PDA

Vizualizar Versão Completa : Com o eminente ataque americano, que podemos fazer?

abdu99
10-01-2003, 13:37
Não creio que nenhum de nós tenha duvidas que a América atacará nas próximas semanas o Iraque.
Sem crer defender o regime Iraqueno, muitos de nós especialmente aqueles que não vivem nós Estados Unidos sentimos que de novo se está a preparar de novo uma injustiça de que as vitimas serão muçulmanas.
Mas poucos poderão deixar o seu país para ir combater pelo Iraque... Os tempos do Afeganistão estão longe!
Mas nós muçulmanos somos todos uma única Nação.
Portanto como responder ás seguintes questões que me pôs um amigo:

Do ponto de vista teológico (e prático) como é que um muçulmano pode auxiliar os seus irmãos nas situações em que são vítimas de injustiça como acontece quer no Iraque, na Palestina e na Chechénia?”
E segundo: um muçulmano que morre combatendo, na próxima guerra entre Iraque e EU, é mártir?

RC
06-03-2003, 13:54
Assinem, mesmo pensando não valer a pena, porque calar é ser cumplice

http://www.moveon.org/emergency/

RC
19-03-2003, 09:00
Quando irá a Humanidade aprender com os erros do passado.

Acontece um genocidio e dizemos que nunca mais deixaremos que isso aconteça, mas parece que a memória é curta e agora preparamo-nos impotentes para somar mais um genocidio á imensa lista de que é feita a nossa história comum.

Espero que esta nova guerra seja o inicio de uma nova ordem mundial, a do poder da opinião publica internacional, que seja o despertar das consciências de todos e não nos devemos resignar a factos consumados.
Não devemos jamais desistir de lutar pela justiça, não que Saddam Hussein o mereça, mas sim pelo povo do Iraque e todos os povos martires deste mundo.

Oremos a Deus pela sua misecórdia.
Oremos a Deus para que dê força e coragem ao povo Iraquianos.

Saudações
Ricardo Correia

Anonymous
23-03-2003, 14:25
Como cidadão português, natural da Ilha Terceira - Açores - lamento profundamente que o 1º Ministro Durão Barroso, tenha permitido o uso do sagrado solo de minha terra para que os EUA, Inglaterra e Espanha tenham afrontado o Conselho de Segurança da ONU. Podemos esperar o quê ? que daqui para a frente, qualquer país se diga livre de respeitar a ONU já que os EUA e seus cumplices em mais um massacre de população civil abriram um terrivel e perigoso precedente.
Sobre as bandeiras dos EUA, Inglaterra e Espanha se derramará o sangue dos inocentes. :oops:

RC
24-03-2003, 00:30
Bem permita-me juntar a bandeira portuguesa, porque sim nós somos tão culpados como eles.
como sabem a guerra começou e pode-se ver o "heroismo" americano e tarecos a enviar misseis sobre bagdad, luta cobarde.

Se deixarmos passar esta guerra sem protestos durante e após a mesma então a humanidade perdeu e a esperença acaba e como disse Saramago

Se não se consegue mudar as mentalidades então que venha o holocausto nuclear e bacteriologico e que arrebente com esta merda toda a que se chama de mundo.

Bem isto é suposto ser um forum de discussão de ideias, só é pena que a partipação seja quase nula. Mas vale sempre a pena tentar transmitir a mensagem PAZ.

Saudações

Ricardo Correia

Anonymous
07-04-2003, 11:38
Muita ignorância neste forum :(

Em primeiro lugar: Os americanos não são os hunos, nem são os mongóis. Quer acreditam ou não, eles não vão entrar nas casas das pessoas a dizer 'Olá, quero dar-te um tiro nos cornos!'. Qualquer mortalidade civil será o resultado de acidentes, e não propositado (do lado Iraquian, a história é diferente; porque raio é que puseram armas nas escolas, nas mesquitas, e noutros locais civis?).

segundo: O Saddam tem estado a matar iraquianos há anos. Ricardo, onde é que estava nessa altura? Ou quando os franceses foram dar um passeio na Costa de Marfim?

terceiro: Doze anos. Saddam teve doze anos para entregar as suas armas.

quarto: Pessoas que vão ao encontro da morte para ajudar um ditador não são mártires. São idiotas. E mais uma coisa, os muçulmanos deviam deixar de ter estas manias de perseguição. Há cristãos que vivem em países maioritariamente muçulmanos a suportarem mais perseguição do que os muçulmanos que vivem em países maioritariamente cristãos.

RC
08-04-2003, 10:31
Boa comparação essa com hunos e mongois.

Os hunos e mongois saquearam os recursos dos outros, exactamente o mesmo que fazem os americanos, talvez sejam menos barbaros mas a verdade é que o fazem.(25% dos recursos mundiais)

Mas vamos ao que interessa, agora serei eu a dizer tão ingenuo se pode ser ao pensar que se pode ir para uma guerra para se ser cordial.
Se matarem civis é um "mero acidente" vá dizer isso ás vitimas.

Quanto á sua pergunta acerca de onde estaria eu a quando dos massacres contra a população do Iraque após a guerra do golfo.
R: a pedir aos EUA que não abandonassem o povo que meses antes tinham incentivado á revolta.
Sabe a queda do Saddam não servia os interesses americanos na altura, porque o Saddam servia então como tampão ao Irão(porque haverei eu de acreditar na sua preocupação actual).

Eu sei que os argumentos dos pró-guerra são sempre e onde estava voçê quando blabla.

Bem eu estou sempre presente contra todas as guerras.

A invasão da Costa do Marfim para parar uma revolta legitima da população foi um acto criminoso da França no qual também me manifestei (eu estava em Paris e juntei-me ás pessoas que se opunham á intervenção francesa)
Sabe a França continua a manter uma força militar e manobrar o poder politico na R.centro-Africana na qual também sou contra.

Mais alguns exemplos:
Intervenção barbara da Russia na chechenia
Apelo ao dialogo na indonesia para resolverem os problemas com os povos de aceh e Irian Jaya...
Apelo á China para resolver o problema do Tibete entre outros...
Apelo aos EUA para que ajude realmente as Coreias a se unirem, assim a Coreia do norte não será ameaça.
Já que os EUA tanto se preocupam com liberdade dos povos que parem a guerra do sudão(Sem interesses financeiros)...
apelo aos EUA para que mudem a sua politica é que se mostrem realmente mais humanistas, sabe bombardeiam o afeganistão e depois quem vai construir é a europa...

Estes são somente alguns dos exemplos.

Concordo que a ideia de se tornar martir através do suicidio é uma estupidez e também contrária á religião.

Bem não posso falar pelos muçulmanos mas direi que essas manias de perseguição são vinculados pelas ideias que a população tem sobre o que é o islamismo, para isso basta ver na TV ou ouvir na rádio as opiniões em portugal que no fundo são identicas a de outras noutros paises, eu fico perplexo muitas vezes com aquilo que se diz e convenhamos que ninguém gosta de ouvir falar mal das suas crenças.
Por outro lado em "vivi e vivo" de vez enquando em Paris onde existe uma imensa comunidade muçulmana que de facto é vitima de discriminação, não ao nivel estatal, porque ai têm todas as regalias que os outros mas mais ao nivel das diferentes comunidades.
Estive também noutros países(de maioria cristã claro) onde se vê islamismo na rua e se tal é possivel suponho que exista no minimo tolerância.
Mas acho que a discriminação dos muçulmanos não deve ser muito diferente da de alguns paises muçulmanos.
No Iraque existe um ministro cristão, talvez esteja enganado mas penso que não existe nenhum ministro muçulmano em qualquer governo europeu.
Acho que a solução do problema está em aceitar o próximo mesmo que este seja diferente, para isso terão que ser dados passos no sentido de um melhor conhecimento entre as diferentes comunidades existentes num país.

saudações
Ricardo Correia

Anonymous
08-04-2003, 11:12
Boa comparação essa com hunos e mongois.

Os hunos e mongois saquearam os recursos dos outros, exactamente o mesmo que fazem os americanos, talvez sejam menos barbaros mas a verdade é que o fazem.(25% dos recursos mundiais)

Isso chama-se competição industrial. Os americanos sabem competir (faz parte da sua cultura. Entretanto, na Europa, vive-se às custas de subsídios

Mas vamos ao que interessa, agora serei eu a dizer tão ingenuo se pode ser ao pensar que se pode ir para uma guerra para se ser cordial.
Se matarem civis é um "mero acidente" vá dizer isso ás vitimas.

Sim, porque é a verdade.

Quanto á sua pergunta acerca de onde estaria eu a quando dos massacres contra a população do Iraque após a guerra do golfo.
R: a pedir aos EUA que não abandonassem o povo que meses antes tinham incentivado á revolta.
Sabe a queda do Saddam não servia os interesses americanos na altura, porque o Saddam servia então como tampão ao Irão(porque haverei eu de acreditar na sua preocupação actual).

Eu sei que os argumentos dos pró-guerra são sempre e onde estava voçê quando blabla.

Bem eu estou sempre presente contra todas as guerras.

A invasão da Costa do Marfim para parar uma revolta legitima da população foi um acto criminoso da França no qual também me manifestei (eu estava em Paris e juntei-me ás pessoas que se opunham á intervenção francesa)
Sabe a França continua a manter uma força militar e manobrar o poder politico na R.centro-Africana na qual também sou contra.

Mais alguns exemplos:
Intervenção barbara da Russia na chechenia
Apelo ao dialogo na indonesia para resolverem os problemas com os povos de aceh e Irian Jaya...
Apelo á China para resolver o problema do Tibete entre outros...
Apelo aos EUA para que ajude realmente as Coreias a se unirem, assim a Coreia do norte não será ameaça.
Já que os EUA tanto se preocupam com liberdade dos povos que parem a guerra do sudão(Sem interesses financeiros)...
apelo aos EUA para que mudem a sua politica é que se mostrem

Eu o imaginei o típico anti-americano (e que logo iria ignorar aquilo que aconteceu na Costa de Marfim) e por isso peço desculpas, mas tem que admitir, no que diz respeito aos exemplos do Sudão e Indonésia, haveria de haver manifestantes anti-qualquer coisa a chorarem baba e ranho por todo o lado, sem terem todos os factos. Coreia do Norte? Seria bom se as duas Coreias se unissem. Pena que o presidente da Coreia do Norte seja um ditador. E há outra coisa, a China e Russia são potências nucleares.

Os Estados Unidos são uma nação cheia de gente pela qual tem que zelar em todos os aspectos, não são uma instituição de caridade.

realmente mais humanistas, sabe bombardeiam o afeganistão e depois quem vai construir é a europa...

E no entanto os americanos ainda estão lá, a proteger o processo de reconstrução dos restos dos Taliban e da Al-Qaeda

RC
08-04-2003, 16:17
Bem deve-se ter cuidado com as palavras que usamos pois têm sempre duplo sentido.

"Isso chama-se competição industrial. Os americanos sabem competir (faz parte da sua cultura. Entretanto, na Europa, vive-se às custas de subsídios"

Então não faça comparações. Os Hunos e Mongois também eram competidores naquilo que eram melhor!!!

Sim a Europa é subsidio-dependente(sim estamos de acordo),
Mas a europa não tem um problema de injustiça tão gigantesco como os EUA.
Talvez um pouco do apoio estatal europeu com o metodo liberal americano possa tornar isto mais interessante. Mas ter como unico modelo o americano não obrigado, até eles sabem que não é perfeito, não sendo eu anti-americano até reconheço que eles têm algumas coisas com interessel.

"E há outra coisa, a China e Russia são potências nucleares. "

Sim mas não eram nenhuma ameaça para o mundo, antes da guerra.

Tal como o ataque japonês a pearl harbour acordou um gigante, acho que este actos UNILATERAIS dos EUA, vão ter como consequência a desconfiança destes dois paises que podem iniciar uma corrida ao armamento.
Só assim se explica as cautelas do governo Americano neste momento de que em principio não deixar este paises de fora do processo de reconstrução do Iraque, apesar de nos EUA existirem vozes a apregoar
a vingança contra os paises que não os apoiaram.

Quanto á ainda permanencia no afeganistão só é explicado pelo o facto de que não ganharam a guerra.
não se fala nisso nos media mas essa é uma realidade que até americanos reconhecem (palavras do exercito americano dizem ainda existirem focos de resistência!!) , chegaram á capital imposeram um governo tal como tinham apoiado os talibam no passado.
A historia diz que o exercito russo ocupou o pais para manter o seu governo fantoche durante cerca de 10 anos. e tiveram que sair não que realmente estivessem derrotados mas que o preço era demasiado alto.
existe guerra civil naquele pais há mais de 20 anos, e não ninguém conseguiu fazer parar. Espero que os americanos consigam, mas tenho duvidas.
O vietnam eram camponeses contra o exercito todo poderoso e resultado foi a retirada americana, tal como os russos, apenas desitiram de lutar pois o preço era elevado.

Anonymous
08-04-2003, 19:07
Sim mas não eram nenhuma ameaça para o mundo, antes da guerra.

Como é que sabe disso?