PDA

Vizualizar Versão Completa : Dúvida e pedido de indicações

liquido
23-12-2008, 04:16
saudações,

fui criado num ambiente de respeito e liberdade de consciência ou seja, embora nunca tenha sido "obrigado" a praticar nenhuma religião pelos meus pais nunca me foi também proibida a liberdade de pensar por mim mesmo sobre aquilo em que acreditaria. A verdade é que embora tenha formação científica sempre nutri um enorme respeito por Deus e nutro um enorme interesse pela espiritualidade humana. Sou um profundo interessado pela história das religiões pelo que não será de estranhar o meu profundo desinteresse e até desprezo pela Igreja Católica como instituição (embora aprecie o valor histórico do cristianismo), pela falta de valores, pela hierarquização religiosa, pela luxúria, pela perseguição do livre pensamento e da livre escolha..recentemente (há alguns anos) interessei-me pelo Islão. Li bastante sendo que actualmente me encontro a terminar a leitura do Sagrado Al-Corão. Não sei se fiquei com a ideia errada, e daí humildemente colocar aqui esta minha mensagem, mas atraiu-me no Islão a relação de proximidade, ou pelo menos de aproximação, entre o homem e Deus. De não ser uma relação que apenas estaria reservada a uma hierarquia com fins lucrativos como sucede no catolicismo. Atraiu-me o facto de a oração aproximar o homem de Deus criando uma consciência pessoal de respeito e disciplina levando a que em grande escala respeitemos e acreditemos em Deus sendo que essa crença é feita apartir do nosso interior.

Confesso sem querer ser ofensivo nem provocador, porque no fundo o que fala é a minha ingenuidade e falta de conhecimento, que não sou conhecedor da Suna e não foi talvez a lei islâmica que me atraiu primeiramente.

Mas na verdade, e peço desculpa por me estar a extender, o que gostaria de saber é o como me posso introduzir na vida islâmica, tornar muçulmano. Um destes dias desloquei-me sozinho à mesquita central mas tive alguma vergonha, fui bem recebido e deram-me liberdade para visitar mas no fundo queria mais, senti-me bem mas deslocado ainda.

obrigado

KarlsEduardo
23-12-2008, 06:47
Em Nome de Deus,O Clemente, O Misericordioso
==========================================

Ola amigo, seja bem vindo.

O islam não possui clero , quando lutero disse na idade média que todo cristão teria o direito de ser um sacerdote de cristo a igreja o acusou dentre outras coisas de captar ideias islamicas, onde a séculos qualquer um pode ser "sacertode".

Claro porém que as coisas não são um mar de rosas, infelizmente de umas décadas pra ca surgiu em algumas partes dos muçulmanos uma especie de clero , este por sua vez geralmente é apoiado por forças estrageiras não islamicas como os EUA ou no passado o imperio britanico, o objetivo é na verdade insolver o caos dentre os muçulmanos porque sem isto eles ja estariam derrotados.

Por final o conselho é apenas pedir (diante das duvidas que aparecerão) conselhos a sheiks e imanes , pessoas estas que estudaram anos o islam.

A lei islamica é mutavel de local para local , depende da interpretação do grupo que vai implanta-la, basicamente ela tem uma parte fundamental vinda do alcorão e da sunnah, uma parte mediana que são mescladas(que varia de escola do pensamento islamico para escola do pensamento islamico de quais hadits da sunnah são validos ou não) e uma parte 100 % interpretativa diante das coisas que vão aparecendo no mundo, por exemplo : fizeram uma máquina do tempo, o muçulmano pode voltar no tempo ou não ? ai entra esta parte da lei islamica que é muito importante. A lei islamica porém nada mais é do que a constituição de um país islamico,país islamico este que tem que ter muçulmanos e um governo islamico, ai entra a shariah.

Para entrar no islam é aconselhavel você interagir com outros muçulmanos depois frequentar a mesquita de sua cidade, lembrando sempre claro que o islam não o cristianismo, não ha correlação nem relação da mesquita-igreja , são diferentes.

Sobre a realidade de Deus e sua relação com o homem isto é muito complicado. Deus se revela no alcorão como um ser real, uma pessoa, porém sua forma , descrição não podem ser ainda(e talvez nunca) definidos pela mente ou ciência humana. Mais do que isto a situação começa a ficar complexa quando Deus no alcorão se mostra como nunca se mostrou, frente a frente com o homem sem intermediarios, "Deuses", santos , intercessores e etc, diante disto o homem tem que ser forte , até mesmo dentro do islam existem correntes que as vezes se apegam a algo intermediario para tentar se ligar a Deus devido a esta complexidade, porém a realidade como pode ser vista por qualquer um é que no final é agente e Deus, por isto o islam é conforme Deus revela no alcorão a "crença original" de abraão e a ultima revelação porque depois dai não ha mais para onde ir.

Fique com Deus

molana
23-12-2008, 10:54
Amigo "Liquido"

Da proxima vez que quiser ir a Mesquita Central, fale comigo e podemos conversar sobre essas materias duma forma logica e racional. Ser muçulmano é muito mais facil e simples do que aparenta.

Allah sabe melhor!

liquido
23-12-2008, 17:43
Amigo "Liquido"

Da proxima vez que quiser ir a Mesquita Central, fale comigo e podemos conversar sobre essas materias duma forma logica e racional. Ser muçulmano é muito mais facil e simples do que aparenta.

Allah sabe melhor!

muito obrigado!

espero poder quando retornar a lisboa!

o meu nome é josé.

cumprimentos