PDA

Vizualizar Versão Completa : Alimentação

Martinho Yusuf
01-12-2008, 12:34
Em Portugal é facil adquir carne fresca halal? Isto é o que mais me preocupa, mas além disso, também se encontra com facilidade os diversos condimentos, para se poderem preparar os alimentos com base nos pratos árabes?

khadijah
01-12-2008, 16:42
Assalamu Aleikom,

Quando o meu marido veio viver para Portugal esta questão era um bocado inquietante e ele não se sentia confortável em comer carne comprada nas grandes superficies, mesmo naquelas que podes ver no site da comunidade islamica portuguesa que supostamente a carne é halal.

Recordo-me de termos tentado aprofundar esta questão pela leitura atenta do Alcorão e de sites explicativos do Alcorão. Chegámos ao entendimento (que ALLAH nos guie e perdoe se errado) de que a carne desde que não seja sacrificada em nome de deuses pagãos não é haram.

Pessoalmente a minha opinião é de que Allah é o Todo Sabedor e Ele sabe o quanto é dificil encontrar um talho islamico aqui, especialmente para quem (como nós) vive fora das grandes cidades. Além disse existem discussões acerca do HALAL e de como se tornou um grande negócio, sendo consideravelmente mais caro do que produtos similares sem o tal "selo" halal, isto numa época de crise em que já "cortamos" em tantas coisas para conseguir que não falta nada à familia...

Resumindo: acredito que não sendo possivel comprar carne num talho islamico, Allah não nos castigará por comermos a carne que conseguimos comprar, desde que não seja sacrificada em nome de nenhum outro deus nem seja carne de porco.

Allah sabe melhor...

Ines_Pt
09-12-2008, 02:21
Querida khadijah,

Toda a carne (excepto a carne de Porco) é licita desde que seja morta pelo povos do Livro Sagrado ou seja Muçulmanos, Cristãos, Judeus e que essa carne não seja sacrificada em nome de outros deuses.

Existem outres opiniões, mas ALLAH sabe melhor, eu ouvi isso no Egipto num programa acerca do Islão.

Tayeb
09-12-2008, 11:56
Somente a carne "kosher" fornecida por judeus está de acordo com a carne "halal". A carne fornecida por cristãos não é halal. Os muçulmanos, por causa de qualquer dúvida que possa surgir, devem só consumir carne "halal", fornecida por talhantes muçulmanos, assegurando-se que, por exemplo, estes não vendem carne não halal.

molana
09-12-2008, 12:54
Sobre a carne Halal

1- Carne de porco, animais ou pássaros selvagens... não são permitidos.

2- Bovino, ovino, frangos etc.... a lei coranica diz que tem de ser degolados de forma que o animal sangra, cortando a veia jugular, invocando o nome de Deus. Por isso, se um muçulmano, judeu ou cristao assim fizer,,,invocando o nome de Deus,,em qualquer lingua,,,tal carne será Halal.

3- Sobre os animais marinhos,,,,tudo certo e Halal.

Allah sabe melhor!

Tayeb
09-12-2008, 20:28
Não é exactamente o que o irmão molana disse sobre os animais selvagens. Quis dizer aves de rapina? Sobre animais selvagens, nós podemos comer a carne de gazela, que tenha sido caçada por um muçulmano. Deverá explicar bem molana.

molana
09-12-2008, 22:18
quando referi "animais selvagens" significa "animais perdadores e carnivoros"

salam