Vizualizar Versão Completa : Não será superstição... ?
Assalamu aalikum!
Confesso que me faz uma certa relutância algumas pequenas práticas de dhikr, como recitar determinada sura, em determinada oração, em determinado dia por x número de dias seguidos; ou recitar determinado nome de Allah x vezes para obter isto ou aquilo...
Sinceramente, isto tem muito que ver com a minha ideia de superstição e ou estou muito em erro, ou o Islão veio para nos libertar de tais coisas, certo?
Os irmãos poderiam explicar-me melhor este tipo de práticas? Ou mostrarem-me referências no Alcorão ou na Sunnah?
Jazakum Allahu khayran
Superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores, como a crença comum em Portugal que quebrar um espelho causa sete anos de azar.
Salams.
Partindo desta definição não considero que rezar tasbih seja uma superstição, eu normalmente rezo apenas para ter sawab (recompensa divina) após algumas orações diárias. Rezar o tasbih é tal igual a rezar uma oração, só que obtemos sawabs extras. O dhikr é simplesmente então a purificação da alma, não existem segundos objectivos, segundas intenções.
como recitar determinada sura, em determinada oração, em determinado dia por x número de dias seguidos
Disto, nunca ouvi falar na minha vida :revirando:
No islão um dos piores pecados é mesmo a superstição, acreditar na sorte ou no azar, jogar jogos de azar, ver os signos, ler a palma da mão..etc.
Isso sim é superstição, e está claramente proibida no Alcorão.
Salams
Sim, dizer "Subhana Allah, Alhamdulillah e Allahu Akbar" 33 vezes cada eu também faço. Apenas com o objectivo de agradar a Allah e porque já vi ahaddices sobre esta prática.
Refiro-me, por exemplo:
- a pessoa que disser várias vezes "Ya Dhul-Jalal-Wal-Ikram" ficará rico;
- a pessoa que recitar mil vezes "Ya Ahad" verá certos segredos serem-lhe revelados;
- para nos protegermos dos efeitos do Ad-Dajjal devemos recitar a sura Al-Kahf às sextas-feiras.
Salams. No meu ponto de vista é apenas algo que podemos usar nos nossos duás, mas com a intenção de não ficarmos pobres e de não passarmos necessidades. É superstição se for rezado mesmo com a vontade única de ficar rico, acreditando que rezando isto devemos conseguir a riqueza e a fortuna. Allah dá-nos sempre aquilo que precisamos se cumprirmos os nossos deveres como muçulmanos (eu tenho a certeza que sim).
- para nos protegermos dos efeitos do Ad-Dajjal devemos recitar a sura Al-Kahf às sextas-feiras.
É o mesmo que pedir duá, algo que nós sempre fazemos. Não existe de maneira alguma superstição, só pedimos que Allah nos proteja do mal e nos encaminhe pela senda recta. É simplesmente pedir protecção.
Pode-se analisar caso a caso, mas quando alguém reza um duá ou tasbih temos que ter em conta a sua intenção.
Salams
Refiro-me, por exemplo:
- a pessoa que recitar mil vezes "Ya Ahad" verá certos segredos serem-lhe revelados;
Claro que é superstição
A fé pode mover montanhas. A expressão reflecte a capacidade de conseguirmos coisas que nao se compreendem.
A fé até cura doenças graves
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.