PDA

Vizualizar Versão Completa : Questões sobre o Paraíso.

Hanifa
04-07-2004, 13:56
Primeiro irei escrever o que li no Corão:

No versículo do capitulo 2 n.: 63 (Al-BAQARAH) diz o seguinte:

«Certo, os Crente e os Judeus, e os Cristãos e os Sabianos ? quaisquer que verdadeiramente creiam em Allah e no Último Dia e pratiquem o bem ? terão a sua recompensa no seu Senhor, e nenhum temor sobre eles virá nem eles se afligirão.»

No versículo do capítulo 5 n.º 70 (AL-MÃ?IDAH) diz o seguinte:

«Certo, os Crente e os Judeus, e os Cristãos e os Sabianos ? quaisquer que verdadeiramente creiam em Allah e no Último Dia e pratiquem o bem ? terão a sua recompensa no seu Senhor, e nenhum temor sobre eles virá nem eles se afligirão.»

Depois no seguinte versículo do capítulo 3 n.º 86 (ÃL?IMRÃN) diz:

«E quem quer que busque outra religião que não seja o Islão, esta não será dele aceita, e na vida que há-de vir ele estará entre os que perdem»

Fico confusa, com estas digamos «contradições» entre os dois primeiro e o último.

Fui ler uma nota dum Corão anotado em inglês (que me ofereceram na comunidade islâmica do Dubai) e essa nota refere que apesar daquilo que os dois primeiros versículos que eu transcrevi, dizem o que vale é o último. Será então que devo entender que por exemplo um cristão que acredite em Deus e faça boas acções poderá não ir para o paraíso? Ou será que os dois primeiros versículos querem dizer também algo?

Eu pensava que em primeiro lugar quem decide é Allah, pois só ele é Misericordioso, Grandioso e Clemente, e só a Ele compete julgar, daí eu pensar que os versículos que dizem que também os Judeus e Cristão e os Sabianos, poderiam ter hipótese de ir para o paraíso.

«Só sei que nada sie, contudo sei mais do aqueles que dizem que sabem»

E agora deixo aqui a minha grande dúvida e desde já agradeço todos esclarecimentos.

RC
04-07-2004, 15:18
salaam

Mas quem são esses para dizer que um versiculo vale mais do que outro?

Isso é típica conversa de quem diz minha religião é melhor do que a tua.

Pessoalmente não sou formado em teologia...por isso fica minha opinião pessoal

SEGUNDO O ALCORÃO TODOS OS CRENTES EM DEUS PODERÃO SER SALVOS (DGO PODERÃO PORQUE SÓ DEUS SABE).
INDEPENDENTEMENTE DA RELIGIÃO...NO FUNDO SÃO QUESTÕES COMO ESSAS QUE LEVAM Á INTOLERÂNCIA...ISSO EU RENEGO E SE EXISTIR UMA PESSOA QUE ME MOSTRE QUE SÓ O ISLÃO SALVA EU ABANDONARIA A RELIGIÃO.

YiossufAdamgy
04-07-2004, 16:59
Prezada Irmã Nídia Mariam Pontes:

Assalaamu 'Alaikum wa Rahmatullaahi wa Barakaatuhu.

Alhamduli'Allahi Rabbil-'Aalamin wa-Salaatu wa-Salaamu 'alaa Achrafil-An-biyaa-e-wal-Mursalin, wa ba'd.

A sua questão é pertinente. E requere, naturalmente, um esclarecimento. Vejamos, pois:

1) - Em primeiro lugar, vou transcrever os versículos citados, com a tradução mais correcta, e com a numeração dos versículos, também correctamente, uma vez a numeração que você indica, deverão estar incorrectos, por essa edição eventualmente contar como versículo, também, os Biçmillah.

Eis a transcrição dos versículos Alcorânicos:

? «Na verdade, aqueles que crêm (no Alcorão), e aqueles que são Judeus, Cristãos e Sabeus ? enfim todos aqueles que crêm em Deus e no Último Dia, e praticam o bem, terão uma recompensa do Seu Senhor; nenhum temor existirá neles, nem se afligirão». (Alcorão, 2-262)

? «Na verdade, aqueles que crêm (no Alcorão), e aqueles que são Judeus, Cristãos e Sabeus ? enfim todos aqueles que crêm em Deus e no Último Dia, e praticam o bem, terão uma recompensa do Seu Senhor; nenhum temor existirá neles, nem se afligirão». (Alcorão, 5-69)

? «E quem quer que deseje outra religião que não seja o Islâo (Sumbissão a Um só Deus), nunca lhe será aceita; e na Vida Futura contar-se-á entre os perdedores (de todos os bens espirituais)». (Alcorão, 3:85).

E vou eu acrescentar, aqui, mais os seguintes versículos Alcorânicos:

? «São descrentes os que dizem: "Na verdade, Allah é Messias, filho de Maria". E o (próprio) Messias disse: "Ó Filhos de Israel! Adorai a Allah, meu Senhor e o vosso Senhor". Na verdade, Allah proibirá a entrada no Paraíso àquele que associa a Allah outras divindades, e o Fogo será a sua morada. E os iníquos não terão quem os socorra». (Alcorão, 5:72)

? «São descrentes os que dizem: "Na verdade, Allah é um dos três da Trindade": pois não há divindade alguma além do Deus Único. E se eles não desistirem do que dizem (da blasfémia), um doloroso castigo acontecerá aos descrentes entre eles». (Alcorão, 5:73)

2) - A título de curiosidade, compare-se os versículos transcritos com 2:111-113 do Alcorão.

E agora vamos ao esclarecimento da questão:

O respeito que o Profeta Muhammad (s.a.w.) manifesta pelo Cristianismo e pelo Judaísmo está acima de qualquer suspeita. Sobre o carinho com que, por vezes, o Alcorão se refere aos Cristãos, ver 5:82, o que não impede de igualmente em certos passos se lhes mostrar ao contrário: ver 5:72-77; 22:17.

Houve quem quisesse concluir das palavras deste versículo (que a irmã Mariam pôs em questão) que os homens de qualquer religião, desde que ela contivesse estas três coisas, a unidade de Deus, a Vida Futura e a prática de boas acções, podem ser salvos pelo Alcorão.

Alguns comentadores, embaraçados com esta latitude de sentido, sustentam que Muhammad (s.a.w.) entendia com isto que todo o homem que se torne crente (muçulmano) e que pratique a virtude será salvo, não importando a religião a que pertencesse. Esta interpretação é viciosa.

Primeiro quanto à letra, porque as palavras "os que crêem" (os crentes) estão seguidas da injução "e"; há portanto disjunção dos crentes (Muçulmanos) e dos Judeus, Cristãos e Sabeus.

Segundo, é viciosa quanto ao sentido, porque era supérfluo, sobretudo no início da missão, dizer que a religião em que se nascera não impedia a salvação.

De qualquer maneira, o verdadeiro sentido do versículo de que nos ocupamos, o sentimento geral dos eruditos muçulmanos é que ele foi abolido pelo versículo 85 do Capítulo 3 e por outros passos do Alcorão, onde a crença de Deus na vida futura e na missão de Muhammad (s.a.w.) é considerada indispensável ver para a salvação.

Em 3:85 a posição é clara. O Islão é submissão voluntária à Vontade de um só Deus. (Unicidade de Deus). O Muçulmano não pretende ser detentor de uma religião peculiar, para ele próprio. O Islão não é, nem uma seita, nem uma religião étnica. Na sua maneira de ver, toda a Religião é uma só, pois que a Verdade é uma. Esta foi a religião pregada por todos os profetas anteriores. Foi a verdade ensinada por todos os Livros inspirados. Na sua essência, ela remete para uma consciencialização da Vontade e do Plano de Allah e para uma prazenteira submissão a essa mesma Vontade e Plano de Deus Único. Se alguém pretende uma outra religião que não aquela, ele é falso em relação à sua própria natureza, como o é em relação à Vontade e Plano de Deus. Tal pessoa não pode esperar uma orientação, já que a renunciou deliberadamente.

Após a adulteração das antigas revelações (a Tora e a Bíblia), o Alcorão surge com um duplo propósito:

(1) Confirmar a Mensagem original e verdadeira;

(2) guardá-la e actuar no sentido de verificar as interpretações. A palavra árabe Muhaymin tem um amplo leque de significados, podendo designar aquele que salvaguarda, olha por, testemunha, preserva ou confirma. O Alcorão salvaguarda "o Livro", pois preservam-se nele os ensinamentos de todos os Livros anteriores. Olha por estes Livros, no sentido em que não deixará que se percam os seus verdadeiros ensinamentos. Interpreta e subscreve-os, na medida em que confirma a Palavra de Allah que neles permanece intacta. Apresenta-se como detentor do testemunho da Palavra de Allah contida nos Livros e ajuda a desvendá-La a partir das interpretações e comentários das pessoas que a ele estiveram ligadas. Por fim, o Alcorão confirma a Palavra de Allah, cabendo ao ser humano preserva-La.

A revelação do Islão é, de facto, um acréscimo de misericórdia concedido por Deus (ár. Allah) para compensar a evolução da degenerescência espiritual da humanidade. As suas principais funções e características são as seguintes:

a) - Ela vem expor de novo, em toda a sua transcendência, a verdade a respeito de Allah; verdade doutrinal que os homens haviam mais ou menos esquecido. E Allah, em Sua Ciência e em Sua Misericórdia, volta a expor esta verdade imutável segundo as modalidades de expressão mais apropriadas à mentalidade do povo a quem Ele se dirige e as mais adequadas às circunstâncias que motivaram esta nova revelação. Este ensinamento está, além disso, mais desenvolvido e mais explícito do que o da revelação precedente, visto que ele vem compensar o declínio incessantemente crescente dos conhecimentos espirituais da humanidade.

b) - Ela vem confirmar as revelações e os mensageiros anteriores.

c) - Ela denuncia as deformações, as anexações ou as amputações que os homens puderam trazer às revelações anteriores e expõe, em conformidade, normas dogmáticas para preservar os crentes de tais desvios.

d) - Ela restabelece, assim, o culto monoteísta completamente puro.

e) - Ela vem, por fim, reactualizar os rituais (no seio dos quais a oração ocupa um lugar central); os meios de origem divina que permitem ao Homem voltar para Allah.

///

Creio que, prezada irmã Mariam (e todos os outros irmãos que me lerem), em poucas palavras tentei dar o esclarecimento que me foi possível dar, baseado no tafssir do próprio Alcorão. E Allah é Quem sabe melhor.

Aos sábios eruditos, se neste meu esclareciemtno encontrarem alguma falha, peço que a corrijam, com bom modo e sabedoria, pois ninguém é perfeito senão Deus.

Wassalam A. W. W.
Yiossuf Adamgy
Director da Revista Al Furqán

RC
04-07-2004, 17:12
salaam

Como é bom ter esclarecimentos lúcidos.

Muito obrigada irmão Yiossuf :)

Um só Deus, sem parceiros...

no fundo no islão considera que todos os Homens crentes em Deus são certa medida muçulmanos, por isso a referência a uma única religião...
todos os profetas anteriores são chamados de muçulmanos (submissos a Deus )...

bem creio ter entendido o sentido correcto...no fundo está sempre de acordo com minha forma de pensar...

por vezes fico irritado, porque onde uns vêm separação eu só vejo união..

n sei se me fiz entender...

YiossufAdamgy
04-07-2004, 17:16
Assalamu Alaikum, irmãos:

A posição do irmão Ricardo Correia, que, note-se bem, felizmente é anterior ao meu esclarecimento, por mais tolerante que eu queira ser, e salvo melhor opinião, está a tornar-se radical e irracional.

Que o irmão Ricardo me perdoe.

E o Islão não precisa nem impõe a ninguém que seja muçulmano e acredite no Alcorão. Se alguem o faz, fá-lo de livre vontade; quando não, não queira ser muçulmano à sua maneira.

Lamento, sinceramente, dizer isto; mas as coisas são como são. E Deus é Quem sabe melhor.

Peço que o irmão Ricardo tenha calma e reflicta com cabeça fria. Os modos radicais não levam a lado nehum.

Wassalam A. W. W.
Yiossuf Adamgy
Director da Revista Al Furqán

RC
04-07-2004, 22:16
salaam

Engraçado, muitos devem hoje estar a sorrir...eu um radical ahahah!!!!

desculpe irmão, mas de facto não posso deixar de extravazar este sentimento...

Ok, de facto nestes dias tenho pensado imenso em minhas escolhas, e penso que para uma reflexão mais correcta é necessário um certo distanciamento.

Por isso comunico, que vou me ausentar por tempo indeterminado.

Por consequência, faço público o meu desejo de ser substituído no conselho shura...tenho dois nomes para minha substituição.
São eles Osama e Mariam...

Esta minha decisão em nada tem a ver com a sua intervenção irmão, na verdade já á algum tempo que sinto necessidade de espaço e de um certo distanciamento.

YiossufAdamgy
05-07-2004, 12:35
Prezado Irmão Ricardo Correia,

Assalamu Alaikum W. W.

Ainda bem que a sua decisão de se ausentar, indeterminadamente, não tem nada a ver com a m/intervenção, graças a Allah, conforme você afirma textualmente.

Também, concordo consigo que, ultimamente, você andava um pouco irritado quase com tudo... Pode ser uma fase ... acontece humanamente.

Este pequeno retiro para reflexão que o irmão decidiu espero que seja, sinceramente, rápido e frutífero, de modo a voltar ao Fórum. Por isso, acho que não há necessidade, de momento, fazer a sua substituição na Comissão de Chura, até porque os restantes membros dessa Comissão poderão dar conta da missão até ao seu regresso.

Embora você diga que esta sua decisão não foi devido a m/intervenção, quero aqui deixar bem vincado que não o quis ofender de modo nenhum ao chamar-lhe radical; foi apenas uma opinião, à guiza de chamada de atenção, para um irmão que estava a ser bastante activo e aproveitável, não enveredar pelo caminho radical. Senti uma obrigação moral que há em relação a um irmão. E fí-lo na minha modesta qualidade de estudioso, defensor e divulgador do Islão, há mais de 30 anos.

Desejando-lhe, mais uma vez, uma boa reflexão, e com o desejo de o voltar a ler neste Fórum, subscrevo-me com estima.

Wassalam
Yiossuf Adamgy

Salahudeen
06-07-2004, 01:05
Tal como disse anteriormente, Só ALLAH sabe quem irá para janat... Quem merecer vai, quem não merecer não vai...

Só mais uma coisa... agradecia que não escrevessem textos em CAPS LOCK. Até dá mau aspecto :revirando: