Vizualizar Versão Completa : Zakaat
:D Assalam-aleikum!
Sou ainda não-muçulmana, percebo pouco das leis e das tradições, mas quem me conhece sabe que desde há tempo tenho uma grande paixão por este mundo (do qual sinto fazer parte).
Há dias uma amiga recebeu a visita de irmãos muçulmanos, que lhe fizeram umas oferendas. Ela não percebeu nada, ao que lhe expliquei que deve ter sido uma forma de zakaat, mas ela acha que deve ter um significado especial na quantidade ( 5 notas, 5 frutos...).
Alguém pode tentar explicar-me?
Ma'a-saalam
HanaH
Assalamu Aleikum! Li a tua msg e percebi que um dia te irás converter. Certo? Conheces bem o mundo islamico? Conheces a mesquita de LX?
Assalamu alikum
Creio que me vou converter, mas ainda agora me iniciei no caminho.
Infelizmente ainda não conheço muito do mundo islâmico, mas estou a começar.
Sei onde fica a Mesquita de Lisboa, mas nunca entrei, pois não sei como se deve proceder.
Fico a aguardar a V/preciosa ajuda no que concerne às minhas dúvidas.
:revirando:
HanaH
Olá Ana:
Certamente que os oferendas a que se refere não se trata Zacá, porque existem regras específicas de se dar. De facto o Zacá é um dos cinco pilares do Islão, porém isto de cinco peças de cada oferenda é algo misterioso.
Uma das regras principais do Zacá, é que o que damos ou quanto damos, não se deve publicitar. Veja o site www.sbmrj.org.br/page2ptcarater.htm sobre os pilares do Islão.
Aconselho-lhe a ler sobre o Islão, e para se iniciar leia Apresentação do Islão, link na primeira página deste portal, dentro do menú principal, veja o site da revista Al-Furqan em www.alfurqan.pt, e um óptimo site brasileiro do irmão Ziad em http://www.ziad.hpg.ig.com.br
Não hesite em trazer aqui as suas perguntas. Tenho a certeza de que os membros deste fórum tentarão responder.
Que Allah lhe mostre o caminho Verdadeiro.
Sadika
Olá Sadika
Eu tive muitas duvidas antes de colocar a minha questão sobre o Zakaat, pois sei que esse tipo de coisa não se deve divulgar. Assim dei um exemplo, uma vez que o objectivo era saber o porquê do número cinco na quantidade.
Agradeço os sites, cada vez mais me sinto em casa.
Um grande bem haja pra vocês, que são pessoas de bem.
Ma'a-Saalam
HanaH
Assalam Aleikum
Além dos bons sites já divulgados portugueses e brasileiros como o do Mohamad Ziad, site esse que muito me ajudou a conhecer o islão juntamente com o de Maria Moreira que passo a indicar:
islamicchat (http://www.geocities.com/islamicchat/)
Ricardo Correia
Assalam aleikum Ricardo,
fiquei com curiosidade em conhecer o site de Mohammad Ziad.
Pode dizer-me qual é? Obrigado
Salams
Ana
Olá HanaH:
É so premir sobre o link da minha mensagem.
:)
Sadika
Olá Sadika,
Obrigado, já consegui.
Salams
HanaH
Assalam Aleikum HanaH
AInda bem que já conseguiu, o site do irmão Mohamad Ziad é muito bom.
O site da irmã Maria Moreira também tem excelentes artigos, só não percebo porque está tão llleeeentttooooooooo para abrir, mais alguém tem o problema em abrir o islamicchat ou sou eu o único infeliz.
estes são para mim os dois sites mais completos sobre o islão.
se inglês não for problema, tem um site com biografia do profeta Muhammad.
www.prophetmuhammed.org
Ricardo Correia
Assalam aleikum Ricardo,
vocês todos têm sido fenomenais comigo, em ajudar-me a esclarecer as minhas dúvidas, muito obrigado!
Já agora, uma pergunta para quem quiser responder.
Como devo proceder ao dirijir-me à mesquita de Lisboa, na intenção de saber mais coisas e eventualmente comprar umas publicações?
Agradeço a V/estimada ajuda.
Salams- Que a paz esteja convosco
HanaH :piscando:
Prezada irmã Hanah
Assalamu Alaikum Warahmatullahi Wabarakatuhu
A Mesquita de Lisboa está em obras... que, pelos visto, estão muito demoradas. Em relação às publicações islâmicas, a Comunidade Islâmica de Lisboa não tem nada publicado. No entanto estão lá disponíveis mais de 200 obras editadas pela Revista e Editora Islâmica Al Furqán, (www.alfurqan.pt) que, desde há 24 anos para cá tem vindo, humildemente, a colmatar a lacuna existente na Comunidade Islâmica.
Sugiro que contacte Yiossuf Adamgy, director da Al Furqán, que, vindo do Algarve, costuma estar só às sexta-feiras na Mesquita de Lisboa, das 12h30 às 15h00. A Al furqán tem um livrinho sobre Zakat.
Qualquer assunto adicional que queira saber, poderá expôr neste forum, pois alguém responder-lhe-á, como está acontecendo. Poderá, também, fazê-lo particular e directamente à Al Furqán através do e-mail alfuran00@hotmail.com. Poderá, igualmente fazer a assinatura anual da única revista islâmica portuguesa bimensal AL FURQÁN, cuja subscrição anual é apenas de 6,00 euros e receberá a revista em casa.
Querer é poder, por conseguinte fazendo votos para que alcance a via que procura, subscrevo-me com estima e
Saudações Fraternais
OSAMA
Caríssimo Osama, obrigado pelo esclarecimento.
Já tinha anteriormente enviado um email a Al Furqan, mas creio que tinha o endereço errado, agora poderei contactar de novo.
Tinha muita curiosidade e vontade de conhecer a Mesquita, mas sempre tive algum receio de não saber como me dirijir e a quem. Tinha receio de quebrar alguma regra, sendo não-muçulmana e estando ainda a iniciar-me.
Cada vez estou mais perto e cada vez acredito mais que as coisas só acontecem na hora certa, por mais que as desejemos antes.
Um grande bem-haja!
Ma'a Salams
Hanah
Assalam Aleikum
Bem desculpem-me a ignorância só que eu não vou todos os dias a uma mesquita, na realidade só fui uma vez ainda, e terei que lá ir para tirar uma dúvidas, mas isso é outro assunto.
Queria saber se existe alguma sala de oração para mulheres (mesquita de Odivelas)? porque tendo eu ido á mesquita em Lisboa e ela estar em obras, dirigi-me então á mesquita de Odivelas, e não vi mulheres em lado nenhum. Na altura não me lembrei de perguntar.
Alguém podia falar sobre o caso...
Amiga Hanah, nãos se preocupe em cometer algum erro na mesquita, olhe no meu caso cheguei e por lá fiquei, chegavam os irmãos muçulmanos cumprimentavam-me e seguiam o seu caminho, até que um começou a falar do islão, e tudo se passou rapidamente o acolhimento foi excelente, cometi erros, na deslocação pela sala da oração, mas ninguém sacou das ak47 :lol:
vç sempre pode dirigir-se á mesquita de Odivelas, sei que o sheik (penso que seja sheik) é marroquino, se não estou em erro, é que eu não o conheci, ele estava em viagem, estava no seu lugar um estudante de teologia, vários estudantes mesmo, alguns estrangeiros, mas fique sabendo que nenhum tinha a sua ak47 (74, a que se preferir).
Talvez tivessem facas ou sei lá debaixo das roupas, por isso avançei com cautela :lol:
Até que aconteceram coisas engraçadas como quando perguntei a que escola ele pertencia (referia-me ás 4 escolas juridicas sunitas), ele respondeu á escola de Palmela, o que me conseguiu fazer sorrir, mas depois tudo ficou esclarecido. 8)
Sem dúvidas que no dia em que vç estiver preparada irá concerteza á mesquita, talvez esse dia não tenha chegado, sabe eu fui por umas 4 ou 5 vezes á porta da mesquita antes de entrar.
Desculpem-me mas não resisti usar elementos de um texto que li á dias de um ex-testemunha de Jeová convertido ao islão, falo das referências feitas a armas...vou procurar o texto e coloca-lo aqui no forum, ele sempre tem mais piado do que eu 8)
Que Deus a guie nos seus passos
Ricardo Correia
Caro Ricardo,
obrigado pelas palavras simpáticas, que me ajudaram imenso a descontrair, já mencionei que li a estória do convertido ex-TJ e de facto adorei.
É mesmo isso que disse, tudo acontece no momento em que tem que acontecer.
Provavelmente vou hesitar muito, sendo mulher, ainda mais. Mas quando lá chegar, vou sentir-me muito bem, tenho a certeza. Desde há muito que o meu caminho se tem dirigido neste sentido, mas muito devagar, na maior parte das vezes por falta de coragem, por receio das implicações que isto tudo possa trazer na minha vida.
Agora já perdi o medo, e estou mais perto do que já alguma vez estive.
Vou concerteza, e com a vossa preciosa ajuda, chegar lá!
Inch Allah
Saudações,
Hanah
Olá, Hanah
Hesitar por ser mulher, não vejo motivo, espero que encontre o seu caminho :D
p.s. gostava de confirmar se viu a mensagem privada que lhe enviei
Ricardo Correia
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.