Vizualizar Versão Completa : «O Corão é letra tornada morta pela evolução da humanidade?»
Assalamu Alaikum:
Coloco esta questão neste FÓRUM para discussão, reflexão e possível resposta:
«O Corão é letra tornada morta pela evolução da humanidade?»
No jornal PÚBLICO, de 19/03/04, na pág. 13, num artigo intitulado "Islão, terror e mentiras", subscrito pelo conceituado analista Miguel Sousa Tavares, que, no final do capítulo 1., escreve, textualmente, o seguinte, e passo a citar:
«Onde estão as vozes dos imãs, dos muftis, dos teólogos do Corão, para virem explicar aos seus seguidores que metade do que lá está escrito é letra tornada morta pela evolução da humanidade, e a outra metade jamais poderá ser aceite como mandamentos de um Deus que exige, perdoa e garante a vida eterna a quem deixa umas mochilas carregadas de dinamite nuns comboios para deixar no chão um mar de corpos e vidas esventradas, mulhers, crianças, cristãos e muçulmanos, despedaçados num horror que insulta a condição humana?»
Sugiro a todos quantos possam para reflectirem sobre este parágrafo. Também o solicitei ao director da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN, que prometeu, também, fazê-lo e responder ao autor, enviando o seu escrito para o "PÚBLICO".
A Comunidade Islâmica de Lisboa, como representante dos Muçulmanos em Portugal, como sempre e em maioria dos casos, mantém-se sempre silenciosa. Daí o meu apelo, aqui, no FÓRUM, para reflexão e discussão URGENTE.
Sim, onde estãos os imãs, moulanas e muftis e presidentes das Instituições Islâmicas em Portugal para, no mínimo, argumentarem que o Alcorão não é letra tornada morta, pelo menos, para 1, 3 biliões de seres humanos no mundo ...
Saudações Islâmicas
OSAMA
Assalam Aleikum
8O é como fiquei ao ler esse trecho, ainda para mais de alguém pelo qual nutria alguma empatia.
Mais 8O fico ao verificar que não existe voz na comunidade islamica portuguesa, esse trecho mostra o quanto existe de ignorância, dos não muçulmanos em geral em relação ao islão.
A culpa recai inteirinha sobre a CLI (comunidade islamica de Lisboa) ou ausência dela, mas afinal quem é a comunidade islamica, são os muçulmanos que vivem nela, cabe então a eles manifestarem o seu desagrado pela forma como estão a ser representados.
Também não posso falar muito sobre o assunto, desconheço a CIL, como está organizada, desconheço praticamente todas as organizações islamicas portuguesas.
Na minha opinião deviam estar centradas numa única, que parece ser a CIL, no entanto deveria ser comunidade islamica de Portugal.
Deveria ser criado um organismo nacional, se ainda não existe.
Só que a comunidade é pequena, divide-se em xiitas (no caso português sobretudo ismaelitas) e sunitas, desconheço a que ponto os organismos existentes representam uns ou outros, ou mesmo se a todos.
A pessoa que mais vi na Tv a falar do islão foi o sheik iman David Munir da mesquita central de Lisboa, seria bom se existisse uma voz comum a todos os muçulmanos, que intervisse nestas questões, óbvio que não podemos ficar de braços cruzados á espera que os imãs, moulanas e muftis, falem, eles até por vezes podem ter desconhecimento da noticia como a usada para esta troca de opiniões, teremos que ser nós a pedir a intervenção deles, o que eles pensam do assunto...
Ricardo Correia
Assalamo Aleikum,
Com o devido respeito aos que pensam o oposto, sou de opinião que o silêncio para essas afirmações é a resposta mais adequada. Digo isso, porque acho que o autor é uma pessoa culta e tem conhecimentos. Porém, não tem o conhecimento da vida prática como muçulmano. Essa leva uma vida a aprender. Compreendo a sua raiva em relação aos atentados. Pessoalmente, também os condeno. Provocar uma discussão em redor duma afirmação dessas, sinceramente, é tempo perdido na vida de um crente. Allah só mostra o caminho da Verdade a quem Ele quer. Não vale a pena rebater afirmações que não afectam a Fé dos crentes nem daqueles que Allah trará para o caminho recto. São afirmações para consumo interno de pessoas...e mais não digo...
Assalamu Alaikum:
O silêncio, por vezes, pode ser de ouro ... E calar, pode ser consentir ... .
Sem nos remetermos ao silêncio total, nem de falarmos irresponsável e radicalmente, podemos e, penso que é obrigação de todo o muçulmano, de esclarecer, sempre que for possível, com argumentação e moderação, os que não sabem a respeito do Islão. Não haverá mais Profetas enviados por Deus. Como tal, penso que compete, àquele que, entre os muçulmanos, tiverem sabedoria e responsabilidade, responderem, dizendo a verdade. E foi isso mesmo que eu vi, hoje, no semanário "Independente", uma belísssima explicação feita pelo Director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán. Vi, também, no site de Al Furqán, uma resposta moderada e brilhante ao parágrafo em referência do artigo do Dr. Miguel Sousa Tavares. Vale a pena ler, e se queremos manter-mo-nos silenciosos, e não queremos comentar nada, devemos, no mínimo, penso eu, eu nome da irmandade, dar Parabéns à Revista Portuguesa Al Furqán. Da minha parte, desde já, um Bem Haja à Al Furqán.
Penso, também, que em Portugal é altura de se formar uma Federação das Instituições Islâmicas Portguesas, incuindo os fóruns, os Sites, etc., para que esta tenha representividade no sentido de defender os Muçulmanos de Portugal, visto que a Comunidade Islâmica de Lisboa não consegue, sózinha, representar e defender-nos, adequadamente.
Pedindo a todos que reflictam sobre o que acabei de aqui escrever, despeço-me com
Saudações Islâmicas
OSAMA
Assalamu Aleikum,
Sou solidário com qualquer muçulmano, instituição ou País, quando se tratar da defesa do Islame.
Todavia, acho que no momento actual, a melhor forma de defender o Islame deve ser verbal sem se recorrer à mídia. Os atentados são actos horríveis e devem-se apagar o mais rápido da memória de todos. São actos isolados ou de certos grupos, que só Allah sabe porque existem.
Assalamu Alaikum
Respeito a opinião do irmão administrador Choonara. Pessoalmente sou de opinião do irmão Ricardo Correia. Numa coisa todos estamos unidos. Qualquer bom Muçulmano condena veementemente acontecimentos como o de 11/3. E deve condená-lo publicamente.
«Estamos a viver uma época de ignorância e de perda de valores de ordem social. As pessoas estão muito confusas e espiritualmente empobrecidas. O que os americanos e os euopeus sentem agora, vem sendo sentido há muito por árabes, libaneses, palestinianos, bósnios, etc. Os Judeus também o sentiram. E ainda há muitos Judeus vivos que se lembram com medo e terror do que aconteceu na Europa durante o nazismo».
Por isso, é obrigação nosssa de esclarecer, de modo correcto, os mal entendidos e a ignorância, publicamente. Nessa ordem de ideias, e com a cortesia do Site de Al Furqán, aqui deixo, para conhecimento e reflexão de todos e posterior comentário neste Fórum, se assim o entenderem, a carta, na sua íntegra, da revista Al Furqán, cujo conteúdo me parece deveras esclarecedor e pertinente:
«O ALCORÃO
"NÃO É LETRA TORNADA MORTA PELA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE",
PELO MENOS PARA 1,3 BILIÃO DE PESSOAS
Por: Mahomed Yiossuf Mohamed Adamgy
In CARTA DIRIGIDA AO DIRECTOR DO JORNAL ?PÚBLICO?
Stº. Antº. dos Cavaleiros, 31 de Março de 2004.
Exmº. Senhor Director do Jornal "Público"
Com os meus cordiais cumprimentos, venho pedir a sua atenção para o seguinte:
Publicou a jornal "Público" de 19. Março.04, um belíssimo artigo encabeçado pelo título "Islão, Terror e Mentiras?, subscrito pelo vosso conceituado colaborador e analista Dr. Miguel Sousa Tavares.
Na sua qualidade de organização vocacionada para estudo e divulgação do Islão em Portugal, a revista "Al Furqán" entende ser seu dever comentar e esclarecer, sob o ponto de vista Islâmico, a forma pouco correcta e parcial como foi apresentado o seguinte parágrafo escrito no final da rubrica 1., no intitulado artigo "Islão, Terror e Mentiras?, que passo a citar:
«Onde estão as vozes dos imãs, dos muftis, dos teólogos do Corão, para virem explicar aos seus seguidores que metade do que lá está escrito é letra tornada morta pela evolução da humanidade, e a outra metade jamais poderá ser aceite como mandamentos de um Deus que exige, perdoa e garante a vida eterna a quem deixa umas mochilas carregadas de dinamite nuns comboios para deixar no chão um mar de corpos e vidas esventradas, mulhers, crianças, cristãos e muçulmanos, despedaçados num horror que insulta a condição humana?».
1) ? Se ?o Corão é letra tornada morta pela evolução da humanidade?, também, por essa ordem de ideias, seria letra tornada morta o Evangelho e a Tora (Bíblia, com Velho e Novo Testamento). Não esqueçamos que a Bíblia é o Livro mais vendido no mundo, e o Alcorão o Livro mais lido no mundo.
2) ? Nenhuma das ?vozes dos imãs, dos muftis, dos teólogos do Corão, jamais virão explicar aos seus seguidores que metade do que lá está escrito é letra tornada morta pela evolução da humanidade?, visto que eles, assim como 1,3 bilião de pessoas no mundo, acreditam piamente que o Alcorão é a palavra de Deus.
3) ? No que respeita ?a outra metade?, que presume-se estar referido ao actos de jihad, terror, martírio e suicídio, feitos por alguns islâmicos, gostaria de esclarecer o seguinte:
?Se há qualquer martírio nestes actos terroristas (como por exemplo nos atentados de 11 de Março em Madrid) foi certamente o dos bravos bombeiros, polícias e outros que actuaram para salvar vidas humanas e sacrificaram as suas próprias vidas neste processo", conforme disse recentemente o Sheik Hamza Yusuf.
Segundo este estudioso Islâmico de nacionalidade americana, cujos artigos sobre o Islão são difundidos internacionalmente, "os terroristas são assassinos em massa e não mártires". E se eles são islâmicos, então são "inimigos do Islão."
Fanáticos religiosos de qualquer credo são pessoas frustadas, que acabam por manifestar o seu desespero, fazendo frequentemente coisas horríveis. Se estes homens realmente são árabes, muçulmanos, trata-se obviamente de pessoas muito doentes, e por conseguinte, nem sequer se deve olhar estes factos como uma questão religiosa. É política. Política trágica. Não há nenhuma justificação Islâmica para isso. É a mesma coisa que ocorria quando algum extremista irlandês usava o Catolicismo como desculpa para matar ingleses. Não são mártires.
É de recear alguma histeria que estes acontecimentos trágicos possam provocar na Europa e é importante o papel que os muçulmanos e não-muçulmanos têm que assumir, em oposição a toda esta espécie de violência. Não se pode matar pessoas inocentes. No Islão, as únicas guerras que são permitidas são entre exércitos que se devem empenhar nos campos de batalha e de uma forma nobre. O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Não deveis matar mulheres ou crianças ou não-combatentes e nem deveis matar pessoas velhas ou pessoas religiosas". E ele mencionou, textualmente, os padres, freiras e rabinos. E disse: "Não deveis destruir árvores de fruto e nem envenenar os poços dos vossos inimigos."
A verdade é que há alguns muçulmanos - não importa quão insignificante seja o seu número - que consideram que estes actos são actos religiosos e de auto-sacrifício. E isso está errado. Não é Alcorânico. Deturpa o Islão nos corações e nas mentes de milhões.
Quando perguntaram ao Sheikh Yusuf porque é que algumas pessoas consideram os terroristas ou sequestradores como mártires, ele respondeu que "isso é uma abominação." Eles "são assassinos em massa, pura e sinplesmente". São "como aqueles cristãos que, em alguns países ocidentais, atacam clínicas de aborto ou matam médicos que o praticam. Não acho que mais ninguém na Comunidade Cristã, para além de uma pequena minoria de extremistas, ataque clínicas de aborto ou médicos que o praticam."
Perguntar-se-á então: porque há um apoio tão forte àqueles ataques terroristas em algumas partes do mundo? A resposta será porque nós estamos a viver uma época de ignorância e de perda de valores de ordem social. As pessoas estão muito confusas e espiritualmente empobrecidas. O que os americanos e os euopeus sentem agora, vem sendo sentido há muito por árabes, libaneses, palestinianos, bósnios, etc. Os Judeus também o sentiram. E ainda há muitos Judeus vivos que se lembram com medo e terror do que aconteceu na Europa durante o nazismo.
O ponto fundamental da questão é que os ciclos de violência têm que parar. É uma loucura, especialmente quando vivemos num mundo que já tem armas nucleares. As pessoas dizem que este foi um ataque contra a civilização humana. E isso é exatamente o que ocorreu. Acho que todos nós temos que nos perguntar se a vingança indiscriminada vai ajudar a preservar essa civilização. O Sagrado Alcorão diz aos muçulmanos para não deixar que o ódio de algumas pessoas os impeçam de serem justos. Ser justo é uma exigência do crente Islâmico. Do crente Alcorânico.
Quanto ao conceito, muitas vezes errado de Jihad, devo aqui vincar que Jihad quer dizer "esforço", "luta". O Profeta Muhammad (s.w.a) disse que "a maior jihad é a luta de um homem contra as más influências que actuam sobre ele." Também se refere ao que os cristãos chamam de "Guerra Justa", que é travada contra a tirania ou opressão - mas debaixo de uma autoridade estatal legítima.
Quanto ao conceito de mártir (em árabe, "Shahid"), traduzido à letra significa testemunha. O mártir é aquele que testemunha a verdade e, em prol dela, sacrifica a própria vida. Há pessoas como, por exemplo, Martin Luther King, que seriam consideradas mártires das suas causas. Também se a casa, a família, a propriedade, a terra ou a religião de uma pessoa for ameaçada, então ela pode, com justiça, defender tudo isso com a sua vida. Se perecer, essa pessoa é um mártir. E o maior mártir perante Deus é aquele se levanta na presença de um tirano, fala a verdade e é morto por isto. Ele é martirizado. E o Profeta disse que um mártir não terá que prestar contas no Dia do Juízo. É um acto através do qual ele será perdoado. Mas o Profeta também disse que há pessoas que matam em nome do Islão ou da Verdade e irão para o Inferno. E isso "porque eles não lutavam verdadeiramente pela causa de Deus (ou da Verdade)"
Quanto ao suicídio, é um acto "haram" (ilícito) no Islão. É proibido, como um pecado mortal. Um assassinato é igualmente "haram". E matar civis é um assassinato.
Termino este esclarecimento, solicitando à V. Exª. , como ilustre Director do Jornal ?Público?, que do mesmo seja dado conhecimento aos leitores que, desta forma, ficarão em melhores condições para tirar as conclusões que se impuserem às suas consciências. Os Muçulmanos de Portugal agradecem e esperam, democraticamente, ver publicado o seu ponto de vista, que se fundamenta em princípios históricos e doutrinais, que devem ser postos ao alcance de quem busca, sinceramente, a Verdade.»
NOTA: Parte deste artigo foi já publicado no Semanário "O INDEPENDENTE" do dia 2/3/04, pág. 17, como artigo de OPINIÃO; O jornal "Público", segundo informação da Revista Al Furqán, ainda não publicou.
Assalamu Alaikum,
Devo esclarecer que não só contra o debate neste forum. Só contra as respostas à mídia, pois a maioria das vezes não publicam em devido tempo, daí considerar que o silêncio é a melhor forma de combate.
Meu Caro Sr. Choonara
Digº. Administrador
Assalamu Alaikum
Tanto eu, como os poucos participantes deste Fórum perceberam, desde a sua 1ª. intervenção sobre este assunto, que V. Exª. não era nem é,nem podia ser «contra o debate neste forum»; também perceberam que é de opinião de "não dar respostas à mídia» e de se "manter silencioso para apagar as atrocidades na memória ...». No entanto as atrocidades no Médio Oriente são constantes e nunca se apagam na nossa memória. Aí, os mortos são carne para canhão.
Também toda a gente percebeu que eu fui o primeiro a respeitar a sua posição. Agora, penso, também, que não é preciso estar novamente repetir esta sua posição, que, agora, torno a repetir, também, que não sou da sua opinião. E mais: o seu argumento de que a mídia «a maioria das vezes não publicam em devido tempo», salvo mais douta opinião, também não é correcto, de todo; primeiro, porque "a mídia" já publicou a posição do director da Al Furqán (no Independente) e a posição do Sr. Loonat (no Público); segundo, porque mesmo que não não fosse nada publicado, não devemos deixar de esclarecer o nosso ponto de vista, sobretudo na democracia (mesmo que seja numa democracia ferida, como diz Saramago) e como, também, disse o escritor Elie Wiesel, pemita-me que cita aqui, para relefectirmos, pois acho muito oportuno as suas palavras: «Talvez haja ocasiões em que não conseguimos impedir a injustiça, mas nunca devemos deixar passar em falso a oportunidade de protestar».
De resto, mesmo dentro de forum, ecxeptuando eu e o Sr. Ricardo, penso que ninguém mais comentou ou analisou as afirmações, em questão, do Dr. Miguel Sousa Tavares no jornal "Público".
Penso, outrossim, que devemos ser abertos e não fechados numa concha e debatermos só entre nós. Devemos, repito, fazer todo o possível, de esclarecer, com modos, e aberta e publicamente, e na mídia se for possível, os nossos irmãos não muçulmanos. Se não o fizermos, no Dia do Julgamento Final, eles dirão a Deus, que ignoravam o Islão, e que os Islamitas não nos esclareceram, nem fizeram chegar até nós, a essência do Islão.
Sobre a sua posição sobre este assunto, respeito-a, e fiquemos por aqui, subscrevendo-me eu com
Saudações Islâmicas
OSAMA
Assalamu Aleikum,
Osama
Fico contente por saber que já publicaram as referidas posições. Já agora deixo à sua consideração a razão da ausência de comentários e análise das afirmações em questão. Será que mais muçulmanos pensam como eu?
Finalizando, sou de opinião que o debate fechado numa concha, no nosso caso particular e ao momento actual, será benéfico. Essa concha, poderá ter muçulmanos e não muçulmanos. Em relação a fazer chegar a mensagem do Islame a não muçulmanos...ela chega diáriamente pelos crentes espalhados por esse mundo fora. O execesso de visibilidade, por vezes, torna-se madrasta!
Assalam Aleikum
Em certa medida concordo com silêncio.
Muitas vezes os alertas não serão nada que um "dialogo de surdos".
Quanto a questões de terrorismo, seria bom sempre que se evidencie muçulmanos a cometerem actos abomináveis em nome do islão.
Nestes casos especificos uma condenação por parte da comunidade torna-se imperativo.
Ricardo Correia
Wa-alaikum-as-salaam Ricardo:
Recordo-me do terrorismo da IRA. Quando isto acontecia não vinha nenhum católico denunciar tais actos, nem a própria Igreja católica irlandesa, ou o Vaticano, diziam alguma coisa. No entanto, era uma guerra que opunha católicos e protestantes.
Quando ocorrem barbaridades contra muçulmanos, as comunidades islâmicas na sua maioria não dizem nada, porque é que terão elas que se pronunciar quando são muçulmanos ao cometer tais barbaridades?
O que muitos não se apercebem é que ao conotar-se o muçulmano ao terrorismo, abre-se uma janela de oportunidade para os neo-colonisadores que querem subjugar os muçulmanos e apoderar-se dos seus vastos recursos. E muitas vezes por detrás de tais manobras também está o xenofobismo e o racismo!
Salaams,
Tayeb
Assalamu Alaikum
Depois de uma curta ausência de férias (aproveitamento de uma semana prolongada), aqui volto, graças a Allah, pensar, opinar, reflectir e deixar reflectir outros.
Em primeiro lugar deixe-me dizer que neste fórum, com todo o respeito por ele e salvo mais douta opinião, não houve só «ausência de comentários e análise das afirmações em relação a esta questão». Há ausência em muitas outras questões ... por uma simples razão: há poucos participantes inscritos e ... sempre houve pouca tendência em tecer comentários ou fazer análises, exceptuando poucas pessoas, entre elas o irmão Ricardo (muçulmano ou não). Não é, como o irmão Choonara pensa (e incorrecatmente) «que mais muçulmanos (do Fórum) pensam como o senhor».
Em segundo lugar, a sua afirmação de que «Em relação a fazer chegar a mensagem do Islame a não muçulmanos...ela chega diáriamente pelos crentes espalhados por esse mundo fora» penso que isso seria comodismo simples, e contaria o princípio islâmico de que cada muçulmano deve fazer chegar aos outros o pouco que sabe ou aprendeu. Ou não será assim?
Em terceiro lugar, e quanto às questões de terrorismo, permitam-me que discorde da opinião do irmão Tayeb, e concorde com o irmão Ricardo quando diz que «seria bom sempre que se evidencie muçulmanos a cometerem actos abomináveis em nome do islão. Nestes casos especificos uma condenação por parte da comunidade torna-se imperativo».
Em quarto lugar deixem-me reflectir (e reflictamos todos, se possível) no seguinte:
Há tempos assim, em que nos querem encostados à parede, silenciosos, em que vivemos rodeados de círculos de fogo, em que a razão é substituída por um qualquer automatismo, em que o pensamento mecânico vive do preconceito e da dependência e em que o cliché e a banalidade substituem o esforço de raciocínio rigoroso e independente. Há tempos assim, em que é preciso estar com alguém, em que é necessário estar contra alguém, em que tudo nos empurra para ser branco ou preto, em que nos querem obrigar a vestir uma camisola, em que contrariar um amigo faz de nós seu inimigo, em que ter opinião diferente de um aliado faz de nós um adversário, em que pensar livremente é sinónimo de traição, em que reconhecer uma qualquer razão a alguém implica estar ao seu serviço e em que a autonomia de espírito é a todos os títulos condenada. Há tempos assim, em que o medo impede de pensar livremente, em que o receio leva a ceder à violência ( de ambos os lados) e em que o pavor obriga a curvar perante o terror (de ambos os lados)..
Em quinto lugar, deixai-me apresentar ao fórum, mais uma vez, mais um belíssimo artigo, publicado, "publicamente" no jornal "Público", quebrando todos os silêncios de côr de rosa e sem «o execesso de visibilidade tornar-se madrasta»; vejamos, pois:
Carta da "Al-Qaeda" a Uma Cidadã da Europa Vencida
Por PEDRO MIGUEL MELO DE ALMEIDADomingo, 11 de Abril de 2004
Cara cidadã Helena Matos, lemos com toda a atenção e consideração a sua carta publicada no jornal Público ["Carta à Al-Qaeda de uma cidadã da Europa vencida"], na sua edição de 20 de Março de 2004.
Sabe que nós não somos propriamente parvos e, da leitura da sua carta, não podemos concluir por uma verdadeira humildade ou até mesmo por um diálogo no sentido nobre da palavra. Ao invés e infelizmente, conclui-se, passo a passo, por uma extrema arrogância e gozo da sua parte. Mas, mesmo assim, vamos tentar um diálogo.
Queremos começar por lhe dizer que não nos sentimos minimamente ofendidos por ser uma mulher a escrever-nos. Não tenha o mínimo receio sobre isso. Você é uma mulher ocidental e que se guia através da escala de valores do Ocidente contemporâneo. Só tem (e os seus compatriotas) é que tentar perceber que nós não nos guiamos pela mesma escala e aceitar essa diferença. Sabe que talvez nem valha a pena discutir as diferenças sobre as escalas de valores e os padrões de cultura. Talvez isso significasse discutir o " sexo dos anjos".
Já leu, por exemplo, a obra "Padrões de cultura", da antropóloga norte-americana Ruth Benedict? A obra "O Papalagui" ou a obra "A decadência do Ocidente", de Spengler?... Parece que as respectivas conclusões não vão no sentido da sua carta...
Não queremos que vocês se cubram com um véu islâmico. Longe de nós tal ideia. Queremos tão somente que reconheçam que isso, na nossa cultura é normal e milenar. Ao invés de dizerem e escreverem que vocês são a civilização por excelência e todos os outros (nós incluídos) é que somos os atrasados. Veja, por exemplo, em França (a Pátria da Revolução Francesa) a actual lei que proíbe o uso do véu islâmico! Em nome de quê? Do laicismo (embora laicismo não seja sinónimo de laicidade), da igualdade, da fraternidade e da liberdade. Quer dizer, em nomes desses princípios, que para vós são sagrados, proíbem o direito à diferença! Acha justo e coerente com o que a senhora diz defender?
Continuando, repare: Não queremos que nas vossas escolas ensinem que o "Mundo muçulmano não se tem desenvolvido não por não ser democrático mas sim porque o Ocidente não deixa". Voltamos ao mesmo. Queremos tão-somente que ensinem que vocês têm uma escala de valores e nós temos outra. Só isso, independentemente de quaisquer juízos de valor.
No fundo, diz que a separação da religião do Estado foi determinante para o progresso do Ocidente. Mas isso é um juízo de valor da sua parte e toma-o como um dogma indiscutível. Afinal, há concidadãos seus que discordam em absoluto dessa afirmação.
Nós não vos queremos indicar líderes para os vossos governos. Seria uma grande ousadia da nossa parte. Mas, vós mesmos deveis escolher líderes honestos e não corruptos, nem demagógicos. Já reparou na mentira sobre as armas de destruição maciça, no Iraque? Onde é que elas estão? Já reparou no castigo que o povo espanhol deu ao partido que estava lá no governo? Olhe, repare na página 30 da revista Única do jornal "Expresso", na sua edição de 20 de Março de 2004. Prova-se que aquela imagem, que correu Mundo, de Saddam Hussein capturado e preso é totalmente falsa... Acha que isso é informar, de forma séria, os vossos povos?...
A senhora fala dos vossos serviços de saúde, educação, museus, estado de direito, partidos políticos e pergunta o que valem ao pé dos tesouros de saber e de espiritualidade "que se encerram nessas vidas regidas pelos ditames dos mullahs". Olhe: Valem o que valem e é absurdo, para não dizer mais, comparar o que não é comparável. Mas, não se aflija porque nós, no fundo, compreendemos a sua posição. Há muito que se deu o ocaso da espiritualidade no vosso Ocidente. Por isso, o insuspeito Viktor Frankl, judeu e eminente psiquiatra que até esteve preso em Auschwitz dedicou toda uma vida ao vosso maior drama: A perda do sentido da vida.
Teria sido por isso, que deixaram, impunemente, saquear o Museu de Bagdad, com tesouros únicos no Mundo? Mas, que são para si tesouros únicos no Mundo? Talvez as batatas fritas e os hamburgers do MacDonalds e as condenações à morte, nos EUA?...
E o escândalo, no seu país e não só, da fome e do desemprego? Porque não fala nisso? Por ser incómodo demais?...
É muito bonito pensar que os judeus são nossos irmãos. Mas, olhe: Infelizmente, muitos deles não pensam o mesmo de si. Sabe porquê? Por causa da paranóia do povo eleito para reger os destinos do Mundo... Uma paranóia igual à paranóia de Hitler com o seu mito racial... Só que a paranóia de Hitler é mais recente.
Pode chamar resistentes, mas com verdade e não com hipocrisia ao povo palestiniano, porque tem mais do que direito à sua pátria e não a vê reconhecida. Olhe que é a própria ONU, através de várias das suas resoluções, que condena a política criminosa de Israel... No fundo, aflige-a meninos com bombas à cintura. Pois é. Mas, já não a aflige a morte, por soldados israelitas e nas prisões, de pais, irmãos, etc, de muitos desses meninos... Afinal, chora lágrimas de crocodilo... Pense um pouco no estado de espírito de um menino desses depois de ter perdido a família. Talvez a melhor forma seja pensar se isso lhe batesse à sua porta...
Tem a ousadia de falar de Timor. Mas, não foram vocês que abandonaram o povo de Timor à sua sorte, em 1975?
Vocês dizem que são democratas, que prezam a igualdade, a liberdade, etc. Mas, querem e pela força impor os vossos padrões de cultura e a vossa escala de valores a um nível planetário, julgando-se a civilização por excelência e assim ficaram cegos e surdos. Chegaram ao extremo paradoxo: Entrarem em total contradição com os vossos próprios valores. De tal maneira, que agora talvez seja um pouco tarde demais e só entendam a linguagem do terror e da violência. Afinal, a linguagem habitual dos vossos filmes e não só...
Quando entenderem tudo isto e se operar a respectiva mutação em vós, então achareis verdadeiramente o caminho da paz. E se depois disso, nós continuarmos a fazer o mesmo, significa que fomos atingidos pelo mesmo mal que vos atingiu. E, nessa altura, se estiverdes curados, tendes o direito de nos combater.
Um outro problema: Argumentam com os próprios atentados que demonstrariam o nosso desprezo pela vida humana: Mas, pode-se colocar a questão de outro modo: Se se faz um atentado que provoca a perda de imensas vidas, não lhe parece que um dos objectivos é conduzir à evidência de que a perda dessas vidas constitui dor e sofrimento? Então: Sabemos ou não o que significa a vida humana e a sua perda?... Porquê essas vidas? Isso remete-nos para uma suposta continuação do diálogo.
Ainda sobre os atentados, fica um desafio: Tem a certeza absoluta de que caiu algum avião, no Pentágono, em 11 de Setembro?... Parece que Thierry Meyssan não tem, na sua obra "A Terrível Impostura..."
Mas, nada é de espantar, vindo do Sr. Bush, depois de tantas mentiras e a servir, às suas tropas, no Iraque, um peru de plástico...
N.B.: A palavra Al-Qaeda está escrita entre aspas, no título deste texto, evidentemente por o mesmo não partir da dita organização.
O autor desta carta é Professor de filosofia.
Saudações Islâmicas
OSAMA
Assalamu Aleikum.
Osama
Apenas um reparo! Há poucos participantes inscritos é verdade. Todavia, há muitos visitantes que entram neste Forum para o ler, embora não participem com intervenções.
Assalamu Alaikum, irmão Choonara
Aí está, afinal dá-me razão. Intervenções sempre foram escassíssimas, (não é só em relação a esta questão) quer dentre os participantes, quer dentre os visitantes. Será comodismo? Será falta de tempo? Será falta de argumentação? Será falta de expressão? Ou será gosto pelo tão aclamado silêncio?
Assalamu-alaikum!
Não vou intervir sobre se devemos ou não discutir eventos como 11M.
Gostaria de dizer algo sobre o trágefo. Talvez fosse interessante inciar um tópico sobre o tráfego, e como melhorar a participação nos fóruns.
Nós temos de momento 152 membros, estando a registrar-se cerca de 6 novos membros cada mês, 76 por ano. Hoje tivemos 91 visitantes, ontem 37. Desde que o contador foi estabelecido há alguns meses atrás tivemos 20893 visitantes. A média por dia é de 29 visitantes e a mensal é de 871 visitantes. Estas estásticas estão disponíveis na 1ª página, à entrada do portal.
Uma das melhores estratégias para atrair uma maior participação é não obrigar o registo como membro. Infelizmente é alvo de abusos, principalmente de anti-Islamistas, pelo que fomos obrigados recentmente a fechar quase todos os fóruns a não-membros, isto é necessário estar registado para submeter mensagens. Podem-se visualizar os artigos mas não se podem responder sem ser membro.
Cremos também que o facto deste espaço ser muito novo e por ter sido radicalmente alterado, afasta alguns potenciais participantes. Com um pouco de paciência e esforço talvez se possa melhorar a participação.
Gostariamos muito de ler sugestões sobre o que fazer para melhorar este espaço e encorajar uma maior participação.
Ma'a-salaama,
Tayeb
Segue a entrevista concedida pelo Exm.º Sr. Sheikh Jihad Hassan, quando esteve em Curitiba, para a 'Gazeta do Povo'.
Mundo
RELIGIãO
Para o xeique, O Ocidente é o adolescente rebelde
Curitiba ? O Oriente é pai do Ocidente. Infelizmente, o Ocidente é hoje um adolescente rebelde. Mas logo ele amadurece e percebe o valor do pai, dos antepassados e aí, sim, vai ficar um pouco mais humilde.
Essa é a opinião do xeque Jihad Hassan Hammadeh, que esteve em Curitiba durante a semana para uma conferência sobre "Islã e Ocidente ? Aproximações e controvérsias", realizada no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
De acordo com o xeique, é importante que o maior número de pessoas tenha mais informações sobre os muçulmanos e a religião islâmica. "Nós queremos que nos conheçam. Através de conferências e palestras vamos levando princípios, crenças, mandamentos e doutrina islâmicos às pessoas. Nunca quisemos impor nossa cultura para o Ocidente, mas queremos acabar com a idéia de que o Oriente é inimigo do Ocidente", enfatiza Hammadeh.
Paz possível
Ele defende que a paz é possível, acrescentando que os muçulmanos não são terroristas como alguns líderes mundiais querem fazer acreditar. "Somos pacíficos. Existem 1 bilhão e 350 milhões de muçulmanos ao redor do mundo. Se todos fossem terroristas, não sobraria pedra sobre pedra", afirma o xeque, nascido em Damasco (Síria), mas naturalizado brasileiro.
Formado em Jurisprudência Islâmica pela Universidade Islâmica de Medina, em História e Ciências Sociais, pós-graduado em Gestão Pública e mestrando em Jusrisprudência Islâmica pela Universidade de Washington, Hammadeh lembra que as religiões sempre tiveram boa convivência. "Não há religião que diga que é preciso matar o próximo. O problema está em alguns seguidores que usufruem da religião para benefício próprio e acabam usando a boa fé das pessoas de forma totalmente errada".
Pluralismo
O xeique salienta que no Brasil o pluralismo de religiões força a todos a conhecer o próximo. "Você não sabe quem está encontrando na rua. Pode ser católico, budista, muçulmano, judeu, não importa. Nós temos a tolerância. E é isso que toda religião ensina. Justiça sim, é a verdadeira semente para um fruto chamado paz", diz.
Discorrendo entre as aproximações e as divergências entre o Islã e o Ocidente, Hammadeh lembra da importância de Jesus, tanto para os islâmicos como para os cristãos. "Os cristãos acreditam que ele é o filho de Deus ? ou o próprio Deus ?, mas nós o temos como um profeta, que veio para nos guiar à luz divina. Isso é uma divergência, que, com respeito, é possível entender. As divergências têm de ser debatidas", garante.
Assalam Aleikum
Quando se olha a imprensa vê-se que as atrocidades cometidas são consideradas como se fizessem parte da religião. Isso não devia ser aceite, uma palavra de condeção dos muçulmanos torna-se necessária.
O muçulmano já está conotado com o terrorismo, é por isso que se deve dar a conhecer ás pessoas o que significa o islão.
O silêncio pode ser comprometedor a longo prazo, para isso basta ver o sentimento crescente anti-islão na Europa.
Normalmente o racismo e xenofobia nasce da ignorância, para acabar com essa ignorância é necessário levar a conhecer o islão (visto ser do islão o assunto em causa).
Porque os racistas, esses não estão parados aproveitam cada instante para aumentar o ódio entre a população.
Não me interessa se existe terrorismo de catolicos, protestantes ou judeus. Só os actos ligados ao islão me dizem respeito. Que existem loucos que usam o nome do islão para fins politicos ou de outra natureza, ninguém pode negar, e da minha parte, eu não os deixarei faze-lo dentro das minhas possibilidades.
salaam,
Ricardo Correia
Wa-alaikum-as-salaam Ricardo:
Recordo-me do terrorismo da IRA. Quando isto acontecia não vinha nenhum católico denunciar tais actos, nem a própria Igreja católica irlandesa, ou o Vaticano, diziam alguma coisa. No entanto, era uma guerra que opunha católicos e protestantes.
Quando ocorrem barbaridades contra muçulmanos, as comunidades islâmicas na sua maioria não dizem nada, porque é que terão elas que se pronunciar quando são muçulmanos ao cometer tais barbaridades?
O que muitos não se apercebem é que ao conotar-se o muçulmano ao terrorismo, abre-se uma janela de oportunidade para os neo-colonisadores que querem subjugar os muçulmanos e apoderar-se dos seus vastos recursos. E muitas vezes por detrás de tais manobras também está o xenofobismo e o racismo!
Salaams,
Tayeb
Assalam Aleikum
Para mim a melhor maneira de melhorar a participação é participando. Pode parecer uma redundância, mas vejam sou membro á mais de um ano e ninguém pode dizer negar que tenho feito o possível, com muito ou pouco, bem ou mal, tenho sempre participado.
A todos os visitantes façam o registo e participem dêem a conhecer vossas opiniões.
Também tenho conhecimento de vários casos de pessoas tentarem registar-se e não conseguirem.
salaam,
Ricardo Correia
Wa-alaikum-as-salaam, Irmão Ricardo:
Concordo consigo, e informo-o que o jornal "Público", de ontem, dia 12/4/04, no Espaço Público, na página 13, publicou o artigo de opinião intitulado "Contra o Terror", mais uma vez da autoria do muçulmano Mahomed Yiossuf Mohamed Adamgy, director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán.
Saudações Islâmicas
OSAMA
Assalam Aleikum
Para mim a melhor maneira de melhorar a participação é participando. Pode parecer uma redundância, mas vejam sou membro á mais de um ano e ninguém pode dizer negar que tenho feito o possível, com muito ou pouco, bem ou mal, tenho sempre participado.
A todos os visitantes façam o registo e participem dêem a conhecer vossas opiniões.
Também tenho conhecimento de vários casos de pessoas tentarem registar-se e não conseguirem.
salaam,
Ricardo Correia
Wa-alaikum-as-salaam:
Em relação aos problemas de registo este esá já utlrapassado. Existia um erro no registo temporário da base dados sql sobre o qual este "site" funciona. Os registos tinham um número máximo que não permitiam novos registos e bloqueavam o sistema de registos. Este foi corrigido.
Um dos problemas principais do nosso "site" é que ele não aparece visível em muitos motores de pesquisa, e o que aparece são os "links" antigos. Na maioria dos casos não se consegue alterar esta situação porque os motores de pesquisa descobriram que os resultados de pesquisa devem ser pagos.
Creio que o que o irmão Ricardo diz é de facto correcto, participando encorajaremos outros a participar.
Nós temos vários projectos em mão para este "site" que farão dele quase que único em português na Web. Um deles é de colocar online com motor de pesquisa todo o Alcorão em português. Isto significa que talvez seremos os primeiros a fazê-lo porque o Alcorão ficará estabelecido numa base de dados sql. O modelo que seguiremos incha-Allah é o que existe no "site" irmão www.myiwc.com. Esperamos que tal situação seja objecto de atracção de tráfego.
Temos também em perspectiva um bot chamado Alia que de momento está a ser preparado para funcionar em inglês, e que eventualmente funcionará em lingua portuguesa. O bot é uma aplicação de inteligência artificial que response correctamente sobre os princípios básicos do Islão e é conhecedor de vários tópicos. Este trabalho poderá estar disponível daqui a um ano talvez.
O problema número 1 que a Admin deste "site" enfrenta é que todo o trabalho cinge-se sobre mim, e em parte sobre Salahudeen. Nós precisamos de mais apoio, e temos que reconciliar o nosso trabalho mundano com o trabalho religioso.
Incha-Allah com apoio de todos e com algum esforço e sacrifício conseguiremos superar todas as dificuldades, e assim contribuiremos na dignificação do Islão.
Ma'a-salaama,
Tayeb
Assalam Aleikum
Quando se olha a imprensa vê-se que as atrocidades cometidas são consideradas como se fizessem parte da religião. Isso não devia ser aceite, uma palavra de condeção dos muçulmanos torna-se necessária.
O muçulmano já está conotado com o terrorismo, é por isso que se deve dar a conhecer ás pessoas o que significa o islão.
O silêncio pode ser comprometedor a longo prazo, para isso basta ver o sentimento crescente anti-islão na Europa.
Normalmente o racismo e xenofobia nasce da ignorância, para acabar com essa ignorância é necessário levar a conhecer o islão (visto ser do islão o assunto em causa).
Porque os racistas, esses não estão parados aproveitam cada instante para aumentar o ódio entre a população.
Não me interessa se existe terrorismo de catolicos, protestantes ou judeus. Só os actos ligados ao islão me dizem respeito. Que existem loucos que usam o nome do islão para fins politicos ou de outra natureza, ninguém pode negar, e da minha parte, eu não os deixarei faze-lo dentro das minhas possibilidades.
salaam,
Ricardo Correia
Wa-alaikum-as-salaam,
Muitos muçulmanos tentam condenar tais actos e normalmente não se lhes dá voz. A Imprensa ignora-os e até deturpa o que dizem.
Talvez não me expliquei bem, o que me revolta é que temos que repetir vezes sem conta como se fossemos papagaios que condenamos tais actos. Porém os actos cometidos por muçulmanos são resultantes das acções de humilhação diária e opressão que a população muçulmana sofre. Os problemas não são resolvidos mas sim agravados diariamente puxando os muçulmanos até aos limites.
Os muçulmanos perguntam-se mas muitas vezes não o dizem publicamente: porque é que devem eles condenar os actos cometidos contra civis, se em enome de "democracia" e acção "civilizadora" os muçulamnos civis são diariamente massacrados? Onde está a voz de consciência e decência quando se fala de mais de 650 civis mortos em Fallujah? Estas mortes são "danos colaterais"? Milhares de casas Palestinianas foram destruídas, centenas de Palestinianos foram executados, e diariamente fazem-se ataques indiscirminados contra civis muçulmanos...
Sobre os católicos o que se sabe que ninguém, nem o Vaticano responsabilizou a fé católica pelos actos da IRA. O terrorismo judaico, mesmo que perpretado pelo estado judaico, não é nenhuma responsabilidade da fé judaica. Porque é que o terrorismo islâmico deverá ser responsabilidade da fé islâmica?
A sí irmão Ricardo importa que os muçulmanos deverão condenar actos cometidos por muçulmanos. Como já disse muitos muçulmanos o fazem e o exemplo em portuugês é a revista Al-Furqán e por vezes a Comunidade Islâmica de Lisboa. O mesmo acontece no Brasil, em Moçambique etc, onde as Comunidades locais condenam tais actos.
Ma'a-salaama,
Tayeb
Wa-alaikum-as-salaam Tayeb
Sim é verdade em relação ao registo, parece estar ok, ainda não verifiquei se o irmão que desejava registar-se se o fez, mas não creio que tarde muito :) .
Já em relação ao assunto de condenar actos terroristas:
Concordo em absoluto consigo, começamos a ficar cansados de dizer sempre o mesmo, por vezes já nem sei se valerá o esforço.
Contudo no final penso que sempre vale a pena, mas não critico quem não o pense que não vale o esforço tipo papagaio que vc citou :o .
Porque se:
Defendemos o povo martirizado da Palestina, Iraque, chechenia... somos apelidados de terroristas, anti-semitas...
Só é permitido defender invasões, ocupações... isso é o politicamente correcto :x .
Ricardo Correia
PatriciaMartins
16-04-2004, 11:05
Olá a todos!
Já participei deste forum algumas vezes, no entanto, confesso que deixei de vir porque achei que o forum estava muito parado...
Agora decidi voltar para podermos, todos juntos, dar uma nova imagem a este forum, uma nova alegria... se Deus quiser.
Venho também porque conheço de outro forum, uma pessoa espectacular que me tem também ajudado muito, o Ricardo Correia.
Como já tinha dito quando me apresentei, eu não sou Muçulmana, mas estudo, por interesse próprio, o Islão. Isto acontece porque há uma pessoa muito especial na minha vida que é Muçulmano, é Marroquino e mora em Portugal.
Vou tentar aparecer por cá mais vezes, sempre que poder, para fazermos deste forum um sucesso, pois quem vocês bem merecem.
Cumprimentos
Patricia :)
Olá Patricia :)
Agradeço seu elogio, apesar de muito exagerado :oops:
Fico feliz em saber que tudo corre 8)
Ricardo Correia
Olá a todos!
Já participei deste forum algumas vezes, no entanto, confesso que deixei de vir porque achei que o forum estava muito parado...
Agora decidi voltar para podermos, todos juntos, dar uma nova imagem a este forum, uma nova alegria... se Deus quiser.
Venho também porque conheço de outro forum, uma pessoa espectacular que me tem também ajudado muito, o Ricardo Correia.
Como já tinha dito quando me apresentei, eu não sou Muçulmana, mas estudo, por interesse próprio, o Islão. Isto acontece porque há uma pessoa muito especial na minha vida que é Muçulmano, é Marroquino e mora em Portugal.
Vou tentar aparecer por cá mais vezes, sempre que poder, para fazermos deste forum um sucesso, pois quem vocês bem merecem.
Cumprimentos
Patricia :)
Olá Patricia:
Bem aparecida de novo. É claro que este espaço só pode ser mais interactivo com a participação.
Que Allah traga tudo de bom no relacionamento de que falou.
Ma'a-salaama,
Tayeb
Em relação a este assunto, penso que o que existe em Portugal é uma grande desinformação sobre o Islão.
Eu sou Portuguesa e cristã de nascença. Todavia à 4 anos que comecei a conhecer esta religião a interessar-me por ela. Contudo aqui em Portugal não tinha por onde recorrer. Então foi na net que encontrei algumas pessoas (não portuguesas) que começaram a me esclarecer sobre este assunto. Para obter o Corão em Português (Brasileiro) tive que o comprar na net. Estou neste momento apreender árabe, e nestas aulas o Porf. vai dando algumas informações sobre este a Religião Islamica. Obtive, do Dubai, livros (em inglês) sobre várias questões.
Assim, por todoas estas razões acho que sim, que os poucos que sabem alguma coisa sobre este assunto devem esclarecer os outros, pois Deus, pede no Corão, para calmamente, esclarecermos os povos dos livros (Tora e Biblia) sobre o Islão e tentar mostramos que algumas coisas dele estão erradas.
Penso que também em Portugal, devia haver um Centro Islâmico, não só em Lisboa como no Porto. Esse centro devia estar aberto ao Público todos os dias, deveria facultar todo o tipo de informação e esclarecimentos para as pessoas como eu, que querem saber mais e até converter-se.
Pois eu penso que se me converter, vou ter que ir fora de Portugal para o fazer e para saber mais.
Pelo menos, aqui no Porto, sinto que existe falta dessas coisas, onde por exemplo possa ir, falar com alguém sobre este assunto e discutir e conversar até com outros converitidos e verificar as opiniões deles e compara com a minha vontade.
É disso que procuro, daí a minha inscrição neste site.
Tenho muita vontade de apreender e depois de ensinar.
Cumprimentos a todos
de
Nidia
Olá Patricia,
Como tu, também não sou muçulmana, mas penso pelo que escreves-te que podemos trocar muitas ideias acerca deste assunto, pois acho que estamos numa situação identica.
beijinhos
Nidia
Assalamu Alaikum
E com tristeza que leio o que se esta a passar em Portugal em termos de opiniao publica negativa ao Islao...
No entanto, e no meio da advertencia que por vezes se descobrem as maiores surpresas...
Senti um conforto enorme em ler as respostas neste forum...
Alhamdulilah, a comunidade islamica neste forum e abencoada com paciencia e tolerancia...
Na minha opiniao, um pedido de esclarecimento se for requesitado deve ser enderecado, mas um desafio sem fundamento nao devera merecer grande atencao... Nao vejo o Sr. Miguel Sousa Tavares como alguem capaz de poder afirmar algo com credibilidade sobre o Islao. E a unica chamada de atencao devera ser feita num esforco de responsabiliza-lo pela posicao que toma, uma vez que e um lider de opiniao, pode influenciar uma audiencia e provocar mais intolerancia e violencia.
Todos sabemos a diferenca entre o bem e o mal. Alguem acreditar que uma religiao possa fomentar actos de injustica, parece-me a mim pura ignorancia ou talvez ingenuidade... Uma populacao com o minimo indice de massa cinzenta se questionara sobre tal... Precisamente porque ainda existe populacao em todo o mundo a por em questao a credibilidade do que e transmitido para os meios de comunicacao social, que desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, o numero de convertidos ao Islao tem aumentado. Pois sempre que alguem recusa deixar-se levar pela opiniao publica faz perguntas e quando obtem respostas, as respostas sao, em geral, incrivelmente inspiradoras...
Eu sou o resultado disso!
Eu perguntei e Deus respondeu.
E hoje sinto que vivi como uma peca de barro durante 26 anos que acabou de ganhar vida...
Acho que o maior problema e o conceito de evolucao da sociedade moderna... Evolucao nao e pisar terreno novo e original, evolucao e a estrada que nos leva a um destino, e pergunto-me, qual e o destino da humanidade?... Parece-me a mim que o considerado "Ocidente" esta em direccao a uma estrada sem saida. E quando chegarem ao fim terao que voltar para tras e quando o fizerem, entao, encontraremo-nos no seu retorno...
Que Allah vos abencoe...
Assalamu alaikum
Nur (Lucia Paiva)
salaam Nidia
na minha lista de endereços, encontrei um que talvez lhe possa interessar:
Lugar de Culto Islâmico de Porto
Ginásio dos Campeôes (C/ Sr. Abdellah)
Rua do Heroísmo, 223 - 4000 Porto
A mesquita mais perto creio que seja a de Coimbra, a qual não conheço
Mesquita de Coimbra
Rua Bernardo Santareno, Lote 201 - Cave
Quinta da Sta. Apolónia - 3000 Coimbra
o melhor mesmo é dar a lista completa:
1- Mesquita Central de Lisboa
Av. José Malhoa, 1000 (à praça de espanha)
Lisboa
2- Al Furqán
Orgão para Divulgação do Islamismo
Rua Guerraa Junqueiro, Edifício 11-B, 1.-F
cidade Nova - 2670 Santo Antonio dos Cavaleiros (Loures)
3- Comunidade Islâmica do Sul do Tejo
Mesquita do Laranjeiro
Rua D. Duarte, 12-A - 2810 Laranjeiro(Almada)
4- Mesquita Aicha Siddika de Odivelas
Rua Prof. Dr. Abreu, Lote 190
2675 Odivelas
5- Lugar de Culto Islâmico de Portela
C.C. Portela. Loja 26 -r/c - 2685 Portela
6- Lugar de Culto Islâmico de Póvoa de Sto. adriâo
Rua Alves Redol, 12 - 2675 Póvoa de Sto. Adrião
7- Lugar de Culto Islâmico de Forte da Casa
Rua dos Combatentes, 26 - 2625 Forte da Casa
8- Lugar de culto Islâmico de Colina do Sol
Lote 57, Loja E, Josefa de Óbidos - Colina do Sol
9- Lugar de Culto Islâmico de Sto. Antonio dos Cavaleiros
Edif. 7-A, 1. D - 2670 Sto. Antonio dos Cavaleiros
10- Lugar de Culto Islâmico de Vialonga
Torre 2, sitio Olival de Fora
Vialonga - 2600 Vila Franca de Xira
11- Lugar de Culto Islâmico de Carnaxide
Estrada de Outturela, Lote H - 2795 Carnaxide
12- Lugar de Culto Islâmico de Fetais
Rua Beira 5, 1 - E - Camarate - 2685 Sacavém
13- Mesquita de Coimbra
Rua Bernardo Santareno, Lote 201 - Cave
Quinta da Sta. Apolónia - 3000 Coimbra
14- Lugar de Culto Islâmico de Évora
Évoralimentar - Zona Industrial, Talhão 27
7000 Évora
15- Lugar de Culto Islâmico de Porto
Ginásio dos Campeôes (C/ Sr. Abdellah)
Rua do Heroísmo, 223 - 4000 Porto
16- Darul Ulum Al Islamiyat de Palmela
Av. Vila Amélia, 172
Cabanas - 2950 Palmela
17- Madressa Ahla Sunny Jamat
Largo Mouzinho da Silveira, 10 - Cave
2810 Laranjeiro
18- Darul Ulum Kadria-Ashrafia de Odivelas
Rua D. Nuno Alvares Pereira, 14 - B
2675 Odivelas
Wa-alaikum-as-salaam
Segundo me pareceu você converteu-se ao islão, estou certo?
Concordo em tudo o que vc disse...vou contudo focar um aspecto que eu penso ser curioso, nesta época que tanto se ataca o islão, tal como referiu o numero de conversões aumenta. Da minha própia experiência, o islão sempre se cruzou comigo, fosse amigos em França muçulmanos quer em filmes que muito me inspiram como o Malcom X, no entanto o islão nunca tinha ganho uma importância ao ponto de procurar saber mais e foi precisamente as agressões o impulso necessário que me levou a contactar com muçulmanos sobretudo em foruns como este e comecei a visitar sites sobre o assunto, a surpresa foi quase imediata o islão como religião encaixava maravilhosamente bem na forma com eu via a religião; crente em Deus, sem parceiros (nada de trindades), relação directa com Deus, foi amor quase á primeira vista... a descoberta do alcorão foi um autêntico choque, falava de Adão, Abrãao, Ismael, Isaque...Jesus (paz esteja com todos eles)...e ainda o último profeta, Muhammad (S.A.W)... levei quase um ano a decidir-me pela conversão até que ocorreu...
Ricardo Correia
Assalamu Alaikum
E com tristeza que leio o que se esta a passar em Portugal em termos de opiniao publica negativa ao Islao...
No entanto, e no meio da advertencia que por vezes se descobrem as maiores surpresas...
Alhamdulilah, a comunidade islamica neste forum e abencoada com paciencia e tolerancia...
Na minha opiniao, um pedido de esclarecimento se for requesitado deve ser enderecado, mas um desafio sem fundamento nao devera merecer grande atencao... Nao vejo o Sr. Miguel Sousa Tavares como alguem capaz de poder afirmar algo com credibilidade sobre o Islao. E a unica chamada de atencao devera ser feita num esforco de responsabiliza-lo pela posicao que toma, uma vez que e um lider de opiniao, pode influenciar uma audiencia e provocar mais intolerancia e violencia.
Todos sabemos a diferenca entre o bem e o mal. Alguem acreditar que uma religiao possa fomentar actos de injustica, parece-me a mim pura ignorancia ou talvez ingenuidade... Uma populacao com o minimo indice de massa cinzenta se questionara sobre tal... Precisamente porque ainda existe populacao em todo o mundo a por em questao a credibilidade do que e transmitido para os meios de comunicacao social, que desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, o numero de convertidos ao Islao tem aumentado. Pois sempre que alguem recusa deixar-se levar pela opiniao publica faz perguntas e quando obtem respostas, as respostas sao, em geral, incrivelmente inspiradoras...
E hoje sinto que vivi como uma peca de barro durante 26 anos que acabou de ganhar vida...
Acho que o maior problema e o conceito de evolucao da sociedade moderna... Evolucao nao e pisar terreno novo e original, evolucao e a estrada que nos leva a um destino, e pergunto-me, qual e o destino da humanidade?... Parece-me a mim que o considerado "Ocidente" esta em direccao a uma estrada sem saida. E quando chegarem ao fim terao que voltar para tras e quando o fizerem, entao, encontraremo-nos no seu retorno...
Que Allah vos abencoe...
Assalamu alaikum
Nur (Lucia Paiva)
Salam!
Sim, converti-me ao Islao no Ramadao passado, sou Muculmana ha 5 meses, alhamdulilah!
Comigo tem sido uma longa caminhada, se bem me lembro a primeira vez que entrei, de certa maneira, em contacto com o Islao, foi ha 11 anos atras quando li o "Alquimista" de Paulo Coelho e fiquei encantada com a ideia de se estar sempre preparado para morrer...
Ja "habitava" uma comunidade Islamica ha uns tempos e ia a umas palestras, ate que senti um chamamento superior a mim que despoletou TUDO!
Tive a sorte de ter pessoas a minha volta que nunca desistiram de mim, entre elas, um senhor adoravel responsavel por um centro islamico, Sr. Tareq, o Dr. Bilal Phillips que na primeira vez que falou comigo disse logo, "a menina e Muculmana, so ainda nao o sabe" e a maior inspiracao tem sido mesmo o estudioso Sheikh Hamza Yusuf...
O que me choca profundamente no ataque em Madrid, alem da sua obvia brutalidade, e que provavelmente, grande parte das vitimas estavam, ha um ano atras, a manifestar-se nas ruas de Madrid contra a guerra no Iraque...
Salam,
Nur
(Lucia Paiva)
Wa-alaikum-as-salaam
Concordo em tudo o que vc disse...vou contudo focar um aspecto que eu penso ser curioso, nesta época que tanto se ataca o islão, tal como referiu o numero de conversões aumenta. Da minha própia experiência, o islão sempre se cruzou comigo, fosse amigos em França muçulmanos quer em filmes que muito me inspiram como o Malcom X, no entanto o islão nunca tinha ganho uma importância ao ponto de procurar saber mais e foi precisamente as agressões o impulso necessário que me levou a contactar com muçulmanos sobretudo em foruns como este e comecei a visitar sites sobre o assunto, a surpresa foi quase imediata o islão como religião encaixava maravilhosamente bem na forma com eu via a religião; crente em Deus, sem parceiros (nada de trindades), relação directa com Deus, foi amor quase á primeira vista... a descoberta do alcorão foi um autêntico choque, falava de Adão, Abrãao, Ismael, Isaque...Jesus (paz esteja com todos eles)...e ainda o último profeta, Muhammad (S.A.W)... levei quase um ano a decidir-me pela conversão até que ocorreu...
Ricardo Correia
Assalamu Alaikum
Que Allah vos abencoe...
Assalamu alaikum
Nur (Lucia Paiva)
Salaam
Da minha parte como disse levei um ano após os primeiros contacto "serios", embora tenha tomado conciencia do islão em França em 1991, quando na minha turma foram acolhidas duas refugiadas da Argélia, ambas usavam o hijab, algo que nunca tinha visto...
As caminhadas podem ser longas, mas finalmente encontramos o nosso caminho :)
salam,
Ricardo Correia
Salam!
Sim, converti-me ao Islao no Ramadao passado, sou Muculmana ha 5 meses, alhamdulilah!
Comigo tem sido uma longa caminhada, se bem me lembro a primeira vez que entrei, de certa maneira, em contacto com o Islao, foi ha 11 anos atras quando li o "Alquimista" de Paulo Coelho e fiquei encantada com a ideia de se estar sempre preparado para morrer...
Ja "habitava" uma comunidade Islamica ha uns tempos e ia a umas palestras, ate que senti um chamamento superior a mim que despoletou TUDO!
Tive a sorte de ter pessoas a minha volta que nunca desistiram de mim, entre elas, um senhor adoravel responsavel por um centro islamico, Sr. Tareq, o Dr. Bilal Phillips que na primeira vez que falou comigo disse logo, "a menina e Muculmana, so ainda nao o sabe" e a maior inspiracao tem sido mesmo o estudioso Sheikh Hamza Yusuf...
O que me choca profundamente no ataque em Madrid, alem da sua obvia brutalidade, e que provavelmente, grande parte das vitimas estavam, ha um ano atras, a manifestar-se nas ruas de Madrid contra a guerra no Iraque...
Salam,
Nur
(Lucia Paiva)
Wa-alaikum-as-salaam
Ricardo Correia
Assalamu Alaikum
Que Allah vos abencoe...
Assalamu alaikum
Nur (Lucia Paiva)
Assalamu Aleikum,
Nur
Louvado seja Allah por lhe ter mostrado o caminho da Verdade. Pelo que percebi, reside na zona do Porto. Indico-lhe o endereço de Email do Presidente da Comunidade do Porto e acho que será a pessoa indicada para lhe orientar.
abdul.manga@amorim
Salams
Walaikum Salam,
Obrigada pelo endereco de correio electronico do Presidente da Comunicade do Porto... Eu sou do Porto, mas nao resido no Porto, resido no Dubai... Mesmo assim terei todo o prazer em conhecer o Senhor...
Este contacto sera muito interessante para a Nidia, uma vez que existe poucas referencias para ela se guiar.
Mais uma vez obrigada.
Ma'salama,
Nur
Lucia Paiva
Assalamu Aleikum,
Nur
Louvado seja Allah por lhe ter mostrado o caminho da Verdade. Pelo que percebi, reside na zona do Porto. Indico-lhe o endereço de Email do Presidente da Comunidade do Porto e acho que será a pessoa indicada para lhe orientar.
abdul.manga@amorim
Salams
PatriciaMartins
20-04-2004, 10:18
Olá a todos!
É verdade Nidia, concerteza que teremos muita coisa para aprender uma com a outra... Estou de facto a tentar aprender o mais que posso pois o meu namorado é muçulmano (Marroquino) e eu gostava de poder ficar também mais perto dele neste aspecto...
O meu maior e grande problema é que não sei nada em árabe, o que me dificulta muito. Também é impossível aprender com a ajuda de um professor, pois aui onde moro não há ninguém que me possa ajudar. O que eu realmente precisava era de tentar aprender sozinha.
Por acaso não conhece nenhum livro em português que me ajude a aprender árabe?
Tenho também que dizer que o forum está muito mais interessante agora porque há uma maior particpação e ajuda entre os participantes...
Beijinhos para todos
Cumprimentos Ricardo, é formidável você está sempre presente!
PatriciaMartins
20-04-2004, 10:37
Só mais uma coisinha...
Seria interessante que todos os participantes actualizassem o seu perfil de utilizador, pois por vezes temos curiosidade em saber mais sobre a pessoa com quem estamos a conversar e não existe nada no seu perfil...
Penso que seria interessante que todos o fizessemos...
É apenas uma sugestão! :D
Beijinhos
Patricia
Wa-alaikum-as-salaam
Mesmo assim o endereço certamente será útil para a Nidia, que reside no Porto.
Ricardo Correia
Assalamu Aleikum,
Nur
abdul.manga@amorim
Salams
salaam
Talvez se possa abrir um tópico onde quem queira possa se apresentar :ideia: ...
Ricardo Correia
Só mais uma coisinha...
Seria interessante que todos os participantes actualizassem o seu perfil de utilizador, pois por vezes temos curiosidade em saber mais sobre a pessoa com quem estamos a conversar e não existe nada no seu perfil...
Penso que seria interessante que todos o fizessemos...
É apenas uma sugestão! :D
Beijinhos
Patricia
Boa Tarde a todos,
Em primeiro lugar gostaria de agradecer todas as indicações que o Ricardo me deu.
Gostaria também de lançar uma questão às pessoas que se converteram ao Islão e que já o praticam à alguns anos?
Se são portugueses e vivem em Portugal como conseguiram aquele apoio que eu busco de momento, ou seja, ler sobre o assunto (em português), ler testumunhos de outras pessoas ou até conversar com elas sobre o efeito das mudanças nas vida delas, como as familias encaram essa mudança, etc.
Agradeço a todos que responderem a esta minha questão.
Nidia
Boas Patricia,
Olha livro em Português não existe, o que posso fazer é disponibilizar-te online um local na net onde possas fazer donwload de todo o material que tenho e até de alguns links.
Beijinhos
Nidia
Olá a todos!
É verdade Nidia, concerteza que teremos muita coisa para aprender uma com a outra... Estou de facto a tentar aprender o mais que posso pois o meu namorado é muçulmano (Marroquino) e eu gostava de poder ficar também mais perto dele neste aspecto...
O meu maior e grande problema é que não sei nada em árabe, o que me dificulta muito. Também é impossível aprender com a ajuda de um professor, pois aui onde moro não há ninguém que me possa ajudar. O que eu realmente precisava era de tentar aprender sozinha.
Por acaso não conhece nenhum livro em português que me ajude a aprender árabe?
Tenho também que dizer que o forum está muito mais interessante agora porque há uma maior particpação e ajuda entre os participantes...
Beijinhos para todos
Cumprimentos Ricardo, é formidável você está sempre presente!
PatriciaMartins
21-04-2004, 12:39
Olá Nidia!
Se não lhe causar muito transtorno, agradecia a sua disponibilidade...
Beijinhos e obrigada pela sua atenção...
Patricia
Prezadas Nídia Ponte, Patrícia Martins e Nur (Lúcia) Paiva
A paz esteja convosco.
Li as vossas mensagens, cujos conteúdos mereceram a minha melhor atenção. Que Deus vos continui ( e a todos nós) a iluminar espiritualmente.
Sobre a aprendizagem do árabe sugiro a aquisição do livro "O árabe não é difícil", edição de Alfurqán (texto arábico, trad. e transsliteração portugeusa com exercícios; um total de 10 lições importantes para os iniciantes. Poderão consultar o site www.alfurqan.pt e consultar a montra de livros e de temas islâmicos. Os livros poderão ser solicitados através do seu e-mail: alfurqan00@hotmail.com. Para mais contactos sobre o islão e literatura islâmica em português, poderão contactar directamente o sr. Yiossuf Adamgy, director da Al Furqán.
Quanto à irmã NUR Lucia Paiva, gostei de ler o seu e-mail dirigido ao Director e publicado na revista AlFurqán nº. 137, na rubrica "De Nossos Leitores". Soube, através dessa revista que, foi á casa do Director, onde adquiriu livros islâmicos em Português e que ficou entusiasmada pela sua leitura. Parabéns pela seu regresso ao Islão. Na verdade, é só Deus quem orienta as pessoas ... aos que divulgam e trabalham em prol do Islão apenas compete passar correctamente a mensagem ... Que Deus aceite o esforço de todos quantos divulgam a nobre e humana causa Islâmica, sobretudo nos tempos conturbados ...
Saudações Fraternais
OSAMA
Prezada Nídia Pontes
A Paz esteja consigo.
No que respeita ao seu desejo de saber «sobre o assunto (em português), ler testumunhos de outras pessoas ou até conversar com elas sobre o efeito das mudanças nas vidas delas, como as familias encaram essa mudança, etc.» , tenho a honra de, em primeira mão, pois, hoje, saíu, na Mesquita de Lisboa, o nº. 138 da Revista Al Furqan, transcrever-lhe o conteúdo publicado de uma irmã que se converteu ao islão, como nome de Jamila Adjana. Eis, pois, a transcrição, com devida vénia, do Al Furqán, e que creio, salvo melhor opinião, deve ser do seu interesse e de muitas outras pessoas:
«...Tempo de os muçulmanos se fazerem ouvir»
Estimado Yiossuf Adamgy
Assalam Aleicum.
Estou interessada em receber outro volume do Alcorão Sagrado, caso seja possível o 1º, pois recebi o 2º volume. Agradeço o envio à cobrança.
Já agora, agradecia também que me informasse se posso receber a vossa revista e o que posso fazer para a receber mensalmente.
Aproveito também o momento para deixar algumas palavras, dados aos últimos acontecimentos em Madrid e que trouxeram também a Portugal alguma instabilidade. Gostaria de dizer que considero que é tempo de os muçulmanos se fazerem ouvir, não podemos deixar que nos tratem da mesma forma e que nos considerem a todos terroristas! É absurdo o que tenho ouvido e o que tenho visto através da comunicação social! Não nos podemos deixar abater nem nos esconder para que não reparem em nós, no intuito de assim mostrarmos que nada temos a ver com radicalismos. É necessário, cada vez mais, o diálogo para que possamos dar a conhecer o que é o Islão.
Sinto-me triste e um pouco revoltada até, de não ter tido apoio na minha conversão e ter de sair do país onde nasci para poder fazer a minha declaração de fé.
Não tenho convivência com muçulmanos em Portugal, não tenho qualquer apoio, não estou integrada em nenhuma comunidade mas sou muçulmana por convicção!
Mas tudo isto, faz-me reflectir e verificar que a divulgalção do Islão em Portugal é pobre, lamentavelmente.
Salaams - Paz!
Jamila Adjana
jamila_adjana@hotmail.com
Saudações Fraternais
OSAMA
Assalamu Aleikum,
Nur
abdul.manga@amorim
Salams
Creio que o email está incompleto. Deverá ser abdul.manga@amorim.pt creio eu.
JazakAllah Sadika pela correcção!
Salams
Assalamu Alaikum
Obrigada pelo comentario...
Devo admitir que fiquei muito surpresa quando, de repente comecei a receber e-mails de muculmanos em Portugal... So mais tarde me apercebi do que se estava a passar...
Fico grata pelo Sr. Adamgy ter publicado o e-mail que lhe enviei, pois foi assim que recebi benvindas calorosas de Portugal... E muito importante ter uma comunidade, e quando fui a Portugal anunciar a boa nova da minha conversao, nao me senti sozinha, pelo contrario, estava a resplandecer tanto de alegria que ninguem teve duvidas sobre a minha escolha... Mas so evoluimos em comunidade e preciso deste apoio...
Ja li muito sobre o Islao, tanto que os meus colegas muculmanos aqui costumavam fazer piadas sobre o meu conhecimento, diziam que eu queria ser uma entidade estudiosa do Islao antes de ser muculmana...
Mas sempre me assombrou a ideia de nao saber o suficiente e descobrir algo importante tarde demais... Ate que aconteceu um episodio engracado, quando eu estava a ir muito rapidamente em direccao a religiao... Houve dia em que um amigo meu vindo da Umrah disse-me: "Trouxe-te agua Zam Zam." E eu passei-me por completo e comecei histericamente aos berros a dizer: "Agua Zam Zam, o que e isso? Como e que eu me posso converter ao Islao se nao sei o que e a agua Zam Zam? E como isto podem haver muitas coisas mais que eu nao sei..." Ele la me acalmou e explicou-me o que era a agua Zam Zam, e rematou com o comentario: "Pronto, agora ja sabes o que e a agua Zam Zam, agora ja te podes converter!"
Mas este foi um dos muitos episodios da minha caminhada...
No passado ramadao comecei a sentir um chamamento, e passo a passo comecei a mudar dentro de mim, senti como que se tivesse um molde de gesso a minha volta, moldado com os anos pela sociedade em que nasci, vivi e cresci, e a medida em que caminhei em direccao ao Islao e como que o gesso a minha volta comecasse a quebrar e a cair por chao, peca, por peca, em que so a peca original ficou, o que Deus criou... E pela primeira vez me senti que ganhei vida...
Entao nas minhas 2 semanas de caminhada quando tudo comecou a acontecer muito rapidamente... Dia a dia algo mudava na minha vida, houve um dia em que deitei fora uma garrafa de vinho do Porto... Nao bebo, mas sendo do Porto, e uma vez que estava longe de casa, acreditava que uma verdadeira casa Portuense tinha que ter uma garrafa de vinho do Porto... Mas nesse dia pequei na garrafa, pedi perdao a Deus por estar a "estragar comida" e despejei o conteudo da garrafa na banca da cozinha... E como esta mudanca que veio de dentro, muitas outras...
Mas como disse anteriormente, ja li muito mesmo sobre o Islao, e acho que nao e o suficiente apenas escrever sobre o Islao, e preciso inspiracao, paixao e dedicacao, e e isso que existe na Al Furqan... Abencoado seja o Sr. Adamgy!
Existe uma grande recompensa de Deus para quem "promove" leitores sobre o Islao, e por isso, acho que muitas pessoas tentam seguir a escrita como meio de receber bencaos de Deus... Acredito e reconheco os seus esforcos, e que Deus os reconheca tambem, insha'allah, mas os nao-muculmanos e os novos muculmanos precisam muito mais do que textos massivos e informacao complicada, eles precisam sim de uma mensagem que lhes toque o coracao e e isso que a Al Furqan tem feito muito bem... Ma'shallah!
Acho que ja me "estendi" demais...
Assalamu Alaikum Wa Rahmatullah Wa Baracatu
Nur
Lucia Paiva
Prezadas Nídia Ponte, Patrícia Martins e Nur (Lúcia) Paiva
A paz esteja convosco.
Li as vossas mensagens, cujos conteúdos mereceram a minha melhor atenção. Que Deus vos continui ( e a todos nós) a iluminar espiritualmente.
Sobre a aprendizagem do árabe sugiro a aquisição do livro "O árabe não é difícil", edição de Alfurqán (texto arábico, trad. e transsliteração portugeusa com exercícios; um total de 10 lições importantes para os iniciantes. Poderão consultar o site www.alfurqan.pt e consultar a montra de livros e de temas islâmicos. Os livros poderão ser solicitados através do seu e-mail: alfurqan00@hotmail.com. Para mais contactos sobre o islão e literatura islâmica em português, poderão contactar directamente o sr. Yiossuf Adamgy, director da Al Furqán.
Quanto à irmã NUR Lucia Paiva, gostei de ler o seu e-mail dirigido ao Director e publicado na revista AlFurqán nº. 137, na rubrica "De Nossos Leitores". Soube, através dessa revista que, foi á casa do Director, onde adquiriu livros islâmicos em Português e que ficou entusiasmada pela sua leitura. Parabéns pela seu regresso ao Islão. Na verdade, é só Deus quem orienta as pessoas ... aos que divulgam e trabalham em prol do Islão apenas compete passar correctamente a mensagem ... Que Deus aceite o esforço de todos quantos divulgam a nobre e humana causa Islâmica, sobretudo nos tempos conturbados ...
Saudações Fraternais
OSAMA
Asalamu alaikam Dear brothers,
I would be recently visiting portugal for a week
please could you guide me with the location of mosque in cascais and lisbon
Asif nagina
asif_nagina@yahoo.com
You can find one in Lisbon at this adress:
Mesquita Central de Lisboa
Av. José Malhoa (à Praça de Espanha)
1000 Lisboa
Phone +351213874142
Fax: 351213872230
Hope you enjoy Portugal
Nidia
Salam
Mt bem, A Allah te guie e te de forcas pra continuares a tua tua busca de sabedoria!
Ismael&Rehana
JoaoSalgado
18-11-2004, 17:59
sr Osama,
Por favor poupe-nos essas reflexões de retórica demagógica.
É claro que o Islão não defende o mal. Mas, há muita gente em seu nome a fazer mal e a responsabilizar por isso o Ocidente. Essa cassete já está gasta.
Vocês não conseguem fazer auto críticas? Não conseguem olhar para dentro da vossa casa e ver o que está mal para assim melhorarem?
que mal vos fez o Ocidente? Sejam honestos convosco mesmo, não cuspam no prato de onde comem, bolas! Se isto é assim tão obsceno e doentio porque estão cá? Porque querem fazer vida aqui ?
Nós os Ocidentais, olhámos para a cultura mulçumana, chinesa, etc... e assimilámos o que de bom havia nelas e por isso a nossa civilização prosperou e a vossa faliu. Faliu há 500 anos em Granada e ruíu de vez com a derrota dos turcos no Mediterrâneo que não quiseram saber o que de bom por cá se fazia e foram para a guerra com total desconhecimento da superiodade tecnológia do Ocidente.
Aqui no ocidente nós discutimos livremente as nosssas doenças epirituais, sociológicas e outras. Por isso mesmo havemos de encontrar a cura e o caminho como sempre temos feito. Nos países que vocês abandonaram ,antes de se terem seduzido pela prostituta e degradante civilização Ocidental, ninguém discute as doenças da alma nem da sociedade. Têm uma autoridade que o faz pelas 1,3 biliões de atrasados. Quando alguém questiona têm sempre a resposta na ponta da língua que o desígnios de Hallah são insondáveis.
Tenha humildade sr. Osama
Veja o "bem" feito pela França na Argélia pelo processo "democrático" das eleições que não terminaram, a "democracia" dada aos iraquianos e na morte "benigna" de 100.000 civis pelos bombeadeamentos "precisos", a "produção" e o cultivo "inofensivo" de papoila no Afeganistão resultando em 95% da medicina "heroína" nas ruas europeias ;) ....
Se são esses os benefícios de que fala, então compreendem-se "Zarqawi" e outros!
YiossufAdamgy
19-11-2004, 11:14
Prezado sr. João Salgueiro:
A paz esteja consigo!
Lí a sua reacção, colocada em 18-11-2004, 17:59, em relação às «reflexões de retórica demagógica» do sr. Osama.
Sobre essa questão, gostava de lhe :
1) - Informar que, há mais de 6 ou 8 meses, o sr. Osama despediu-se publicamente desde Fórum, indo para fora ... razão pela qual o seu silêncio; por isso estranho, aqui, que ninguém entre os moderadores, e nem entre os administradores lhe tenham informado a esse respeito... poderão, eventualmente, estarem a fazê-lo ...
2) - Solicitar que transcreva, aqui, qual o artigo ou «reflexões de retórica demagógica» do sr. Osama, que lhe indignaram para eu e outras pessoas sabermos, a fim de se situar a questão para lhe podermos dar razão ou rebater as suas palavras a esse respeito.
3) - Manifestar, sincera e democraticamente, e sem qualquer intuito de lhe ofender, o meu desagrado da forma como exprimiu a "sua indignação" não só ao Sr. Osama como também aos Muçulmanos em geral, pautando o Islão pelo eventual comportamento errôneo de alguns muçulmanos (com sete pedras na mão) e a maneira como o fez (com arrogância desmedida), para, no fim, pedir humildade ao sr. Osama e, por arrastamento, aos Muçulmanos.
Agradecendo antecipadamente a sua civilizada atenção prestada a este assunto, e aguardando a transcrição das "relflexões de retórica demagógica do sr. Osama», para não só eu me debruçar, mas quiçá, também outros participantes, sobre essa questão, subscrevo-me com estima e consideração.
Yiossuf Adamgy
(Director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán)
JoaoSalgado
19-11-2004, 18:12
Ex.mo Sr Yiossuf Adamgy ,
Quando à ofensa aos muçulmanos, queiram estes aceitar as minhas desculpas porque não foi minha intenção ofendê-los.
Quanto à carta do Sr. Osama escrita no seu artigo 'carta da "Al-Qaeda" a Uma Cidadã da Europa Vencida' já tenho as seguintes razões para ficar indignado, não com os muçulmanos, mas sim com a desonestidade intelectual.
1) Li várias vezes o artigo e, salvo erro ou má interpretação da minha parte, não li uma só frase de condenação aquele acto cruel perpetrado por facínoras selvagens e animalescos que pensam estar a fazer a vontade de Deus e que por isso vão ganhar o paraíso e mais 70 virgens!
Pelo contrário vi um hábil exercício, qual contorcionísta, a defender, quase legitimando, aquele grupo de facínoras que se dá pelo nome de Al-Qaeda, que ninguém ainda percebeu o que eles querem. Ao que parece parece têm inveja do sucesso do Ocidente e por isso querem nos fazer sofrer.
2)Eu recuso-me a acreditar que o sr Osama, tão ilustre pensador como de resto está patente na brilhante argumentação de branqueamento da barbárie, acredite na sua própria argumentação.
3) Claro que o Ocidente não é perfeito, mas ainda assim, é melhor que as sociedades islâmicas principalmente aquelas governadas por clérigos islâmicos. A prova disso mesmo, é que a fila de muçulmanos a quererem fazer vida no Ocidente não pára de engrossar e "todos os dias" vemos notícias de magrebinos engolidos pelo mar ao tentarem alcançar a Europa clandestinamente.
4) Não é elegante cuspir no prato de onde comemos quando ainda por cima estamos à mesa do anfitrião que, generosa e civilizadamente, nos proporcionou o alimento e subsequente bem-estar.
5) Só Deus está acima das críticas. Os governos, Elites religiosas e costumes sociais, na minha opinião, são e devem ser criticáveis. Só com a auto crítica nos podemos aperfeiçoar cada vez mais. Aqui, nós aceitamos esse princípio, mas, pessoas como o Sr. Osama, e ilustres clérigos islâmicos nunca aceitam críticas nem sequer reflexão sobre as suas práticas. É a vontade de Deus, retorquem eles, como se fossem Deus ou seus profetas.
Nós já tivemos inquisição, é verdade, mas acabámos com ela e fomos nós próprios a fazê-lo.
Atentamente,
Olá João:
Deixe por favor de comparar seres humanos com animais, pois os animais não são nem podem ser tão cruéis como os humanos.
Além disso nós não permitimos linguagens que causam mau ambiente dentro dos fóruns. O João deverá moderar a sua linguagem e discutir os assuntos numa maneira lógica.
Você vem atacando o Islão com insinuações como "70 virgens", como se os mártires que combatem em causas justas como o da Palestina e do Iraque procurassem companheiras no Paraíso e este seja o motivo do seu auto-sacrifício.
Peço-lhe que deixe de fazer afirmações que misturam as discussões com matéria que consideramos ataques ao Islão. Por exemplo mostre-me quais são os países governados por clérigos a não ser o Irão?
Já agora esclareça-me por favor pois estou a ficar com dúvidas. Qual é o Osama a que está a referir-se? Osama membro deste espaço? Ou OBL (Osama bin Laden)? Se é o último a que se refere devo informar-lhe que nenhum de nós conhece-o ou sequer pode responder por ele.
De qualquer modo vou de imediato dar-lhe mais um cartão amarelo na esperança de que vai diminuir o seu tom agressivo. Se persistir com a sua linguagem e os ataques vou ter que mesmo baní-lo deste espaço de discussão.
Salaams,
YiossufAdamgy
19-11-2004, 23:52
Exmº. sr. João Salgado
O sr. escreveu, e passo a citar:
«Quanto à carta do Sr. Osama escrita no seu artigo 'carta da "Al-Qaeda" a Uma Cidadã da Europa Vencida' já tenho as seguintes razões para ficar indignado, não com os muçulmanos, mas sim com a desonestidade intelectual.»
Deixe-me esclarecer-lhe o seguinte, sr. João Salgado:
1) - Com o devido respeito, creio que o sr. está cego e confuso, pois o sr. Osama permitiu-se apenas transcrever «carta de "Al-Qaeda" em resposta à uma Cidadã da Europa Vencida» da autoria de um português, por sinal cristão, Prof. de Filosofia em Portugal, cujo nome é PEDRO MIGUEL MELO DE ALMEIDA. E a carta foi publicada no Jornal "Pùblico" do dia 11 de Abril de 2004.
2) - Por conseguinte, se o sr. quer atacar alguém por isso, deve fazê-lo ao Prof. Pedro Miguel Melo de Almeida, autor dessa carta, e de preferência dirigindo-se ao Director do Jornal "Pùblico" que a publicou, e não ao sr. Osama.
3) - E antes de o fazer e criticar os muçulmanos, sem mais nem menos, sugiro que deveria ler primeiro o artigo provocativo da "Cidadã da Europa Vencida", publicada no jornal "Público".
Sobre a restante parte da sua argumentação repetitiva, em todas as suas mensagens, não vale a pena fazer mais comentários, até porque o Administrador deste Fórum, sr. Tayeb, já o fez, em poucas palavras, muito explicitamente.
Atentamente.
int3rrupt
05-01-2006, 18:08
Antes de mais nada um grande bem haja para todos e muita paz.
Gostaria de dizer que não sou da religião muçulmana, nem tão pouco me identifico com alguma religião em especial, porque quase todas elas falam de praticar o bem e como tal não me parece que deva de ser de uma em especial, desde que o pratique tudo bem. Tenho imensos amigos muçulmanos, cristãos, católicos, entre outras religiões não menos importantes e respeito todas elas, todos os que as praticam têm a sua fé (ou deviam ter) e antes de mais nada, devemos todos pensar e reflectir que não se trata de religião mas sim de pessoas. Existem pessoas boas e más em todo o lado independentemente da sua religião ou credo e embora me pareça que esteja a discutir o sexo dos anjos, não creio que exista uma religião melhor que outra... são todas diferentes e todas iguais(isto no bom sentido)!!! Infelizmente continua-se a dizer "a minha é maior que a tua" entre outras parvoíces... só isso já é razão para discussão... para mim é "cada um com a sua", respeitando tudo e todos que se dêem ao respeito e nunca confundindo pessoas com religião. Muitos dizem..."ah aqueles muçulmanos fanáticos deviam morrer todos", mais parvoíce que isto não há, "tal como eles (cristãos, católicos e afins salvo seja) fizeram mal aos muçulmanos, deviam morrer todos" é uma outra e igual parvoíce.... é o mesmo que uma criança A bater em outra B e como tal a B deve vingar-se (só o vingar-se já é mau, mas... isso é um sentimento humano) batendo em todas as da vizinhança que n sejam seus amigos... é ridículo.
Um bem haja para todos
Olá int3rrupt,
Bem-vindo a myciw.org. Esperamos vê-lo por aqui mais vezes e a participar na discussão.
Fez-se aqui esforço para oferecer novos serviços e interiamente gratuitos que envolvem programação como serviço de postais multimédia, calendário islâmico, as fases da lua, o horário das orações, etc, que não existiam e que foram criados pela nossa equipa. O nosso "site" funciona sob uma base de dados e é inteiramente interactivo como poderá constatar.
Tem toda a razão no que diz. Que fique claro: os muçulmanos neste fórum não tentam dizer que a minha religião é melhor do que a tua. O que se tenta neste fórum é desmistificar o Islão e explicá-lo. Nem se tenta converter ninguém.
O propósito deste espaço é uma melhor divulgação sobre o Islão e constituir uma comunidade virtual em que participam em diálogo permanente muçulmanos e não muçulmanos. Todos são bem-vindos. Temos é claro regras que se encontram no FAQ.
A mensagem do Islão é simples e clara: "Não há outra divindade a não ser Deus e Muhammad é o Seu ultimo mensageiro".
Os confrontos e as lutas que se verificam pelo mundo afora e que envolvem também muçulmanos não são assim fáceis de se explicar. Existem interesses geopolíticos, económicos e outros. Quem haveria de imaginar que o pobre Afeganistão é importante para escoar o gás natural e o petróleo da Ásia Central para os portos quentes do Oceano Índico, tal como o de Carachi, no Paquistão?
Ma'a-salaama,
Olá
Seja bem vindo.
Realmente aqui não se tenta mostrar que existe religião melhor.
Sinta-se á vontade para participar.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.