Antes de mais peço desculpa pela maneira como o post ficou, pois foi um pouco abrupto, mas tive de interromper por motivos de força maior
O que tencionava dizer é mais ou menos o seguinte:
O Islão é uma religião que não pretende impor nenhuma dificuldade aos seus crentes, isto foi das primeiras coisas que aprendi. Outra coisa foi que Deus nos pede que estudemos, que aprendamos, que façamos uso das nossas capacidades intelectuais.
No seguimento disto imaginemos estes dois quadros:
1- Levanto-me, preparo-me para ir trabalhar, visto-me com modestia tendo o cuidado de cobrir todo o corpo e de forma a não chamar as atenções, prendo o cabelo de forma simples e saio de casa. Páro na pizzaria debaixo da minha casa para comprar pão e sigo o meu caminho, ninguém repara em mim.
2 - Faço as mesmas coisas mas visto-me com uma abaya e lenço na cabeça. Logo que saio de casa não passo despercebida a ninguém. Todos me olham e a maioria mete-se comigo, uns de uma maneira simplesmente brincalhona, outros mais jocosa e mais ou menos agressiva.
Qual destes cenários será preferível???
Para mim, que não gosto de
chamar a atenção e que entendo como
"vestir com modéstia" o vestir de modo sóbrio sem chamar a atenção, parece-me que o cenário 1 é de longe preferível.
Obviamente que antes de mais defendo a liberdade da mulher de poder decidir se quer ou não usar o hijab. Mas defendo também a ideia de que não é no hijab que está a virtude.
Já vi muitas irmãs de hijab com jeans bem justos e roupa de lycra em que o hijab não faz nenhum sentido, por exemplo.
Mas a minha mensagem é outra: A religião não se resume à roupa!!
Ok, a roupa pode funcionar como um simbolo de pertença a um grupo, mas não é ela que nos faz bons ou maus, é sim o que está dentro de nós. Os nossos actos e pensamentos.
E Deus sabe melhor!