PDA

Vizualizar Versão Completa : Mudança de nome

Arifa
03-11-2008, 12:39
السلام عليكم a todos,

Sou muçulmana há aproximadamente 7 anos e desde algum tempo que penso em mudar oficialmente o meu nome para um nome muçulmano. Eu sei que tal não é obrigatório mas é algo que gostaria de fazer. Tenho pesquisado na internet acerca do tema mas não consigo encontrar nada. Alguém sabe o que é necessário fazer para trocar de nome em Portugal? A prática é sequer legal? Eu sei que alguns países não autorizam mudar o nome, só acrescentar o nome muçulmano aos já existentes. Alguém já passou por este processo?

Obrigada!

molana
03-11-2008, 12:52
Tal como disse, o nome nao é obrigatorio,,,mas sim é uma especie de "username" para que voce nao seja discriminada na mesquita ou numa comunindade islamica. Aconselhava-lhe a nao "perder muito tempo" com as burocracias locais. A maioria dos meus alunos convertidos tambem no prinicipio sentiam essa necessidade para se afirmarem nas comunidades, mas com o tempo viram que a melhor "arma" é a aparendizagem do arabe e do conhecimento basico da religiao islamica.

Allah sabe melhor

Arifa
03-11-2008, 13:10
Obrigada, Molana :)

Filipe_Santos
03-11-2008, 22:31
Veio-me agora uma duvida...

Um ocidental que se converte ao islamismo, e pretende mudar de nome para um nome islâmico, como escolhe esse nome? Existe alguma regra, ou uma lista de nomes, ou a pessoa é completamente livre de escolher, desde que não escolha o nome de Deus?

khadijah
04-11-2008, 14:31
Olá irmã Arifa,

Tal como tu, também eu quando me converti pensei em mudar oficialmente o meu nome. Então dirigi-me ao Registo Civil e perguntei o que era necessário. Disseram-me na altura que teria de fazer uma exposição ao Ministro da Administração Interna (suponho que era a este, na verdade já não me recordo exactamente, sei que teria de fazer uma exposição por escrito a remeter ao cuidado do ministro que governa o Registo Civil:lol:) expondo a razões de querer mudar o meu nome próprio. Disseram-me também que essa simples exposição fica em mais de 200 euros e não há qualquer garantia que seja aceite.
Desisti!!
:lol:
Tal como o irmão Molana disse, não é o nome que importa.

Respondendo ao irmão Filipe, a pessoa pode, por exemplo e se não tiver previamente nenhum conhecimento de nomes islâmicos, fazer uma busca na internet por "islamic names", encontramos muitos sites com esta informação, especialmente "islamic names for babies" etc etc e normalmente os nomes islâmicos têm um significado que podemos consultar nesses sites.

Salam

Tayeb
04-11-2008, 14:49
s3,

Não sei se a irmã Khadijah seguiu o caminho certo, porque cabe a qualquer um o direito de mudar o nome se assim quiser e não acho que dependerá do Ministro.

O genro do irmão Yioussuf, membro deste espaço, mudou de nome. Talvez mandando uma Mensagem Privada ao irmão Yiossug e perguntando-o quais os passos que tomou.

Creio que passa por anúncio nos jornais em paralelo com um processo burocrático na Conservatório de Registos Centrais.

Ma'a-salaama,

Filipe_Santos
04-11-2008, 16:00
Respondendo ao irmão Filipe, a pessoa pode, por exemplo e se não tiver previamente nenhum conhecimento de nomes islâmicos, fazer uma busca na internet por "islamic names", encontramos muitos sites com esta informação, especialmente "islamic names for babies" etc etc e normalmente os nomes islâmicos têm um significado que podemos consultar nesses sites.

Salam

Mas por exemplo, o meu nome é Filipe (nome) Santos (apelido).
Se eu mudasse o meu nome, para um nome islamico, poderia continuar a existir um nome e um apelido, ou isso na cultura islamica nao existe? Se existe, o apelido também é assim escolhido como o nome?

molana
04-11-2008, 16:38
Pessoal

A regra geral é:

1- Quem quiser um nome islamico "username" escolhe...se possivel um nome dos profetas, ou dos discipulos, etc.

2- o uso do seu apelido, o do nome proprio, ou de um apelido arabe...é tudo facultativo.

Allah sabe melhor!

munira
05-11-2008, 13:20
As salam alaykum irmã Arifa

A respeito da escolha do nome penso que pode ser feito de varias maneiras :
Pode ser um nome da nossa preferencia , pode ser um nome que nos é aconcelhado por alguém que já´é muçulmano/muçulmana antes de nós por achar que tem a ver connosco, e existe uma outra forma ( que não sei de onde é originária) e que consiste em abrir o Corão numa página ao acaso contar 7 linhasa partir de cima e verificar qual a primeira palavra ( da direita pra esquerda evidentemente) que aí surge e construir o nome a partir dessa palavra. Naturalmente que todo este processo só poderá ser feito com alguém que saiba árabe. há que ter também em conta que se a palavra em causa se referir a algum dos atributos divinos e no caso se se estar procurando um nome masculino este deve ser acompanhado de outra palavra ( abd) que significa escravo para que a composição final não seja um dos nomes divinos mas sim o nome do seu escravo: por exemplo para a palavra Nasser(O que dá o apoio , a vitória) deve-se acrescentar Abd tendo como resultado o noe abdalnasser por exemplo.

A Allah é quem sabe o melhor para nós

salam

Munira

khadijah
05-11-2008, 16:19
Irmão Tayeb,

Acredito que no meu caso não me deve ter sido facultada toda a informação, porque aqui na conservatória da Vila onde resido fui, infelizmente, confrontada com uma Conservadora completamente anti-Islão, que me colocou 1001 entraves ao meu processo de casamento, portanto também não houve qualquer boa-vontade em esclarecer-me sobre uma eventual mudança de nome.
De qualquer maneira, tenho a certeza que não é assim tão fácil. É mais ou menos moroso e envolve uma quantia monetária mais ou menos significativa :lol:, até porque, e na possibilidade de realmente mudar o nome, isso envolve alteração de TODA a documentação da pessoa, contas bancárias, etc etc
Mas fico contente por saber que não é impossivel.

Quanto à pergunta do irmão Filipe, mais uma vez referindo-me à minha experiência pessoal, eu queria apenas mudar de Carla (meu nome próprio) para Khadijah, mantendo os restantes apelidos de familia porque são os que me identificam e para mim não faz qualquer sentido mudá-los, nem o Islão nos pede ou aconselha a fazer isso (tanto quanto eu saiba...).
Pelas razões que já descrevi, desisti da mudança do nome próprio. No meu caso poderia era acrescentar o apelido do meu marido, mas desconheço se poderia escolher apelidos islâmicos se não fosse por casamento...

Salam

Peregrino
19-11-2008, 18:20
Mas por exemplo, o meu nome é Filipe (nome) Santos (apelido).
Se eu mudasse o meu nome, para um nome islamico, poderia continuar a existir um nome e um apelido, ou isso na cultura islamica nao existe? Se existe, o apelido também é assim escolhido como o nome?

O apelido existe e é importante, devemos grande respeito à nossa família.

Orlando
19-11-2008, 18:40
Acho que só os criminoso é que têm justificação para mudar o nome, daí a Legião Estrangeira o fazer

Filipe_Santos
19-11-2008, 20:06
O apelido existe e é importante, devemos grande respeito à nossa família.

Ou seja, o apelido (digamos "normal") deve ser mantido, certo?

Orlando
19-11-2008, 20:56
Nada deve ser mudado

Peregrino
19-11-2008, 21:15
Ou seja, o apelido (digamos "normal") deve ser mantido, certo?

É isso mesmo

Tayeb
20-11-2008, 10:50
Nada deve ser mudado

Cada um é livre de fazer o que quiser. Tal como o Orlando diz que Deus não impõe também sua opinião é somente sua opinião e se alguém quer mudar o nome pode fazê-lo. Em Portugal o processo não é simples.

Quanto ao apelido se a consciência da pessoa dita-o que o quer mudá-lo por ser contra a sua crença não há ninguém que se deverá achar no direito de opôr-se.

Quanto a criminosos somente querem mudar o nome, talvez não saiba mas para mudar um nome deve haver justificativos, e embora em Portugal os criminosos parecem ter mais direitos que os comuns dos cidadãos, estes não podem mudar o nome por razões de querem continuar com a sua actividade criminosa, ainda não pelo menos!...

Orlando
21-11-2008, 18:34
Cada um é livre de fazer o que quiser. Tal como o Orlando diz que Deus não impõe também sua opinião é somente sua opinião e se alguém quer mudar o nome pode fazê-lo. Em Portugal o processo não é simples.

Quanto ao apelido se a consciência da pessoa dita-o que o quer mudá-lo por ser contra a sua crença não há ninguém que se deverá achar no direito de opôr-se.

Quanto a criminosos somente querem mudar o nome, talvez não saiba mas para mudar um nome deve haver justificativos, e embora em Portugal os criminosos parecem ter mais direitos que os comuns dos cidadãos, estes não podem mudar o nome por razões de querem continuar com a sua actividade criminosa, ainda não pelo menos!...

Antes demais aquela frase é uma citação de douto, já que você tem patamar alto tudo que é dito pelo um douto deixo já isso claro.
Eu não tenho culpa que voce veja Deus como um ditador, eu não o vejo assim e nem sequer consigo, basta ler versos Coranicos para ver que Deus dá livre arbito e faz propostas á Humanidade e não impõe nada.
Mas isso é outro assunto, se quiser abra um topico para isso.

Sobre mudar eu citei a Legião Estrangeira que lhe muda a sua identendade sem fazer perguntas.
http://www.legion-recrute.com/images/acc11.jpg

Mudar o nome ao trocar de religião continuo a achar uma enorme falta de auto-estima e até falta de patriotismo quando decidem por um nome árabe ou hebraico.

Tayeb
21-11-2008, 19:59
Só quero realçar que o nome de uma pessoa não tem nada a haver com o patriotismo. Cada um tem a livre arbitriedade de mudar o nome se assim quiser.

Dou-lhe um simples exemplo: o nome Hitler. Se eu fosse alemão, e os meus pais me tivessem dado este nome, eu o mudaria para outro.

No Islão também podemos mudar de nome. Conheço exemplos concretos de pessoas que mudaram de nome: tinham um nome islâmico e mudaram para outro porque o primeiro nome não se coadunava com eles.

El Cairo
06-03-2009, 17:24
Salam!

Estive a ler algumas respostas vossas e no entanto tenho uma pergunta: Se não há obrigação, imposição, ou qualquer outra circunstância que leve à adopção de um nome islâmico, o que é que move as pessoas a fazê-lo?

Desculpem a pergunta e já agora a minha opinião pessoal, eu nunca mudaria o meu nome próprio (até porque gosto bem dele) embora adore bastante nomes árabes.
Para todos os efeitos o nome próprio é a nossa identificação pessoal, faz parte das nossas origens.

Resumindo, porque é que se muda de nome e para quê? (Por favor, não interpretem mal as minhas perguntas, pois se as faço é porque realmente o tema faz-me alguma confusão).

Obrigada,

El Cairo

molana
06-03-2009, 22:06
Salam!

Estive a ler algumas respostas vossas e no entanto tenho uma pergunta: Se não há obrigação, imposição, ou qualquer outra circunstância que leve à adopção de um nome islâmico, o que é que move as pessoas a fazê-lo?

Desculpem a pergunta e já agora a minha opinião pessoal, eu nunca mudaria o meu nome próprio (até porque gosto bem dele) embora adore bastante nomes árabes.
Para todos os efeitos o nome próprio é a nossa identificação pessoal, faz parte das nossas origens.

Resumindo, porque é que se muda de nome e para quê? (Por favor, não interpretem mal as minhas perguntas, pois se as faço é porque realmente o tema faz-me alguma confusão).

Obrigada,

El Cairo

1- Username
2- Outras pessoas gostam de um nome muçulmano para se sentirem intregados na mesquita etc

Regra básia..desde que nao seja um nome que seja imoral para com o Islao...nao ha problemas.

El Cairo
06-03-2009, 22:44
1- Username
2- Outras pessoas gostam de um nome muçulmano para se sentirem intregados na mesquita etc

Regra básia..desde que nao seja um nome que seja imoral para com o Islao...nao ha problemas.

Boa noite Molana,

Para mim um "username" é o vulgo "nome de utilizador" e para que uma pessoa se sinta integrada em comunidade, na mesquita ou noutra circunstância não creio que um novo nome venha a fazer muita diferença...

Acho que o importante quando alguém "abraça" o Islamismo com alma e coração, é mesmo a sua fé, a sua crença em Deus e seguir todos os preceitos da religião, ou seja, ser um(a) bom(boa) muçulmano(a).

Obrigada mais uma vez.

El Cairo

khadijah
09-03-2009, 15:29
Olá Irmã,

Eu, embora tenha considerado essa hipótese, nunca mudei o meu nome (Carla), mas adoptei o nome islâmico de Khadijah por 2 razões principais:
1- porque admiro muito o papel que Khadijah, a 1ª esposa do profeta Mohammed (saw)
2- porque facilita bastante no relaionamento com a familia do meu marido (que é egipcio). Tal como a minha familia não consegue pronunciar o nome do meu marido (Khaled) correctamente, para a familia dele o nome Carla está associado - na cabeça deles - ao catolicismo por não ser um nome islâmico, portanto a adopção de um nome islâmico ajudou no processo de aproximação.
De resto não tem mais nenhuma importância. É algo de meramente simbólico.

salam

El Cairo
10-03-2009, 02:07
Salam khadijah,

Sim, compreendo, cada pessoa tem os seus motivos pessoais para adoptar um novo nome.

El Cairo