PDA

Vizualizar Versão Completa : proibiçao da carne de porco

pedroflorencio9
26-09-2008, 00:08
ola a todos es-salamu allaikum!
sendo eu um "novo" muçulmano tendo me convertido ha pouco aqui em Paris ,tenho como é natural pra um principiante,muitas duvidas e questões sobre varios assuntos relacionados com o islão. um deles que me inquieta é o facto de a carne de porco ser proibida no islao, nao entendo a razao logica ( que nao tem logica nenhuma nem razao de ser!) de ser proibido comer essa carne que ca entre nós ,quem nao aprecia um bom presunto fumado?? ou um cozido à portuguesa cheio de enchidos e tudo mais?? nao é por se comer carne de porco k se vai pro inferno ou pro paraiso..(lol) ha tanta gente a morrer de fome em países arabes k tenho a certeza que se apanhassem um bom prato de febras comiam tudo.
frequento a mesquita central de paris regularmente e questiono a amigos muçulmanos sobre esta questao e simplesmente me dizem que nao é saudavel. ora vejamos: a carne de porco nao é saudavel,e a coca-cola que é tao apreciada nos países árabes ja é saudavel? ( uma vez que provoca a osteoporose a longo prazo) . ha certas coisas que admiro no islao,por exemplo a disciplina,o respeito,o ajudar o proximo,a uniao...mas questoes sem nexo nenhum como esta da carne de porco... enfim ,convenhamos,ja era altura de mudar essa visao tao arcaica quanto sem sentido nem logica. sou muçulmano e orgulho-se de o ser ...mas um cozido a portuguesa da muita saude a quem o come! ( sem esquecer o belo do presunto fumado de entrada) lol

Peregrino
26-09-2008, 07:24
s3

Só encontro explicação lógica no passado.
No deserto esta carne estraga-se com facilidade, tornando-se deste modo portadora de doenças.

Quanto a ser ou não saudável, penso que na realidade não existe nada que a torne pior do que as outras.

Nota: No outro dia olhei o site disponível no portal e vi 2 membros de Paris, agora sei que serei eu e você :)

Tayeb
26-09-2008, 08:14
ola a todos es-salamu allaikum!
sendo eu um "novo" muçulmano tendo me convertido ha pouco aqui em Paris ,tenho como é natural pra um principiante,muitas duvidas e questões sobre varios assuntos relacionados com o islão. um deles que me inquieta é o facto de a carne de porco ser proibida no islao, nao entendo a razao logica ( que nao tem logica nenhuma nem razao de ser!) de ser proibido comer essa carne que ca entre nós ,quem nao aprecia um bom presunto fumado?? ou um cozido à portuguesa cheio de enchidos e tudo mais?? nao é por se comer carne de porco k se vai pro inferno ou pro paraiso..(lol) ha tanta gente a morrer de fome em países arabes k tenho a certeza que se apanhassem um bom prato de febras comiam tudo.
frequento a mesquita central de paris regularmente e questiono a amigos muçulmanos sobre esta questao e simplesmente me dizem que nao é saudavel. ora vejamos: a carne de porco nao é saudavel,e a coca-cola que é tao apreciada nos países árabes ja é saudavel? ( uma vez que provoca a osteoporose a longo prazo) . ha certas coisas que admiro no islao,por exemplo a disciplina,o respeito,o ajudar o proximo,a uniao...mas questoes sem nexo nenhum como esta da carne de porco... enfim ,convenhamos,ja era altura de mudar essa visao tao arcaica quanto sem sentido nem logica. sou muçulmano e orgulho-se de o ser ...mas um cozido a portuguesa da muita saude a quem o come! ( sem esquecer o belo do presunto fumado de entrada) lol

Não sei se sabe deverá haver árabes que comem febras porque nem todos os árabes são muçulmanos, há alguns cristãos e minorias significantes não muçulmanas em muitos países árabes. O Islão não é constituído só de árabes, é uma religião multi-racial e multi-étnica.

Jesus, nem os seus companheiros imediatos, nunca comeram carne de porco. Aliás foi Paulo quem aboliu a lei judaica de proibição do consumo de carne de porco. Já agora usando o seu argumento porque não podemos comer todos os outros bichos como cobras, cães, gatos, vermes etc? Se há tanta fome nos países árabes... O Pepe cão do meu vizinho podia dar uns bons bifes... Seriamente o seu argumento não tem lógica porque não morremos de fome por não comermos um tipo de carne.

O Islão tal como o judaismo e até o crisitianismo, antes do Paulo ter modificado o seu rumo, proibiram o consumo de carne de porco. Esta carne não é nada saudável e como os chineses dizem "você é o que come". O porco é um animal imundo e omnívero. O Alcorão, o livro sagrado que rege nossas vidas como muçulmanos, proibe o consumo de carne de porco e seus derivados, tal como proibe o consumo de animais que caçam outros animais e que têm garras.

O Islão não só trata de assuntos do que devemos comer ou beber, também rege a nossa vida na disciplina de orações diárias, o fazer boas acções, dar dinheiro aos pobres etc. É uma religião que engloba a nossa vida em auto-disciplina e saber estar em harmonia com a natureza e o meio em que nós vivemos. O Pedro além de se preocupar com o que deve comer, deverá mudar a sua vida e moldá-la de acordo com o Islão. É claro se não quer mudar de religião só por causa de gostar tanto da carne de porco...

Ma'a-salaama,

PedroSilva
26-09-2008, 11:48
Querer conhecer as razões que estão por de trás de determinados aspectos culturais, normas sociais e religiosas, ainda que seja natural e compreensível, leva muitas vezes a fracos resultados.

Há coisas sobre as quais se pode especular, mas, no fim de contas, quanto a explicações, pouco mais se pode concluir que é assim... porque sim.

Às vezes é melhor não forçar uma lógica imediata e óbvia para tudo, já que ela pode simplesmente não existir.
E isso não tem de ser um problema.

Quantos rituais, quantas regras se cumprem sem que se conheçam as respectivas razões?
Acontece que quem os segue se vincula a determinada ordem, insere-se em algo que, de alguma maneira, vai além do imediato, do corriqueiro e sem significado.

Apesar de poder ter havido razões 'lógicas' para a proibição do consumo de determinados alimentos, passado tempo suficiente não são essas as razões que normalmente importam a quem a segue.
Porque, entretanto, o que importa é o passo em direcção a algo maior, que pode ser o passo do profano ( o tal 'corriqueiro e sem significado') para o sagrado.

liquido
03-01-2009, 02:55
pelo que tenho estudado este assunto é algo que remonta aos tempos do Profeta em que a maioria dos porcos eram infectados pela Triquinose.
A triquinose é uma infecção parasitária causada pela Trichinella spiralis e embora tenha estado (e esteja até) presente em todo o mundo e seria bastante comum a quem consumia porco há muitos anos hoje em dia a infecção é rara ou quase inexistente nos territórios mais desenvolvidos. Aliás hoje em dia a carne de porco que compra no supermercado provém quase de certeza de animais que foram alimentados a farináceos ou vegetais e não de carne crua, ou seja existe um maior controlo.
Contudo basta uma refeição de uma carne infectada para que o parasita se aloje no intestino humano causando bastantes problemas.
A inteligência social do Profeta deve ser louvada até porque a triquinose poderia-se tornar numa epidemia. E embora hoje não exista praticamente o parasita na carne de porco que é comercializada para os muçulmanos é sem dúvida uma prova de respeito, crença e tradição.

Tal como por exemplo para os cristãos (sejam de que seita for) não deveriam comer carne às sextas feiras.

cumprimentos