e o seguir, então ele passará às coisas grandes; e assim sucessivamente até a pessoa deixar de vez o Islão.

É por isso que quando temos um pensamento negativo, inspirado pelo Santanás, dizemos; audhu billahi mina shaytanir rajeem (procuro refúgio em Allah do Santanás maldito). Da mesma forma, quando nos zangamos, quando vemos coisas más, etc.
Antigo 09-04-2009, 10:29
khadijah khadijah está offline
Membro Registado

Padrão

Uma dos pontos mais importantes, para mim, no Islão é que Deus nos pede para aprendermos, para fazermos uso do cérebro
Responder com Quote
Antigo 09-04-2009, 12:24
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Peço desculpa irmã Khadija, mas não percebi a relação do que disse com o que foi dito anteriormente.
Antigo 09-04-2009, 13:26
Membro Registado

Padrão

Antes de mais peço desculpa pela maneira como o post ficou, pois foi um pouco abrupto, mas tive de interromper por motivos de força maior

O que tencionava dizer é mais ou menos o seguinte:
O Islão é uma religião que não pretende impor nenhuma dificuldade aos seus crentes, isto foi das primeiras coisas que aprendi. Outra coisa foi que Deus nos pede que estudemos, que aprendamos, que façamos uso das nossas capacidades intelectuais.

No seguimento disto imaginemos estes dois quadros:
1- Levanto-me, preparo-me para ir trabalhar, visto-me com modestia tendo o cuidado de cobrir todo o corpo e de forma a não chamar as atenções, prendo o cabelo de forma simples e saio de casa. Páro na pizzaria debaixo da minha casa para comprar pão e sigo o meu caminho, ninguém repara em mim.
2 - Faço as mesmas coisas mas visto-me com uma abaya e lenço na cabeça. Logo que saio de casa não passo despercebida a ninguém. Todos me olham e a maioria mete-se comigo, uns de uma maneira simplesmente brincalhona, outros mais jocosa e mais ou menos agressiva.

Qual destes cenários será preferível???

Para mim, que não gosto de chamar a atenção e que entendo como "vestir com modéstia" o vestir de modo sóbrio sem chamar a atenção, parece-me que o cenário 1 é de longe preferível.
Obviamente que antes de mais defendo a liberdade da mulher de poder decidir se quer ou não usar o hijab. Mas defendo também a ideia de que não é no hijab que está a virtude.
Já vi muitas irmãs de hijab com jeans bem justos e roupa de lycra em que o hijab não faz nenhum sentido, por exemplo.
Mas a minha mensagem é outra: A religião não se resume à roupa!!
Ok, a roupa pode funcionar como um simbolo de pertença a um grupo, mas não é ela que nos faz bons ou maus, é sim o que está dentro de nós. Os nossos actos e pensamentos.
E Deus sabe melhor!

Última edição por khadijah; 09-04-2009 às 13:28.
Responder com Quote
Antigo 09-04-2009, 13:57
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Qualquer resposta que fosse dar, seria muito parecida com a que dei noutro tópico, pelo que para evitar repetições deixo apenas o link: http://myciw.org/forums/showthread.p...6703#post16703

Acrescentando apenas que é claro que a religião não se resume à roupa. Mas deparei-me com esse vídeo no youtube, ao qual achei piada e lembrei-me de o postar aqui. Quem fez esse vídeo, tem inúmeros outros sobre o álcool, o entrar em casa, o entrar no quarto de banho, estudar, ficar acordado até tarde, etc. todos ilustram com bom humor situações banais onde entram os sussurros do Santanás. Se estiverem interessados vejam aqui: http://www.youtube.com/user/Abaleeso
Antigo 09-04-2009, 18:51
maisha maisha está offline
Membro Registado

Padrão

Achei os vídeos engraçados só não percebi o da casa-de-banho. Peço desculpa pela minha ignorância mas alguém poderia-me explicar em que sentido a casa-de-banho pode ser um local "perigoso"?
Responder com Quote
Antigo 09-04-2009, 19:53
Orlando Orlando está offline
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por khadijah Ver Post
Uma dos pontos mais importantes, para mim, no Islão é que Deus nos pede para aprendermos, para fazermos uso do cérebro
Exacto à que usar a inteligência.
Este video é mesmo ridículo.
Antigo 10-04-2009, 00:37
Membro Registado

Padrão

Sou absolutamente a favor da liberdade de escolha e respeito qualquer mulher que genuinamente sinta o desejo de usar o hijab.
O que me incomoda sao as lavagens cerebrais.
O que me incomoda e constatar que a maioria das mulheres que o usa o faz pelos maridos ou pelos pais...por coaccao...

Tal como a irma Hajar postou no topico sobre a rainha Rania, no sagrado Alcorao Deus pede as mulheres que cubram seus peitos, seus seios, conforme a traducao, mas em nenhuma traducao encontrei a palavra cabelos. E a Deus nao lhe faltam palavras!!!
Alias tambem na tradicao crista e na judaica as mulheres cubriam e ainda cobrem os cabelos por vezes.

Enfim, penso que havera alguma utilidade neste tipo de videos para aqueles que de facto sao desprovidos de capacidade de distincao entre o bem e o mal... mas a mim entristece-me pensar no ser humano dessa forma...
...assim como me entristece pensar que e preciso esperar pelo Ramadao para se fazerem boas accoes e para se ser bom, acho a ideia ate lastimavel!! Tal como e lastimavel e triste quando tenho de ouvir coisas como em tempos ouvi de uma amiga que viveu na Belgica muitos anos e dizia que o Ramadao era a epoca do ano em que se sentia feliz porque podia andar de metro de dia sem ser assaltada...
Ora isto e serio e triste. Isto e sinal de um Islao doente que deixa uma imagem bem negativa num pais europeu - bem diferente da imagem da Rainha Rania- mas certamente eles vestem-se a maneira islamica, portanto esta bem...

salam

Última edição por khadijah; 10-04-2009 às 00:54.
Responder com Quote
Resposta
Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado