PDA

Vizualizar Versão Completa : Diálogo Islamo-Cristão

Murid
15-04-2003, 02:25
Olá!

Gostaria de trocar algumas idéias com participantes deste Forum que tenham interesse por Islam e Cristianismo, diálogo islamo-cristão e Sufismo do al-Andalus (inclusive do Gharb al-Andalus).
Espero encontrar aqui membros portugueses que estejam elaborando teses, participando de grupo de estudos ou mesmo adquirindo conhecimentos sobre estes referidos temas por iniciativa individual e informal como eu.

Até breve (espero!),

Murid

Anonymous
15-04-2003, 18:45
Não posso dizer muito porque, francamente, sou estupido :roll: , mas no que respeita ao islamismo na peninsula ibérica, tenho a impressão de que as pessoas não eram tão firmes nos comprimentos das suas obrigações até à chegada brutal dos Almorávidas. (de facto, durante muito tempo, os Ástures não sabiam que os Mouros praticavam uma religião diferente até bem mais tarde)

P.S. Isto não tem muito a ver com a sua pergunta, mas há alguns meses atrás, vi um livro da Osprey (historia militar) que mostrava um guerreiro andaluz. Não que o tipo parecia um cavaleiro normando? A unica diferença era o punho da espada (a lamina era parecida com a das europeias) e uma faixa de linho enrolado à volta do elmo. Os tipos que fazem as bandas desenhadas e que ilustram os livros historicos para crianças tem que investigar melhor.

Tayeb
05-05-2003, 13:27
Saudações:

Não sei o que quer dizer por Islamismo austero, pois existe só um Islão. Tal como com os católicos, e como o Papa demonstrou na sua visita à Espanha, têm havido muçulmanos que não praticam a religião como deverá ser.