PDA

Vizualizar Versão Completa : O Lider dos Santos - Hazrat Sheikh Abdul Qadir Jilani (r.a.)

sacoor
14-06-2003, 09:59
Um breve topico sobre a vida do Lider dos Santos (Awlya -e- Kram) - Shaykh-ul-Akbar Abu Muhammad Abdul Qadir Jilani
O santo que universalmente foi o mais aclamado de todos os tempos e o mais carismático, em todos os aalameen (mundos), entre os jinnn e os homens, bem como entre os arwaah (almas) e os malaika (anjos), o amigo de AllahTa'ala que durante toda a história foi regado de títulos como: muhyudeen (revivificador da fé), qutbRabbani e o ghauth-al-a'zam (o grande ajudante). Sayyidi wa Imami Shaykh-ul-AkbarAbu Muhammad Abdul Qadir Jilani, Radhu Allahu Anh nasceu no mês do Ramadão 470 A.H em Jilan, na Pérsia. O nome de seu pai era Abu Salih, um homem de taqwa (piedade) e descendente directo de Hazrat Imam Hasan ibn Ali Rady Allahu Anh. Sua mãe, Ummul-Khair Fatima era filha de Shaykh Abdullah Sawma'ee que também foi um descendente directo de Hazrat Imam Husain. Assim, Shaykh Muhyudeen Abdul Qadir Jilani provinha de ambas as raízes geneológicas ? Hasan e Husain ? ou seja, um descendente do último e querido Profeta, Sallallahu alaihi wa Sallam. Por esta razão, os Sindhis por exemplo, chamam-no ?putarmithe mahboob jo" (o querido filho do nosso admirado Profeta, Sallallahu alaihi wa Sallam.)
Muhammad Mustafa Sallallahu alaihi wa Sallam, foi o ultimo Profeta e não veio mais ninguém após ele. Mas há pessoas que podem adquirir um progresso espiritual e portanto tornam-se Awliya Allah (Amigos de Allah). O maior estado espiritual a seguir aos anbiya (profetas) são os Siddiqeen e foi por isso que o nosso Profeta Sallallahu alaihi wa Sallam nos ensinou a rezar o seguinte dua:
Allahummaj 'alna min-as-Siddiqeen (Ó Allah, faz de nós seres verdadeiros)
E na idade madura, de 18 Shaykh Abdul Qadir Jilani foi aclamado Siddiqeen.
É bem visível como Shaykh Abdul Qadir Jilan era uma pessoa verdadeira e devota. Ora vejamos, numa passagem da sua vida, em que estava preste a sair de casa para uma longa viagem, e sua mãe deu-lhe apenas um grande conselho,? filho diz sempre a verdade, e nunca mintas? e assim foi ele caminhando com outras pessoas, quando durante o percurso um grupo de assaltantes atacou a caravana onde ele viajava. Um dos salteadores perguntou-lhe se tinha algum dinheiro, e Shaykh Abdul Qadir Jilan disse verdadeiramente que tinha quarenta moedas de ouro que sua mãe lhe tinha dado num bolso muito pequeno e muito disfarçado na batina que usava. O assaltante ficou espantado e perguntou porque é que ele revelou a verdade quando poderia muito bem ter mantido o segredo. Ele respondeu que antes de partir para a viagem a mãe lhe tinha dito para dizer sempre a verdade, e portanto ele disse que tinha de obedecer a sua mãe. Ao ouvir tal coisa os assaltantes ficaram de tal forma sensibilizados que devolveram tudo o que haviam tirado e, converteram-se ao Islam.
Subhánallah!

Comissão de jovens islâmica de Dar-ul-uloom de Odivelas
darululoomodivelas@mail.com

Fontes de informaçao:
http://www.al-baz.com/shaikhabdalqadir/
http://www.algillani.org/

Anonymous
15-06-2003, 18:49
Ele respondeu que antes de partir para a viagem a mãe lhe tinha dito para dizer sempre a verdade, e portanto ele disse que tinha de obedecer a sua mãe. Ao ouvir tal coisa os assaltantes ficaram de tal forma sensibilizados que devolveram tudo o que haviam tirado e, converteram-se ao Islam.

Em que ano é que isto foi? Antigamente, os salteadores eram mais honestos. Eu teria-lhe tirado o dinheiro e espancado até à morte.

Anonymous
15-06-2003, 23:49
Caro visitante,

É bastante triste a sua maneira de pensar! Como é possível que alguém que se deu ao tabalho de ler um trabalho de caracter religioso expressar um pensamento tão negativo no pior dos sentidos? Você tirava o dinheiro e matava? Agora compreendo melhor a razão da situação actual do mundo. Infelizmente há muita gente a pensar como você... Já agora, gostava de saber se é ateu ou segue alguma religião? Se fôr ateu peço a Allah Todo Poderoso que o traga para a verdade... se for doutro credo, fique bem...mas não mate...

Anonymous
16-06-2003, 15:30
É verdade...
O que será que uma pessoa com tanta amargura faz em fórum religioso???????? já que existem foruns para todo tipo de pensamento e interesse na internet.
Talvez esteja procurando algo, mas seu coração endurecido não admite isso.

Isso realmente faz pensar...

Adriana

Anonymous
16-06-2003, 22:56
Caro Visitante

Começo por dizer que DEUS nao gosta que brinquem com as Personalidades que lhe estao directamente ligadas. Por isso e que ELE afirma:

"Que quem hostilizar um Amigo meu (Awlya ALLAH) me esta a declarar guerra"

Olhe visitante que DEUS nao dorme em serviço e, por isso que quem faz o que voce faz, esta-se a injuriar a si proprio e a cavar a sua propria sepultura pois sofre as consequencias neste e no proximo mundo!

RC
17-06-2003, 08:10
Saudações a todos

Um visitante a responder a um visitante, porque não usar um nome diferente ( de preferência registado no forum), para que os outros os possam seguir nas vossas ideias e não aconteça um a favor outro contra...

sacoor
17-06-2003, 12:54
Peco desculpas por nao me ter identificado.
Pensei que ja me tinha registado mas afinal nao tinha.

Quanto ao assunto espero que o famoso visitante tenha consciencia do mal que faz a si proprio, pois digo e volto a repetir, que Deus afirma

"Que quem hostilizar um Amigo meu (Awlya ALLAH) me esta a declarar guerra"

RC
17-06-2003, 13:32
saudações sacoor

Caro sacoor não precisava pedir desculpa.

Quanto ao visitante deveria registar o nome que parece tanto apreciar, mas creio que a insegurança em assumir a sua individualidade assim o impede

Ricardo coreia

Anonymous
02-07-2003, 12:11
Desculpem lá. O visitante era eu. De qualquer modo, não mudo de opinião, essa história é demasiada fantástica para ser levada a sério. Por favor, não faça das pessoas parvas 'tá bem?
E já agora, desde quando é que Deus dá tratamento preferencial às pessoas? Na realidade, Deus não se importa com o que acontece cá em baixo. Para Ele, somos todos uns vermes.

Agora, tenho que fazer umas rezas para o bom deus Endovélico, verdadeiro deus Português! 8) (e o que é nacional, é bom!)

RC
02-07-2003, 18:56
Saudações Caleidoscópio

Ao contrário de outras opiniões, eu acho que voçê tem lugar neste forum, pois permite uma visão mais vasta, sobre os diferentes topicos
apresentados..

Ricardo Correia

Anonymous
03-07-2003, 01:24
Caleidescópio,

Nós somos criaturas de Allah. Cá em baixo, acontece que você escreve bobagens! Seguramente, você não é um produto nacional bom! Acho que a sua visão neste forum é reduzida e vesga.

sacoor
04-07-2003, 09:52
Caros amigos muçulmanos e não muçulmanos
Saudações (assalamo aleikum)

Penso que é do conhecimento de todos, que os muçulmanos têm um código de vida que se rege pelos ensinamentos do Alcorão e pelo belo exemplo da estimável vida da Elevado Personalidade, O último Mensageiro Hazrat Muhammad (que a paz e as bençãos de Deus estejam com ele)
Por isso para se compreender a essência de uma mensagem é preciso aprendê-la para depois aplicá-la.
Creio que o caro amigo caleidoscópio ainda nem sequer chegou ao ponto de saber que o Islam vem com uma mensagem, senão não estaria a atirar ?bitaques? do nada sem ter qualquer fundamento ou mesmo sequer legitimidade para fazer observações tão baixas e ridiculas como as que vem se acostumando a fazer. Esses seus ?bitaques? repletos de hipocrisia e falta de seriedade vão-lhe custar muito caro, porque DEUS não dorme e, ELE (já agora) preocupa-se com todos. Ele não discrimina ninguém.

As pessoas que mais testadas foram por DEUS foram os próprios profetas e mensageiros. Isso quer dizer que DEUS não gostava deles? Sendo eles criaturas designadas por ELE para revelar a sua mensagem?
A resposta é não. Porque na verdade todos falamos, falamos e....falamos. Mas para se aplicar, a questão é outra.

Por isso mude de canção porque a música é outra.
E já agora esse deus português de que tanto fala...Ajuda-lhe nos momentos de aflições? Se ajuda, não sei como, porque ele não se irá preocupar com vermes como muita gente conhece!

RC
04-07-2003, 10:24
...continuando

As respostas enviadas a caleidoscópio, aparentam ironia e superioridade
porque uns terem uma religão. ele não.

Mesmo no alcorão diz que um não crente se fizer o bem será salvo.
Ora o caleidoscópio aparenta não crer em nada, mas não o conhecemos na sua vida diária para o poder julgar na sua personalidade, e o unico que o pode julgar é "deus".

A insinuação de que deus o irá castigar, também me parece errada, pois só deus e ele só pode julgar nenhum homem tem o direito de o fazer no seu lugar.

Saudações cordiais

Ricardo Correia

sacoor
04-07-2003, 19:55
Saudações a todos os muçulmanos e não muçulmanos,

Creio que podemos todos aprender muita coisa uns com os outros. Até porque o conhecimento e a sabedoria são oceanos infinitos que se alguém quiser conhecê-lo todo, precisaria de imensas vidas para o fazer.

Sobre a observação que fiz, creio que há um mal entendido. EU NÃO SOU NINGUÉM PARA JULGAR AS PESSOAS. Nem tão pouco para dar oirientações de vida. Acho que as pessoas têm formas de pensar diferentes e cada um tem as suas perspectivas e maneiras de vêr as coisas de prismas diferentes. Mas estar a tocar-se em assuntos num fórum islâmico que estão íntimamente relacionadas com o Islam é estar a brincar com a legitimidade religiosa e moral das pessoas!!!

Sincéramente ...quer dizer as pessoas cometem todo o tipo de atrocidades e, não são presas? E não são capturadas? E nem detidas?
Não existem leis? Não existem restrições que os proíba de fazerem o mais perverso dos actos?
Sincéramente meus caros amigos!

Isto para não citar fontes religiosas!
Porque é que existiram profetas? E mensageiros? E mártires?
Creio que foi para ADVERTER AS PESSOAS para não adorarem estátuas, nem falsos deuses, para não acreditarem em poderes sobrenaturais da lua e do sol, para não se associarem a pessoas do mesmo sexo, para não cometerem atrocidades como enterrarem as filhas vivas, para não se envolverem em entretenimentos sexuais com as pessoas de família, para não continuarem em estados de depravação condenáveis e levados ao mais ridículo a absurdo dos comportamentos humanos!!!!
Sim creio que foi por isso....mesmo assim, DEUS é o que julga! Mas se nós temos o conhecimento a consciência moral (para não dizer religiosa), devemos-nos calar e deixar que os nossos princípios sejam levados ao extremo ao ponto de serem considerados como meras ideologias e formas de enganar as pessoas???
A dita insinuação de que Deus irá castigar vem com o propósito de advertência. Porque se a história confirma que quem "injuriou" e despersonificou as personalidades que Deus elevou, viu-se confrontado com desafios muito específicos das suas vidas. Não sei...se calhar foi coincidência

Pois o que eu acho é que no mundo ainda há muita falta de reinvindicação moral e religiosa. As pessoas continuam a cometer os mesmos erros de se deixarem andar as coisas sem terem uma voz activa no que respeita aos seus próprios princípios de conduta de vida.

Repito mais uma vez que não estou a julgar ninguém. Mas se há pessoas que têm uma forma de pensar diferente creio que devem respeitar as outras formas e modelos de vida, pois só assim podemos viver todos com união e muita compaixão, independentemente das suas convicções éticas e religiosas.

Mais uma vez despeço-me

RC
04-07-2003, 23:03
saudações

Eu no meu discurso usei palavras do tipo, aparenta, acho e parece.

A opinião que me tinha ficado era a da superioridade de se ter recebido uma mensagem...

Sincéramente ...quer dizer as pessoas cometem todo o tipo de atrocidades e, não são presas? E não são capturadas? E nem detidas?
Não existem leis? Não existem restrições que os proíba de fazerem o mais perverso dos actos?
Sincéramente meus caros amigos!

Creio que são exemplos que não se enquadram na questão.

Estamos perante um caso de expressão de opinião, mesmo que ofensiva e escusada.

Ricardo Correia

Anonymous
05-07-2003, 00:44
Caro
Ricardo Correia,

Você faz-me rir e ao mesmo tempo pena! Escreve tão bem...mas qual o seu propósito em lançar a confusão onde não existe ? É verdade que não conhecemos o caleidoscópio na sua vida diária, mas conhecemos as suas afirmações neste forum. Em base nisso podemos julgar, se está correcto ou não.
Fique bem.

RC
05-07-2003, 10:03
Saudações Suliman

Escusa de lamentar-se, eu de facto pouco me interesso pelo caso caleidoscópio e não pretendo lançar confusão alguma neste forum, nunca o disse neste forum, eu procuro conhecer o islão de forma diferente, uso assuntos que aparentemente não têm interesse para tirar as minhas conclusões segundo as respostas dadas, (e claro através de investigação..) porque assim irei por em causa os meus preconceitos em relação ao islão, pois eu admito ter alguns, que têm vindo a ser esclarecidos e deste modo comecei a separar o islão de algumas pessoas que o praticam.

Este caso era mais leve, mas existia o hijab, o "bate na tua mulher", adulterio e a consequente condenação á morte, se haveria no islão a capacidade de perdão (neste caso era a aplicação da sharia, que me deixava confuso), mas devido aos esclarecimentos prestados por muçulmanos, a minha ideia do islão continua a ser de admiração.
Só não partilho a visão cor de rosa que se tem da história muçulmana.
Pois li num forum, um texto em que no essencial diz que os muçulmanos não têm na sua história casos de genocidio, inquisição caça ás bruxas.
O que obviamente não é verdade, e lá citei dois exemplos o genocidio perpretado pelos turcos (maioria muçulmana) contra os armenios(maioria cristãos), e o afeganistão o caso de terem sido presos ocidentais acusados de promoverem o cristianismo.

Como disse não se lamente e não tenha pena pois eu não tenho, quanto á sua vontade de rir, ainda bem que a consigo fazer rir pois parece que o profeta muhammad incentivava o riso.

Ricardo Correia

Anonymous
18-07-2003, 10:16
Bem, parece que provocei uma grande discussão, e acho que alguns esclarecimentos são necessários.
Sim, acredito na existência de um Deus Todo Poderoso (há certos factos que não se podem ignorar, como o que há para além do universo? como é que tudo começou, e porque?). Acontece que sou mais ou menos agnóstico; não aceito livros sagrados ou leis, mas aceito a Sua existência, e reconheço-O. Devo dizer que também sou cínico, especialmente quando leio propagandas feitas à base de falcatruas ou mal-entendidos, quer sejam de idotas neo-nazis ou de muçulmanos ultra-zelosos (como estou a falar num forum de muçulmanos lusófonos, tendo a ser um pouco crítico; lamento se alguém sai ofendido, mas sou assim).
Entende, quando leio as propagandas de autores muçulmanos (propagandas que são vistas como literatura legítima), sinto que muitas vezes estou a ser insultado.
Coisas que já li:
A Europa da idade média era 'depravada', 'barbara' e 'inculta' - não, nunca foi, embora este pedaço do continente asiático tenha passado por maus bocados , nem na chamada 'Idade das Trevas' (que produziu Santo Inácio de Sevilha, o venerável Beda, e um poema épico como Beowulf)
A Europa deve tudo ao mundo islâmico - Deve muito, não há duvida, mas não deve tudo. Algumas vezes, este argumento soa a paneirice. Muitas vezes, a Europa teve que se erguer sozinha. O renascimento começou na Itália (não cá nesta península, como alguns teimam em pensar) onde ainda havia vestígios da Roma Imperial, e contactos com o decadente império Bizantino. Ainda havia obras da antiguidade nos mosteiros europeus. E havia certas obras antigas que não interessavam aos estudiosos árabes
Na Europa da idade média, não se lavava - Esta é a afirmação mais horrenda e insultuosa. Aqueles que dizem isto afirmam que os unicos Europeus que se banhavam estavam em contacto com os potentados muçulmanos. Tretas! Nunca se deixou de banhar depois da queda de Roma. Uma princesa Ostrogoda foi morta no banho no séc. VI! Curiosamente, os Europeus deixaram de tomar banho assiduamente a partir do séc. XVI, depois da idade média acabar.
No Andalus, tudo era tolerante e harmonioso - Nem por isso. A peninsula inteira estava cheia de conflitos. E convém lembrar que o fanatismo religioso chegou com os Almorávidas (que até os Taifas odiavam), não com os cruzados.

Por enquanto, é só isso que tenho a dizer. Até à próxima