PDA

Vizualizar Versão Completa : Duvidas

Rui
10-10-2004, 17:35
Antes de mais obrigado por me deixarem expor algumas dúvidas neste espaço. Ando nos últimos tempos a procurar alguma informação sobre a religião Islamica, informação fededigna e honesta, e não a informação altamente tendenciosa que se encontra na generalidade dos media, com raras excepções, claro. Dai ter começado a ler alguns livros da Editora Al Furqan. Já o disse ao Director da Editora que aprecio bastante a leitura dos mesmos e reconheço que sinto sempre uma certa atracção por os ler. No entanto algumas dúvidas persistem em mim.

1-Até que ponto as religiões não são antes de mais nada projectos de poder, onde a maioria é levada a acreditar em algo que a transcende e nunca irá compreender racionalmente, devido à nossa limitação de simples humanos.

2-Se é na religião que se encontra a salvação do homem, então como se salvaram todos os povos que viveram antes do aparecimento dos profetasm ou que viviam em regiões onde a mensagem deles não chegava? Nem sempre houve Internet :piscando:

3-´Qual é a salvação para aqueles que procurando ler, instruir-se, aprender a ter fé, não conseguem sentir esse sentimento? Como se consegue ter fé?

Muitas mais dúvidas tenho e é por isso que continuo a ler muito sobre a temática. Espero que as minhas palavras não ofendam ninguem, pois não foi esse o meu intuito. Se calhar é complicado para aqueles que têm fé, conseguirem compreender os que, infelizmente, não têm, não sei.

Obrigado pela atenção
Rui

Salmakhan
10-10-2004, 20:17
Assalam Alykum

Bem vindo ao fórum....
as suas questões são, acima de tudo, do foro filosófico! Tenha a certeza que não é o primeiro a questionar-se.....

Não pretendo nem posso responder-lhe a todas as suas interrogações - a resposta só o irmão a poderá encontrar!!

Mas relativamente à questão da fé.... a Fé não se aprende nos livros.... nem com os outros... A Fé ou se tem ou não se tem..... A Fé é talvez a única questão que a ciência não consegue explicar

A fé é um acreditar cego..... mesmo que tudo nos indique o contrário....
Por exemplo, sentarmo-nos à beira mar é um acto de fé..... é acreditar que a maré não vai dubir, é acreditar que nenhuma onda gigante se irá formar.... é acreditar que ali estamos em segurança, estamos a salvo....
Entrar num transporte público é um acto de fé.... é acreditar no condutor....

A fé religiosa, a fé em Deus..... é isso mesmo! É acreditar que, seguindo os seus mandamentos, estamos salvos!!

A fé não se aprende mas constrói-se..... é só olhar e estar atento aos sinais de Deus!! Depois de ver os sinais de Deus irá acreditar, irá ter fé, se Deus quiser e só se Deus quiser!!

Não querendo alongar-me posso acrescentar que, nestas questões da fé e da religião..... somos como as crianças na escola.... cada um está em seu ano mas todos caminhamos para o mesmo sítio, cada um em seu passo.... todos caminhamos para Deus!! As suas questões já são um sinal de que está cada vez mais perto....

Se Deus quiser irá sentir o que é ter fé!
Salma

Rui
10-10-2004, 20:41
"Depois de ver os sinais de Deus irá acreditar, irá ter fé, se Deus quiser e só se Deus quiser!! "

é facil acreditar em numa força superior a todos nós. Que fez o mundo, o homem. A nossa limitação de pensamento e de compreensão tornam iso possivel. Mas que especie de sere superior estamos a falar? Num Deus como o referido na religião Muçulmana ? Judaica? Crista? Eu sei que é o mesmo Deus. Numa força sobrenatural que nunca se revelou e que continua omissa aos humanos? A certeza que há algo acima de nós, eu tenho, o quê é que é mais dificil para mim. Mas depois há outros momentos que me levam directamente a Deus. Sempre tive e tenho a perfeita noção que o meu comportamento na terra terá consequências mais tarde ou mais cedo. Não acredito na impunidade dos actos. Acredito na impunidade face aos homens, que numa sociedade como a nossa é pródiga. Mas sempre tive a firme convição que mais tarde ou mais cedo, seja de que forma for, nós somos responsáveis pelos nossos actos.

Em todo o caso copiei a frase de cima para perguntar, porque Deus não há-de querer que eu tenha fé?

Mais um vez volto a sublinhar que o meu intuito nestas minhas intervenções é completamente honesto e puro ao nivel das boas intenções. Se por acaso escrever algo mais inoportuno ou desagradavel acreditem que não será por má intenção.

Obrigado pela sua (vossa) atenção
Rui

Salmakhan
10-10-2004, 22:40
... não é uma questão de Deus não querer que tenha fé...... mas sim do Rui estar preparado para a ter..... e de aprofundá-la porque, como afirma, tem a certeza que existe algo acima de nós.....

... talvez ainda não tenha chegado a hora de abraçar o islão....

Rui
11-10-2004, 10:06
Se calhar é isso. Tou à espera que outros façam algo que tenho de ser eu a fazer. Ninguem me pode mostrar como ter fé. tenho de ser eu a descobrir......... :lol:

Em todo o caso vou-me manter por este forum, lendo e colocando perguntas que achar oportunas.

Obrigado pelos esclarecimentos
Rui

YiossufAdamgy
11-10-2004, 14:28
Prezado Rui,
A Paz esteja consigo.

Rui escreveu:
«Em todo o caso copiei a frase de cima para perguntar, porque Deus não há-de querer que eu tenha fé?»

Estou a lembrar-me de um poema de Sanai que, a dado passo, diz o seguinte, sobre o qual podemos reflectir:

Vens para Deus com todo o teu orgulho:
Como poderá ELE ouvir-te quando O chamas?
Deixa a tua oração ser livre de "ego";
Enquanto estiver manchada de "ego", Ele não a ouvirá.
O que a língua pronuncia em desanparada angústia,
É um mensageiro deste mundo a Deus;
Quando é teu desamparo que envia o mensageiro,
O teu grito é "ó meu Deus!"; o Seu é "AQUI ESTOU!"

Wassalam,
Yiossuf Adamgy

Rui
11-10-2004, 14:38
Bonitas palavras que, sem dúvida, merece reflexão.

Rui
12-10-2004, 23:12
Há algum local onde se possa aprender sobre a religião Islamica? Ou as actividades, que porventura existam, estão reservadas para a comunidade das pessoas que já estão convertidas ao Islão, ou em vias de se converterem?

Salmakhan
12-10-2004, 23:27
Assalam Alykum
Locais para aprender islão??? Poderás encontrar aulas, tanto de religião como de árabe mas locais...... não me parece!!

O melhor mesmo é procurares a mesquita.... aí poderás sentir a força da fé e da oração... depois é só seguires os teus sentimentos..... Na mesquita encontrarás, se Deus quiser, quem te elucide.... e ajude....

Já agora, o caminho no islão é como subir umas escadas - um degrau de cada vez..... com calma..... todos os dias aprendendo um pouco mais, compreendendo e aceitando..... Não é possível ser se muçulmano sem ser de coração.... Quando se entra no islão muita coisa há que não conseguimos compreender nem aceitar.... não devemos sentir vergonha ou recuar por isso.... com o tempo iremos compreender.... uma coisa de cada vez....

Salam

Rui
12-10-2004, 23:32
E a mesquita está aberta tds os dias? Ou melhor tem acesso ao público me geral tds os dias? E há pessoas com quem podemos conversar sobre o tema? Ou só em dias espeicificos e com determinadas pessoas?

Hanifa
13-10-2004, 00:18
Na escola de Palmela tens lá uma pessoas bantantes interessantes com quem falar.
Em relação à mesquita de Lisboa, não sei como funciona.

Tenho também um contacto de um professor que dá aulas de árabe e penso que também poderá esclarecer melhor de que ninguém as tuas dúvidas:

Zabir Edriss
Telem. 936316123
é em odivelas.

Outra sugestão e convite é vires a nossa próxima reunião que iremos ter (local ainda não defenido) no dia 9 de Janeiro/05 para conheceres a comunidade muçulmanos de Portugal (pois é um encontro nacional) e também outras pessoas que constituiram esta comissão de apoio, que são maravilhosas e muito boas a explicar. Para além de terem muita paciencia comigo e com as minhas eternas perguntas :P .

Rui
13-10-2004, 00:22
"..É preciso buscar conhecimento....nem que seja na China...." :lol:

Eu conheço a Mesquita de Odivelas (por fora). È mt bonita. Hei-de lá ir informar-me.......