Vizualizar Versão Completa : Iniciante à procura de informação sobre o Islão ...
Olá!
Chamo-me André, tenho 15 anos e desde pequeno que me interesso por tudo o que é relacionado com os Árabes. Como é normal, fui educado desde pequeno dentro da comunidade Cristã, mas há algum tempo (cerca de 1 ou 2 anos) que tenho vindo a afastar-me desta religião, pois não me motiva e leva-me a certas desconfianças.
Como gosto do que tem haver com Árabe, procurei e continuo à procura de explicações sobre a religião Islâmica. Do que já encontrei e percebi, identifiquei-me imenso, mas gostava de me informar melhor antes de dar um passo em frente.
É então por isto que alguém me possa "orientar" dentro deste assunto, me possa dar uma definição mais pormenorizada, explicando o que desejo saber...
Obrigado desde já, a quem me ajudar ^^
Olá André.
Bem-vindo a este espaço e espero que se manenha por aqui e a participar regularmente.
A editora Al-Furqan publica inúmeros livros sobre a temática islâmica. Poderá contactar directamente o irmão Yiossuf que é membro deste espaço. Talvez deverá usar as mensagens privadas.
Não hesite em perguntar o que quer que seja sobre o Islão.
Ma'a-salaama,
Como voce só tem 15 anos aconselho vivamente que aprenda o Islão atraves deste forum, dos livros da Al-Furqan ou atraves dos imans das mesquitas (penso que não há nenhuma em Aveiro)
Não tente aprender através de sites manhosos da Internet.
Espero ve-lo por aqui muito tempo a fazer perguntas.
Olá,
Podes sempre tentar deslocar ao Porto, apanhar o comboio, saír em Camapanhã, e ir a pé (ou de metro) até à Rua do Heroismo, que é onde fica a mesquita. Lá de certeza que encontraras os conselhos e talvez algumas aulas.
Olá,
Podes sempre tentar deslocar ao Porto, apanhar o comboio, saír em Camapanhã, e ir a pé (ou de metro) até à Rua do Heroismo, que é onde fica a mesquita. Lá de certeza que encontraras os conselhos e talvez algumas aulas.
Para ir á Mesquita do Porto quem sái em Campanha é a rua á esquerda a que passa frente ao Mini Preço certo???
Obrigado pelos conselhos :piscando:
Peregrino
25-07-2008, 21:21
Olá lynxan, bem vindo
O melhor a fazer é estudar, não é preciso ter pressa, tudo deve ser feito com perfeita consciência, leve o tempo que for.
Qualquer dúvida, não hesites em perguntar :piscando:
DEUS ALTISSIMO DIZ NA SURTA AL-CÁRI´A:
A pesagem de nossas açoes precedera a ponte do sirat, e a partir deste momento sabemos se o nosso destino sera o paraiso ou o inferno. Certa vez quando o profeta dormia, acordou com o choro de sua esposa Aicha, e pergunto-lhe o profeta porque chorava, Aicha respondeu que lhe veio a mente o dia do juizo final, e perguntou ao profeta, iremos nos lembrar nesse dia de nossos familiares? disse o profeta, oh Aicha nesse dia nos lembramos de nossos familiares a nao ser em tres situaçoes; Na ponte do sirat, quando os livros de nossas açoes forem lançadas e no ato da pesagem de nossas açoes, e disse o profeta que nesse momento todos nos observaremos se a nossa bagagem estara pesada ou leve. No momento em que nossas açoes forem pesadas, principalmente os livros de nossas açoes serao lançados e todos tremerao por temor se irao pegar o livro com a direita ou com a esquerda, e desse livro que sera retirada as nossas açoes e colocada na balança, e aquele que pegar o livro com a direita se alegrara nesse momento e o seu rosto se iluminara, e em voz alta pedira para que todos vejam o seu livro, conforme o versiculos da surata Al-háca. E aquele que pegar o livro com a esquerda, o seu rosto se fechara pela tristeza, e em vol alta dira, conforme os vesiculos seguintes da mesma surata; Entao as balanças virao e disse o profeta que cada prato da balança comporta os Ceus e a Terra, porque? Porque nela serao pesados todos os nossos atos por menores que eles sejam e nos estaremos no meio dela Os atos serao retirados dos livros das nossas açoes e essas açoes serao incorporadas e nos recordaremos de todos os atos de nossa vida, e todas as pessoas irao ver os nossos atos, parentes, amigos, vizinhos etc., E a pesagem de nossas açoes iniciara, sendo que nos mesmos as colocaremos na balança. Imagine, se os nossos atos que forem incorporados forem os juros, o adulterio, a mentira,. Imagine se os atos ruins forem maiores que os bons atos em um so ato, e formos mendigar perante as pessoas para que nos de um so ato bom para que possamos entrar no paraiso,e todos nessa hora irao se preocupar consigo proprio e de forma estrondosa nos negaram, e iremos ate nossas maes e diremos o quanto fomos bom para ela e pediremos so um ato e da mesma forma negarao e por isso que Al-Cari´a ou o estrondo e um dos nomes do dia do juizo final. Que dia sera esse?: Nesse dia iremos observar as açoes que fizemos durante a nossa vida, no momento em que as balanças forem colocacadas, e porque balanças? Porque nesse dia existira um balança pra cada tipo de ato, e no final todos os atos serao colocados em uma so balança, contudo nesse dia existiram atos que nos alegraram quando forem pesadas, como por exemplo;
1º As caridades, disse o profeta que quem fizer a caridade com uma tamara desde que a tenha obtido de forma licita, pois Deus nao acieta a nao ser aquilo que e licito, Deus a multiplicara ate o dia do juizo e a encontraremos do tamanho da montanha de Uhud.
2º Aquilo que presenteamos aos nossos entes apos as suas mortes. Um relato referente aos mortos diz que no dia do juizo final, quando eles chegarem para o acerto de contas, encontrarao muitas boas açoes, e dirao meu Deus estas açoes nao sao minhas, e Deus respondera que sim, pois os seus filhos que fizeram essas açoes por voce. Dizem os sabios que quantro açoes irao chegar ate os que morreram em seus tumulos; O Haj, a umra, a caridade e as suplicas.
3º E todo o bem qe voce ensinou para as pessoas, disse o profeta que nese dia uma pessoa se colocara diante da balança e uma nuvem pesada ira se colocar sobre o prato das boas açoes e esta pessoa perguntara a Deus o que e isto, e Deus lhe respondera que este e o bem que voce ensinou para as outras pessoas...
Querido irmaos desse forum que esse trecho do nosso sagrado alcorao sirva pra algumas pessoas refletirem sobre seus atos....
que deus abençoe a todos e tenham um otimo dia...
salam aleikum... :piscando:
A irmã deve postar conforme o assunto do topico...
Olá,
Para ir á Mesquita do Porto quem sái em Campanha é a rua á esquerda a que passa frente ao Mini Preço certo???
Quanto ao mini preço não tenho a certeza, não me lembro.
Mas quem saí da estação, vira a sua direita, e vai por uma rua que sobe.
Mas não é aquela que tem a igreja, é mesmo a rua logo à saída á direira.
Ou então apanha o metro (que é na estação) em direcção a Matosinhos/ISMAI/Póvoa... qualquer um que vá neste sentido e saí na 2ª paragem (Heroismo). Quando sái da estação do metro, a mesquita é quase em frente.
Olá,
Quanto ao mini preço não tenho a certeza, não me lembro.
Mas quem saí da estação, vira a sua direita, e vai por uma rua que sobe.
Mas não é aquela que tem a igreja, é mesmo a rua logo à saída á direira.
Ou então apanha o metro (que é na estação) em direcção a Matosinhos/ISMAI/Póvoa... qualquer um que vá neste sentido e saí na 2ª paragem (Heroismo). Quando sái da estação do metro, a mesquita é quase em frente.
Obrigado pela info.
Quanto á porta está identificada ou nem por isso???
É esta a saida do metro????:
http://img501.imageshack.us/img501/9427/metroal8.jpg
salam a todos....
por gentileza gostaria de saber o significado da palavra oxala para os mulçumanos...
quando vi essa palavra em um dos versiculos do alcorao fique curiosa pra saber o seu significado se alguem poder ajudar agradeço...
salam maleikum.
salam a todos...
sera que algum irmao pode me falar qual o significado da palavra oxala no isla...
obrigado
salam a todos...
sera que algum irmao pode me falar qual o significado da palavra oxala no isla...
obrigado
A palavra oxalá é portuguesa que varia de oxa (que vem de querer) e Alá(Deus) o que significa se Deus quiser.
Em arabe usa-se inshallãh
salam..
obrigado pela explicaçao...
salam...
UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE
Há muitos anos, um Imám mudou-se para Londres. Nesta cidade, sempre que queria deslocar-se de casa para a mesquita, ele pegava um táxi.
Passado algumas semanas, teve a ocasião de pegar o mesmo táxi.
Depois de sentar-se, lembrou-se que na ocasião anterior, o motorista deu-lhe, acidentalmente, 50 centavos a mais no troco.
Enquanto decidia o que fazer com o dinheiro, pensou: ?É melhor eu devolver os 50 centavos, pois não é correto mantê-los comigo?.
Depois pensou: ?Ah! São só 50 centavos. Quem irá se preocupar com esta quantia insignificante? De qualquer modo, a empresa de táxi tem muitos outros bilhetes e nunca sentirá a falta desta pequena quantia. Acho que devo aceitá-la como uma dádiva de Allah e ficar quieto?.
Mas quando chegou ao local de destino, o Imám parou momentaneamente na porta do táxi, tirou os 50 centavos e devolveu-os ao motorista, dizendo:
?Eis aqui o troco que me deste a mais noutro dia?.
O motorista respondeu com um sorriso:
?Tu não és o líder da mesquita muçulmana? É que ultimamente venho sentindo em meu coração o desejo de visitá-lo em tua mesquita e pedir que me ensine a tua religião, só que antes eu queria saber o que tu farias se eu te desse algum valor que não te pertence?.
Quando o Imám desceu do táxi, os seus joelhos se enfraqueceram e mal conseguia ficar de pé.
Teve que alcançar um poste a fim de se apoiar.
Depois, olhou para o céu e chorou dizendo: ?Ó Allah! Hoje eu quase vendi o Islam por apenas 50 centavos!?.
PS: Muitas vezes, não percebemos o impacto que as nossas ações podem causar. Às vezes, nós representamos o único conhecimento do Qur?án que as pessoas ?lêem? ou o único muçulmano que os não-muçulmanos vêem.
O que devemos providenciar, Inshá-Allah, é um exemplo correto que os outros possam ver em nós.
Por isso, devemos ter todo o cuidado e sermos honestos a todo o momento, porque nunca sabemos quem está a reparar nas nossas ações.
Salam a todos...
Vc deveria postar consoante o Assunto do Tópico, não acha?
:X
salam a todos...
queridos irmaos, gostaria de poder falar sobre o que o isla esta fazendo de bom na minha vida...de uns tempos pra ca eu estou percebendo que allah esta falando comigo diretamente...pra quem tem fe eu acho que isso nao e novidade mais chega a me arrepiar quando falo sobre isto, porque e tao real que ate eu fico assustada, percebe que allah esta aumentando cada dia mais minha fe, e isto e maravilhoso...estou falando isto pra que novos mulçumanos percebem que esta religiao quando vc se entrega de verdade ela te traz imensas recompensas e coisas que antes se passavam por despercebidas vc começa a enchergar e isto e maravilho...muitas pessoas falam e criticam achando que nos mulheres que somos casadas com mulçumanos so viramos mulçumanas pra agradar o marido ou pra ficar com ele, e isto pelo menos comigo nao aconteceu eu nao nasci mulçumana eu escolhir ser mulçumana e isto e tudo em minha vida...o isla realmente mudou e esta mudando cada dia mais minha vida...confesso que estou um pouco assustada com isto que esta acontecendo comigo sao coisas inesplicaveis...mais a unica coisa que tenho certeza que allah esta comigo e irei fazer de tudo pra que assim seja hoje e pra sempre...
salam aleikum a todos queridos irmaos.... :lol:
salam a todos...
queridos irmaos, gostaria de poder falar sobre o que o isla esta fazendo de bom na minha vida...de uns tempos pra ca eu estou percebendo que allah esta falando comigo diretamente...pra quem tem fe eu acho que isso nao e novidade mais chega a me arrepiar quando falo sobre isto, porque e tao real que ate eu fico assustada,
8O :revirando:
salam...
:!: e incrivel como as pessaos que tem tanta pouca fe faz pouco caso e gozaçoes com o que a gente sente e fala... deus tenha misericordi dessas almas....
allah akbar...
Salam pessoal
Desculpem a ausencia mas tive a sorte de estar nas Terras Santas de Makkah e Madinah.
Irma "tania", nao se preoucupe o que os outros pensam sobre si. Conhecimento todos temos, espiritualidade é que nao.
Salam
Peregrino
02-08-2008, 20:25
Salaam
Tania, não deixe nunca de partilhar o sua experiência, ajuda a pessoas com menos fé ( como eu) a ter mais :piscando:
salam...
:!: e incrivel como as pessaos que tem tanta pouca fe faz pouco caso e gozaçoes com o que a gente sente e fala... deus tenha misericordi dessas almas....
allah akbar...
Isto faz me lembrar uma coisa Eugen Bleuler identificou...
Mas é fé... Porreiro então, cada um que tenha fé a sua maneira.
oxalá!
do Ár. in sha allah ou inshallah, se Deus quiser
interj.,
designa desejo;
prouvera a Deus!, queira Deus!.
fonte: priberam.pt
Já agora a minha a fonte da palavra Oxalá é o Professor José Armando Saraiva.
Bem, o assunto que se segue é muito importante, e é um bocado dificil para mim falar sobre isto assim...
É assim...eu ainda nao tive tempo para ler sobre o assunto e para me informar...mas disseram.me que no Islão, a homossexualidade é uma coiso HORRIVEL e que pode até dar pena de morte...
Bem, eu sou homossexual, embora nao me exponha até porque é um assunto do meu íntimo.
A verdade é que li que o Islão é contra "tirar a vida a alguem", portanto, algo estará mal nisto...
E depois, nao entendo como a homossexualidade poderá ser um obstáculo...
Eu acho, sinceramente, que o que importa realmente, é a nossa devoção a Allah, a relação que temos com ele. Eu posso me submeter completamente a ele, mesmo sendo homossexual, e posso até ser muito mais "exemplar" do que alguns muçulmanos...
Qual é a vossa opinião acerca do assunto?
Bem, o assunto que se segue é muito importante, e é um bocado dificil para mim falar sobre isto assim...
É assim...eu ainda nao tive tempo para ler sobre o assunto e para me informar...mas disseram.me que no Islão, a homossexualidade é uma coiso HORRIVEL e que pode até dar pena de morte...
Bem, eu sou homossexual, embora nao me exponha até porque é um assunto do meu íntimo.
A verdade é que li que o Islão é contra "tirar a vida a alguem", portanto, algo estará mal nisto...
E depois, nao entendo como a homossexualidade poderá ser um obstáculo...
Eu acho, sinceramente, que o que importa realmente, é a nossa devoção a Allah, a relação que temos com ele. Eu posso me submeter completamente a ele, mesmo sendo homossexual, e posso até ser muito mais "exemplar" do que alguns muçulmanos...
Qual é a vossa opinião acerca do assunto?
Caro lynxan
Não deve confundir o Islão com as sociedades islâmicas, deve estar a pensar no Irão de certeza.
O que deve ser visto como horrível são os actos homossexuais, você não tem culpa de ser assim, que eu saiba as nossas preferências sexuais não são algo que compra ou se escolhe, são impulsos que nascem connosco.
Eu penso que você tem hipótese até de ser mais recompensado do que nós porque voce tem uma Jihad muito maior para lutar.
Enquanto eu ao estar com uma mulher estou a satisfazer a minha preferência sexual sem pecar (casado claro) você nunca o poderá fazer sem pecar.
Se não fizer até poderá ser muito melhor muçulmano do que eu porque tem menos facilidades.
Isto faz me lembrar um documentário que vi de lésbicas judias que falavam com os rabinos sobre o assunto.
PS: Lembre-se que quem o atacar por ser como é, é porque essa pessoa deve ter duvidas, eu não os ataco porque não me fazem concorrência nenhuma.
Obrigado Orlando, pelo comentário.
Fiquei mais tranquilizado! 8)
Não existe mais ninguém que me possa ajudar quanto a este assunto?
Peregrino
07-08-2008, 20:11
Li na biografia do Profeta sobre homossexuais mandados embora da vila de Medina. Houve companheiros do profeta que pretendiam executar o homossexual e o profeta terá dito que não se levanta a mão contra quem ora a Deus.
Para lá deste episódio que contei, é de conhecimento geral que o Islão não aceita a homossexualidade, não existe contudo pena definida no Alcorão.
Desconheço se existe Sunnah ( tradição do profeta) que possa justificar a pena de morte ou qualquer outra...
O Alcorão fala de respeitar a privacidade, penso que o homossexual deve manter-se discreto, não devia existir condenação alguma contra eles, porém em muitos países muçulmanos pune-se a homossexualidade e no Irão penso que existe mesmo pena de morte.
para concluir, a minha opinião pessoal é que o assunto só diz respeito ao interessado, quanto a julgar só Deus vê o coração dos Homens.
Peregrino
07-08-2008, 20:32
Só dizer que eu e o Orlando somos liberais.
Infelizmente no mundo muçulmano e os religiosos ultra-conservadores em geral devem ter ideias bem diferentes. :x
Pois, entendo que sim.
Mas sinceramente, este é um ponto que eu não entendo porque eu acho que o mais importante é seguirmos a vontade de Deus ...
Mas tudo bem, obrigado pelo esclarecimento ^^
A homosexualidade é na realidade condenada no Islao..se bem que nao haja nenhum codigo penal escrito mas é deixado ao criterio de um jurista islamico caso vivessemos num estado islamico.
Ha que ter em conta que o acto da homosexualidade é visto com desprezo mas nao a pessoa que comete ou seja, ela continua a ser uma pessoa humana e poderá gozar dos seus direitos.
No entanto, algo que Deus condena nao deve ser visto levemente, tudo bem que o interior conta mas quando o interior nao aceita algo que Deus ordena entao saimos do conceito do Islao que é (submetermos voluntariamente á Sua Vontade)
Allah sabe melhor!
ADMIN: Removí referencia ao abuso da palavra Jihad por homosexuais. Não permitirei aqui nenhuma referência a este grupo.
E vou trancar o tópico que foge aos objectivos deste espaço.
PedroSilva
08-08-2008, 20:26
A posição do Islão quanto à homossexualidade pode não estar tão fechada quanto isso.
Ou melhor, a posição dos académicos muçulmanos (não sei se este termo - 'académicos' - se costuma usar). E digo isto porque se disser 'a posição do Islão' sinto que estou a entrar num campo mais estritamente teológico. A maior parte das vezes deixo isso para outros, pese embora a dificuldade de estabelecer claramente o que é 'estritamente teológico'. Assim, até porque 'estou de fora', falo nesses académicos enquanto representantes de uma corrente dentro de um grupo importante (os muçulmanos) da comunidade alargada a que pertenço (a humanidade), independentemente da validade teológica (ou qualquer outra) do que dizem.
(Já agora, pode-se falar em TEOLOGIA quando nos referimos ao Islão ou há outra palavra mais adequada? Agradeço antecipadamente a quem eventualmente satisfaça esta minha curiosidade).
Deixo aqui um exemplo, mas lembro-me que há tempos encontrei um texto que ia mais ao cerne da questão. Se não me engano referia-se também a académicos indonésios que já não se identificam com a ideia: ser homossexual não é pecado; deixar-se envolver num qualquer relacionamento deste tipo já é. Se o encontrar entretanto deixo-o aqui.
http://www.thejakartapost.com/news/2008/03/27/islam-039recognizes-homosexuality039.html
Peregrino
08-08-2008, 20:39
Curiosa visão, o que é pecado é o acto em si. Abre portas para uma maior liberdade de escolha, até porque penso que o assunto não coloca em risco a segurança do estado...
Continuo com a mesma opinião, este tipo de acto deve ser julgado por Deus.
Até porque a punição depende de opinião humana.
Se não erro, na Indonésia a homossexualidade não é ilegal.
----------------------------------------------------
Os xiitas têm clero organizado ( acho não estar a dizer nenhuma atrocidade :lol: ).
Quanto aos sunitas têm pessoas que dedicam mais do seu tempo à religião, através do estudo intensivo, estes são reconhecidos como representantes ou porta vozes da comunidade. Na realidade um sunita é um membro independente, a sua relação é directa com Deus sem intermediários quaisquer, limita-se em caso de dúvida a recorrer à opinião de um douto da religião. Não precisa acatar a opinião.
Já num estado islâmico, desconheço como se processam as coisas, até porque não existe nenhum para se poder ter como exemplo.
Imagino que um mufti ( académico islâmico) estiver ao serviço do estado, suas opiniões terão peso sobre o mesmo.
PedroSilva
08-08-2008, 22:35
Não sabia que havia este tipo de diferenças entre sunitas e xiitas.
Obrigado pela parte que me toca!
O tal documentario das lesbicas judias vai por coicdencia voltar a passar no Odisseia.
Dia 11 as 21horas
http://www.odisseia.pt/index.php?sec=programacion_ficha&var1=682355_287463
É interessante a visão judaica dos homosexuas_
http://blogdobourdoukan.blogspot.com/2008/03/culpa-dos-homossexuais-vejam-vocs-que.html
http://www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=51128
E há muito mais incluundo ataques contra manifestações Gray Pride em Jerusalém.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.