PDA

Vizualizar Versão Completa : Ahadice Qudssî (1)

YiossufAdamgy
07-05-2005, 14:56
Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso:

Prezados Irmãos,

Asslamau Alaikum.

Tradições (1) do Profeta Muhammad [s.a.w.] (2)

Apresentarei, aqui e nesta rubrica, de vez em quando, inch'Allah, uma selecção de alguns Ahadice Qudssî, isto é, Ahadice Sagrados, ou seja, "Tradições Sagradas".

Será, pois, oportuno dar alguns esclarecimentos sobre o assunto.

É frequente traduzir Hadice (plural: ahadice) por "Tradições", uma vez que constituem o registo das palavras e acções do Profeta Muhammad (as bençãos e a paz de Deus estejam com ele).

Qudssî significa "sagrado" ou "divino". Os Ahadice Qudssî são assim designados porque, ao contrário da maioria dos Ahadice, que são Ahadice Proféticos, a sua autoridade (Sanad) não se radica no Profeta, mas em Deus.

Entre as inúmeras definições de "Tradição Sagrada" dadas pelos primeiros sábios Muçulmanos, encontra-se a de as-Sayyid ash-Sharif al-Jurjani (falecido em 816 da Hégira): «Um Hadice Qudsî, quanto ao significado, é de Deus Supremo, quanto às palavras, é do Mensageiro de Deus, as bençãos e a paz de Deus estejam com ele. É o que Deus comunicou ao Seu Profeta através da Revelação ou em sonho, e que este, as bençãos e a paz de Deus estejam com ele, expressou através das suas próprias palavras. Por isso, o Alcorão é superior a um Hadice Qudssî, pois que além de ser revelado, é a própria Palavra de Deus».

Selecção de um Hadice Qudssî:

«O Meu céu não Me pode conter, nem a Minha terra, mas o coração do Meu servidor fiel pode conter-Me».
______
NOTAS EXPLICATIVAS::
(1) - Ahadice em árabe.
(2) - Abreviatura da expressão árabe: sallalláhu alaihi wa sallam, cujo significado é: que as bençãos e a paz de Deus estejam com ele [com o Profeta Muhammad].

Até à próxima, inch'Allah.
Waassalam.
Yiossuf Adamgy

YiossufAdamgy
14-05-2005, 09:51
Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso:

Prezados Irmãos,

Asslamau Alaikum.

Eis, mais um Hadice Qudssî, seleccionado:

«Ó Filho de Adão! Enquanto Me chamares e Me implorares, Eu perdoarei o que fizeste e não Me importarei. Ó Filho de Adão! Se os teus pecados atingissem as nuvens do céu e Me pedisses perdão, Eu perdoar-te-ia. Ó Filho de Adão! Se viesses até Mim com pecados tão grandes como a Terra, Eu conceder-te-ia um perdão tão grande como ela [a Terra]».

Até à próxima, inch'Allah.
Waassalam.
Yiossuf Adamgy

Hanifa
24-05-2005, 12:45
Existe algum livro com a compilação dos hadiths Quodssi?

YiossufAdamgy
25-05-2005, 08:41
Prezada Irmã Hanifa:
Assalamu Alaikum.

Em português, creio que não existe livro com a compilação dos ahadice Qudssi.

Claro que existe em Inglês e Francês.

Wassalam.
Yiossuf Adamgy.

Sarraceno
18-07-2005, 16:48
É pena. Tenho alguns ahadith que tirei em inglês, mas era bom que houvesse um dia compilados em português.

YiossufAdamgy
20-07-2005, 11:04
Assalamu Alaikum:

Existe uma publicação editada pela Al Furqán, com 100 Ahadithe (texto arábico e tradução portuguesa), intitulada "Um Dia na Companhia do Profeta (s.a.w.). O preço do livro é de 2,50 Euros e pode ser adquirido, às Sextas-feiras, na Mesquita de Lisboa (à Praça de Espanha), das 12h30 às 15 horas, ou solicitado à Al Furqán o seu envio à cobrança. Neste caso vai exceder ao preço a Taxa dos CTT.

Saudações Islâmicas,
Yiossuf Adamgy