PDA

Vizualizar Versão Completa : Onde estão as minhas chaves?

El Cairo
10-11-2009, 21:38
Já vi transcritas algumas histórias de bom humor do famoso Mullá (mestre) Nasrudin cuja figura eu não conhecia até as ler aqui com gosto.
Parece que as suas historietas sempre encantaram o mundo islâmico por várias gerações.
Deixo mais uma a juntar às anteriores (espero que esta não tenha sido já recontada antes):

Numa certa noite muito escura, Nasrudin foi visto a procurar algo no chão debaixo de um poste de luz que iluminava uma boa área à sua volta.
Querendo ajudar o mestre, um jovem perguntou o que procurava no chão.
?As minhas chaves! Deixei-as cair!? - disse ele. O jovem baixou-se ao lado de Nasrudin para as procurar.
Passado algum certo tempo sem encontrarem nada, o jovem perguntou a Nasrudin.
?Mullá, de certeza que deixou cair as suas chaves por aqui??
O mestre respondeu:
?Claro que não! Deixei-as cair em frente de minha casa!?
Surpreendido, o jovem perguntou:
?Então por que está o mestre a procurar as chaves aqui??
Respondeu Mullá Nasrudin:
?Ora essa, porque aqui há muito mais luz!?

Lição da história:
A maior parte das vezes procuramos a felicidade só nas coisas que são mais aparentes e visíveis; nas coisas que mais luz têm, ou seja, nas coisas mundanas.
Porém, quando precisamos de penetrar no escuro, enfrentamos medos e emoções que nos perturbam ao início, mas no fim obtemos as chaves para uma transformação verdadeira.

Tayeb
11-11-2009, 11:46
Há foi publicado aqui. Obrigado na mesma. O post original com mesmo contor é:

http://myciw.org/forums/showthread.php?t=1957

El Cairo
11-11-2009, 15:41
Oups!!
Devia estar mais atenta...

El Cairo
11-11-2009, 19:03
Aqui vai mais uma história de Mullá Nasrudin, esta de certeza que não foi aqui contada, tive o cuidado de pesquisar desta vez!

Certo dia, Mullá Nasrudin estava num barco com um senhor letrado e, a dada altura, Mullá disse algo incorrecto ao aplicar uma das regras gramaticais:
- O senhor nunca estudou a gramática? - perguntou o estudioso.
- Não, nunca. - respondeu Nasrudin.
- Nesse caso, então metade da sua vida se perdeu - respondeu o outro.
Nasrudin ficou calado durante algum tempo e depois disse-lhe:
- E o senhor nunca aprendeu a nadar?
- Não, nunca. respondeu o letrado.
- Então, nesse caso, toda a sua vida se perdeu. Estamo-nos a afundar!

Moral da história:
O conhecimento só é válido quando pode ser posto em prática de acordo com cada necessidade.

Tayeb
11-11-2009, 21:23
Mais uma já cá foi publicado anteriormente...

Peregrino
11-11-2009, 22:04
Devido à evolução deste espaço, muito do material antigo fica meio inacessível na hora da pesquisa.
Os contos do Nasrudin deviam ser todos compilados num tópico. Se soubesse como verificar o fórum inteiro, era o o que faria.
Deste modo, saberíamos quais estão em falta. Lembro de ver numa livraria francesa uma compilação imenso com os contos do Nasrudin, só não comprei por não ser em português. Só posso dizer, que serão muitos.

Tayeb
11-11-2009, 23:44
Devido à evolução deste espaço, muito do material antigo fica meio inacessível na hora da pesquisa.
Os contos do Nasrudin deviam ser todos compilados num tópico. Se soubesse como verificar o fórum inteiro, era o o que faria.
Deste modo, saberíamos quais estão em falta. Lembro de ver numa livraria francesa uma compilação imenso com os contos do Nasrudin, só não comprei por não ser em português. Só posso dizer, que serão muitos.

Boa sugestão. Logo que possa juntá-los num só tópico e fixar o tópico.

El Cairo
11-11-2009, 23:47
Parece que não acerto nunca...
Fiz uma pesquisa aqui pelo motor de busca e encontrei algumas histórias, se não estou em erro há uma meia dúzia de entradas sobre Mullá e notei que estavam incluídas num só tópico.
Quando cheguei ao fórum pela primeira vez vi o tema "Humor & Cia" e na verdade, gostei dos ensinamentos de Mullá Nasrudin neste jeito humorístico; descobri algumas via Internet e transcrevi-as aqui para português, mas estou com azar, porque o irmão Tayeb já as contou antes :oops:
Pena que aqui é quase certo que nenhuma livraria terá as histórias de Mullá Nasrudin... mas vou tentar ter alguma resposta.

El Cairo
11-11-2009, 23:52
Foi por aqui que fiz a pesquisa... penso então que estes serão os mais recentes contos de Mullá aqui publicados e haverá mais antigos que eu não consegui encontrar...
http://myciw.org/forums/tags.php?tag=nasruddin