Vizualizar Versão Completa : O uso do hijab
ALIDA AHMED
26-02-2004, 19:37
Assalam Aleikum queridos irmãos, o que está a acontecer na França é revoltante e não podemos ficar indiferentes, ou seja, não é permitido o uso do hijab nas escolas!
Em pleno século xxi isto é revoltante parece que voltamos á ditadura e ao fascismo?
Onde é q está a Democracia da França? Se é um páis dito democráta e não permite o uso do hijab, há contradições nisto tudo.
Cada pessoa é livre de usar o que quiser, é livre de se exprimir, onde é que estão os valores da igualdade Revolução Francesa de 1789?
No qual foi consagrada a carta dos direitos universais dos homens.
Inadmissível é tudo o que tenho a dizer, mas faço um apelo ás irmãs muçulmanas,continuem a reivindicar o uso do hijab é nosso por direito.
Salams, Alida Ahmed
Prezada Alida Ahmed
Assalamu Alaikum
Finalmente, alguém se preocupou pela situação da proibição do véu Islâmico na França, além do Director da Al Furqán, que publicou um livrinho sobre essa temática. Veja o artigo (uma pequena parte desse livro) que coloquei neste fórum. Aconselho a sua leitura a todos os muçulmanos. É que em Portugal há um absoluto silêncio à esse respeito, quer pelos líderes Muçulmanos, quer pelos ulamas.
Saudações Islâmicas.
OSAMA
Saudações
Eu estive presente no dia da manifestação em Paris, a meio de Janeiro, observei de perto a manisfestação, no entanto sem me juntar a ela, pois não concordei com algo que observei o impedimento de jornalistas ou a mim mesmo poder falar com algumas das mulheres presentes. Porque para eles eu não era um muçulmano, julgaram-me pela aparência exterior. Este pequeno relato afasta-se do assunto em questão o uso do hijab, mas tinha que ser dito, esta forma de receberem os interessados no islão não me parece a melhor, obvio que eles não sabiam e nunca saberão do meu interesse, mas quando for a uma mesquita em portugal espero ter um acolhimento melhor do que o que tive em França, onde a questão é tão racial como religiosa. Fica a referência que a única vez que me dirige a um muçulmano junto á mesquita de Odivelas, fui muito bem recebido, apesar da forma como me apresentei e sem referir o interesse pelo islão... tive consciência que dificelmente a ideia de umma exista, e que a divisão é maior do que xiitas e sunitas.
A questão propiamente dita do uso do hijab, penso que proibir o uso do véu é uma lei anti-democrática, que deve ser combatida nos locais devidos. Deve-se contudo tentar um compromisso, talvez algo de discreto, não sei.
Até á resolução as muçulmanas devem obedecer á lei, toda manisfestação de força terá resultados inversos aos desejados, e dará maior legitmidade á lei.
Fala-se dos ataques legislativos a muçulmanos, mas os muçulmanos por vezes esquecem-se um pouco o que está por detrás de tudo, refiro o terrorismo, TODOS DEVEMOS CONDENAR OS ATAQUES TERRORISTAS*, EM VOZ BEM ALTA, SÃO TENTAR ENCONTRAR DESCULPAS... Lamento que a minha opinião magoe alguns dos muçulmanos, mas por mais que tente compreender certas lutas, mais eu as condeno.
*todo o terrorismo seja ele muçulmano, judeu, cristão, hindu, budista...
Ricardo Correia
O que é o terrorismo? Em Moçambique a luta de libertação feita pela Frelimo era considerada terrorismo. Porém, a Frelimo hoje é um partido reconhecido no mundo. Não se podem confundir as coisas. Há que condenar todas as formas de terrorismo e não as lutas de libertação dos povos oprimidos, quer militar ou económicamente. Não se pode riscar um país do mapa do mundo. Ao tentá-lo, é natural que haja resistência. Essa resistência não pode ser condenada e muito menos denominada levianamente de terrorismo. Matar inocentes é proibido no Islão. Mas serão inocentes os que morrem? Nem todos os são. Há bastantes coniventes. Acho que os valores da democracia ocidental não vão estar em causa por actos tresloucados de alguns radicais. Mas esses valores vão ser questionados quando se tentar implementar leis como agora em França. Nós, os muçulmanos residentes no ocidentes aceitamos a democracia e é por isso que nos manifestamos contra a imposição de valores laicos, quando os mesmos forem contra a nossa crença.
saudações
Repito o terrorismo deve ser combatido, mas antes deve ser feita uma analise do que é considerado terrorismo.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o que é terrorismo dando exemplos concretos. Talvez abrindo um novo tópico.
A questão de moçambique é complexa, pois moçambique é um país artificial, independente, criado por Portugal, nele estão incluidas diferentes nações ou tribos como lhe quizerem chamar, o que têm em comum? Portugal, pouco mais, mas eu não conheço moçambique pesoalmente ao contrário dos meus antepassados, que combateram em diversos conflitos, desde o inicio do seculo 20( talvez mesmo antes) até ao culminar da independência.
A luta em moçambique não tem paralelo com o terrorismo actual, o que aconteceu foi o povo de moçambique ter ganho uma conciência de nação unificada e independente de Portugal, podemos comparar com o desejo de D.Afonso Henriques de independência de Castela.
A frelimo só foi reconhecida porque interessava aos EUA e URSS, na época existiu mesmo um embargo a Portugal.
Pessoalmente só contra a lei francesa sobre o uso do hijab.
Reconheço o direito de manifestação contra a lei injusta.
Lei foi criada para agradar ao eleitorado de extrema direita, pois a extrema direita começa a ter fortes hipoteses de vir a governar a França, e quando vier acontecer, ai vão achar esta lei algo de muito suave, em relação ao futuro que se avizinha.
Deve-se lembrar que o partido da extrema direita (FN) é contra a lei, sobretudo o seu lider Jeam Marie Le Pen, porque percebe que o limita nas sua ambições politicas.
Concluindo, apesar de perceber o porquê da criação da lei, acho que ela deve ser revogada. Prefiro correr o risco, de suceder o mesmo que na Alemanha Nazi, onde democraticamente Hitler foi eleito...
Sobre o assunto é bastante significativo o Pósfácio do livro "O Véu Islâmico - Análise e Esclarecimento", da autoria de Yiossuf Adfamgy, director da revista Islâmica Portuguesa Al Furqán, que constitui bons conselhos a seguir, e que não resisto de o trancrever aqui, de seguida, com a devida vénia:
«POSFÁCIO
Os Muçulmanos de todo o mundo, e não apenas os que vivem na França, devem lutar pelos seus direitos através dos canais legais que a Lei oferece.
Eis aqui alguns conselhos que podeis seguir:
1. Conheçam quais os direitos de que dispõem numa democracia, e aprendam o idioma desse povo, para que, numa democracia, possam reivindicar pelos vossos direitos.
2. Abandonem os vossos casulos e integrem-se na vasta comunidade de que fazem parte, de modo a que os outros saibam que não estão contra eles e vos percebam como realmente são: cidadãos cumpridores da lei e que acreditam que todos têm direito à liberdade, à dignidade e ao amor próprio.
3. Permitam que as vossas Mesquitas se tornem parte da vasta comunidade de que fazem parte, isto em lugar de estarem obcecados somente com rituais e dogmas. Permitam que o mimbar (púlpito) reflicta uma visão actual da realidade da vida das pessoas.
4. Dêem as mãos a todos os cidadãos democráticos e amantes da paz, que partilham convosco objectivos comuns. Consigam a sua ajuda na luta que travam para proteger o direito que têm de praticar a vossa religião.
5. Dominem os mídia e as comunicações, de modo a que a vossa mensagem seja transmitida a todos.
6. Por último, mas não menos importante, confiem em Allah e lutem pela verdade e pela justiça, uma vez que é a isto que se ressume a vida. A vida, para aqueles que são verdadeiros para com a sua fé, representa luta; descansaremos apenas no outro mundo. Como disse o Profeta Muhammad (que a paz e as benções estejam com ele) à sua amada filha, quando se encontrava no seu leito de morte: ?Terminam hoje todos os trabalhos do teu pai!?.
Que Deus nos ilumine a todos.
Walaikum As-salam.
M. Yiossuf Mohamed Adamgy
Director da Al Furqán»
Saudações Freternais.
OSAMA
Eu também fiquei indignada com a proibição do hijab nas escolas francesas.
É uma discriminação contra uma religião. Isto vai totalmente contra a Lei dos Direitos Universais dos humanos. O ser humano tem direito a exercer a sua religião, seja ela qual for. tem direito a ter a sua cultura, seus costumes, a falar a sua língua a vestir-se nos seus costumes.
O que há de mais belo no mundo são as diferenças culturais.
É por isso que é tão bom viajar, conhecer outros costumes, outros pensamentos. Ajuda no nosso crescimento interior.
É muito ridícula esta proibição.
Lucy.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.