Vizualizar Versão Completa : Imame
Podem tirar uma dúvida?
Sempre leio em espaços islâmicos que no Islam não existe um clero formal como se têm nas igrejas cristãs de uma forma geral.
Sendo assim, como se faz para se tornar um Imame? Deve-se fazer algum curso? Mas se é preciso, quem ministra estes cursos já que "não existe clero formal"?
Podem me ajudar?
Obrigado
JPaulo
O imame é escolhido pela comunidade. Geralmente é aquele que tem mais conhecimento do Islão e do Alcorão.
Se alguém não gostar daquele imame por motivos válidos, tem toda a liberdade para sugerir outro.
O imame não é nenhum superior hierárquico relativamente aos crentes que vão à mesquita, é simplesmente um homem que lidera a oração. Não é também nenhum intermediário entre Deus e os crentes. Não existe tal conceito no Islão.
Olá Paulo,
Qualquer muçulmano que saiba de cor versículos do Alcorão pode liderar as orações. Quando estão presentes dois muçulmanos pelo menos e chegar a hora de oração e não poderem ir para uma mesquita podem juntar-se na oração sendo um deles o líder.
Os Imames de Mesquitas são escolhidos pela comunidade que gere a Mesquita. São muçulmanos como outro,s porém terão melhores qualidades morais, ou aparentes (porque não sabemos muitas vezes se é por convicção e só o tempo pode dizer-nos), e portanto serão personalidades particularmente devotas, ou instruídas na religião.
Em Portugal como em todo o mundo os Imames são instruídos em Escolas Islâmicas, chamadas Dar-ul-Ulum, os Escolas de Conhecimento. Além de serem instruídos em Alcorão e Hadices (tradições do profeta), são doutos em questões de Xaria e Fiqh (Jurisprudência Islâmica). Existem várias disciplinas como a Ética e outras que são leccionadas nestas Escolas. O Dar-ul-Ulum de Palmela, Portugal, forma Imames.
No Islão sunita não existe clero no sentido judaico ou cristão. Os Imames são personalidades individuais que não respondem a nenhuma Igreja ou instituição organizada, a não ser a Mesquita a que fazem parte. É claro que terão sempre uma grande ligação à Escola que frequentaram. Mas são independentes.
Talvez o irmão molana e outros poderãop explicar melhor ou acrescentar algo mais ou até corrigir-me se disse algo que não é correcto.
Ma'a-salaama,
Acho que ficou claro que eles se formam nas Escolas Islâmicas e a questão hierarquica, ..
Mas aí surgiram outras dúvidas:
Quem é que administra estas escolas? A própria comunidade?
São escolas como qualquer outra onde os professores ganham um salário para dar as aulas ou é tudo gratuito?
JPaulo
Os alunos com poucas posses recebem bolsas, os que têm pais ou familiares com posses pagam propinas.
O financiamento externo das escolas é normalmente voluntário. Às vezes há escolas que fazem apelos de apoio.
A Escola Islâmica de Palmela tem um curriculo normal de ensino creditado pelo Ministério da Educação de Portugal e aceita alunos não muçulmanos.
À propósito em Vila Franca de Xira, Portugal, foram encontradas as ruinas de uma escola islâmica que funcionou durante a antiga presença islâmica em Portugal.
Ok, e do que vive um Imame? Ele têm um outro emprego ou dedica-se apenas a ser Imame?
Pergunto isso porque sempre aparece na tv os chamados clérigos islâmicos ( como aquele iraquiano de óculos que esqueci o nome ).
Do que vive essa gente?
É claro que recebe salário. As mesquitas têm uma comissão administrativa. Água, liuz, limpeza, manutenção etc. A counidade local que administra paga um salário condigno ao Imame.
É claro que recebe salário. As mesquitas têm uma comissão administrativa. Água, liuz, limpeza, manutenção etc. A counidade local que administra paga um salário condigno ao Imame.
Então se eu fosse islâmico seria contra o casamento dos imames pelos motivos que apresentei no outro tópico..
Peregrino
14-02-2008, 17:01
Então se eu fosse islâmico seria contra o casamento dos imames pelos motivos que apresentei no outro tópico..
Isso é ridículo.
Um pré-requisito de ser Imame é que ele deve ser casado ou deve casar-se de imediato.
Algo curioso:
Deve-se lembrar do actual rei de Marrocos. Ele quando tornou-se rei teve na véspera casar-se. Ele era solterio quando o anterior seu pai falceceu. A família real marroquina considera-se descendente do profeta e os primogénitos deverão ter sempre qualificações de Imame. Daí que teve que casar-se para ser um Imame.
Isso é ridículo.
Por que? Quem vai pagar bancar a esposa e os filhos do imame ( alimentação, roupas, estudos.. )? Os fiéis?
Você acha isso bom?
Paulo o salário do Imame é suficiente para qualquer homem casado com filhos. Talvez não terá vida de luxo, mas são ossos do ofício. Não tem os salário de um exectivo de uma multinacional, mas tem ou deve ter um salário adequado.
Mas porque não ter salários de um executivo? Acho bem, porque exercem uma função muito importante. O meu amigo falecido Sheikh Darsh, Imame da Mesquita Central de Londres, Inglaterra, tinha um Mercedes e vivia num belo apartamento.
Como é que com os pastores protestantes? E os padres ortodoxos? Eles também casam-se e têm filhos. Os padres católicos quando puderem casar-se porque não será a Igreja católica que é tão rica a financiá-los? Porque terá que ele viver somente das ofertas dos crentes?
A Igreja Católica é mesmo rica em obras de arte e museus. Foi o que sobrou de séculos de Sacros Impérios.
Hoje no entanto o Vaticano anda endividado. Só não foi a falência porque ainda têm muito cristão milionário pelo mundo que socorre quando precisa, desembolsando altas fortunas para manter as restaurações dessas famosas obras e museus.
Quem mantém o padre, imame ou pastor são os crentes. Como se diz na Igreja: "a obra é divina mas precisa ser mantida com recursos terrenos".
Dinheiro não cai do céu..
E o dinheiro que o Vaticano tem? Lembra-se do escândalo do Banco Ambrosiano? E porque não pode vender algumas obras de arte ou terras para financiar um acto bom e saudável que é o casamento dos padres?
Como lhe expliquei as mesquitas funcionam com orçamentos e gestão que inclui diversas responsabilidades que envolvem dinheiro. Os crentes porque se beneficiam da mesquita financiam-na. As mesquitas normalmente também têm madrassahs (ou escolas islâmicas). Estas ensinam às criancas os principios da fé, o Alcorão e a lêr o árabe. São funções muito importantes que a mesquita exerce.
As mesquitas ficam cheias de crentes todos os dias. O culto de 5 vezes é exercido sem falhas. Gasta-se água e electricidade. Tem que se fazer a manutenção periódica das mesquitas. Assim, o orçamento inclui também o custo do Imame e o seu salário. Se você conhecesse de perto uma comunidade muçulmana, morria de inveja se comparasse com as igrejas que andam vazias. Na Europa as igrejas estão a ser vendidas por falta de manutenção e de crentes. As mesquitas por outro lado são testemunho autentico das forças vivas da sociedade.
Ma'a-salaama,
O clero ( e isso inclui o próprio Papa ) é proibido de vender qualquer objeto de arte do Vaticano já que esse foi declarado patrimônio da humanidade pela ONU.
Não vai mudar minha opinião Tayeb. Eu pensaria assim se fosse islâmico, budista, xintoísta ou qualquer outra coisa.
Eu acho injusto que os fiéis tenham que pagar pelos gastos da esposa e filhos do pastor ou imame já que muitas vezes a família desses clérigos nem seguem a mesma religião do marido.
As Igrejas estão vazias na Europa? Agora entendo Bento XVI, a Europa anda mesmo perdida.
Mas agora eu vou desconfiar já que não é isso que se vê nos noticiários onde os pronuncimentos do papa aos domingos é sempre acompanhado por milhares de pessoas na Praça São Pedro.
Aqui no Brasil os protestantes com seus pastores e os católicos com os chamados "padres carismáticos" da RCC já lotaram o Maracanã diversas vezes.
Acho que foi já ouviu falar do Marcanã, simplesmente o maior estádio de futebol do mundo.
Amigo Paulo os evangelistas têm sucesso em sociedades atrasadas. Na Europa do Norte não têm nenhum peso.
Amigo Paulo os evangelistas têm sucesso em sociedades atrasadas. Na Europa do Norte não têm nenhum peso.
Claro, é muito atrasado mesmo os Estados Unidos da América. Simplesmente têm um PIB que representa 1/3 do mundo e deixa o de qualquer país europeu "adiantado" no chinelo.
Além disso Portugal é de maioria islâmica por acaso? Pois se for é melhor corrigirem as estatísticas pois não é o que elas dizem.
Nem quero falar de atraso para não ofender. Mas mostre-me só um país de maioria islâmica que seja desenvolvido.
São muitos países e eu pedi só um.
Ninguém falou de dinheiro. Mesmo assim os evangelistas não são a maioria. Os católicos penso eu que já são a maioria. Tudo que faz barulho não é tambor :D é uma expressão que inventei :D :D :D. Há-de vêr nas próximas eleições presidenciais que a direita que os evangelistas apoiam vai perder. Só ganharam no passado com a abstenção. Só 50% dos americanos votam.
Claro, é muito atrasado mesmo os Estados Unidos da América. Simplesmente têm um PIB que representa 1/3 do mundo e deixa o de qualquer país europeu "adiantado" no chinelo.
Além disso Portugal é de maioria islâmica por acaso? Pois se for é melhor corrigirem as estatísticas pois não é o que elas dizem.
Nem quero falar de atraso para não ofender. Mas mostre-me só um país de maioria islâmica que seja desenvolvido.
Já visitou os Emiratos Árabes? Mostre-me já agora quantos países católicos são desenvolvidos no verdadeiro sentido da palavra?
Talvez a Irlanda e a Itália que só sairam da pobreza há poucos anos relativamente falando. Embora são países católicos e desenvolvidos as igrejas andam vazias. Preferem os "pubs" e os cafés. Os evangêlicos nem põem os pés lá. A Alemanha começa a tornar-se um pais católico, os evangelistas nem têm chance porque os alemães nem os querem pintados.
Os evangelistas têm cá um grande sucesso. Somos sim um pais atrasado, embora estamos tentar sair do atraso. Os evangelistas vão buscar os crentes à Igreja católica. Têm muito dinheiro e estão bem organizados. Olhe que os católicos aqui não estão muito contentes com as actividades de todas estas seitas evangélicas. Aqui na vizinha Espanha já não têm tanto sucesso.
Peregrino
14-02-2008, 21:38
Países de maioria muçulmana desenvolvidos segundo ONU:
Brunei, Kuwait, Qatar, Emiratos Árabes, Bahrein, Líbia, Omã, Arábia Saudita, Malásia, Albânia.
Bósnia Herzegovina país de importante população muçulmana que salvo erro faz parte da organização da conferência islâmica.
Brunei, Kuwait, Qatar, Emiratos Árabes, Bahrein, Líbia, Omã, Arábia Saudita, Malásia, Albânia.
Bósnia Herzegovina país de importante população muçulmana que salvo erro faz parte da organização da conferência islâmica.
Nenhum dos países citados é considerado desenvolvido no real sentido da palavra. Leia esta matéria de uma revista chamada Veja.
http://64.233.169.104/search?q=cache:mnyh4d4mXjIJ:veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/contexto_economia.html+paises+mais+pobres+islamism o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=8&gl=br
Bahrein, Líbia, Omã :lol: :lol:
Na Inglaterra os Imanes saem de uma escola islâmica própria para formar imanes
Os evangelistas têm cá um grande sucesso. Somos sim um pais atrasado, embora estamos tentar sair do atraso. Os evangelistas vão buscar os crentes à Igreja católica. Têm muito dinheiro e estão bem organizados. Olhe que os católicos aqui não estão muito contentes com as actividades de todas estas seitas evangélicas. Aqui na vizinha Espanha já não têm tanto sucesso.
Já te disse que me ofende chamando os protestantes pentecostais de evangélicos ou evangelistas.
Sou católico e também sou evangélico já que sigo os Evangelhos. Portanto não é uma exclusividade dos protestantes serem chamados "evangélicos".
Eles é que se auto rotularam assim. Espero que Deus ilumine meus "irmãos separados".
O Catolicismo Romano é uma instituição religiosa muito, muito antiga. Uma Igreja conduzida por anciões também já bem velhinhos.
Com tudo isso sabe o que aconteceu? Perdeu-se o contacto com o mundo e quase já não consegue mais se comunicar com os jovens.
Um jovem já não têm muita paciência para participar da missa porque, "afoito e cheio de energia" não consegue entrar em comunhão.
Já em uma igreja pentecostal o jovem se dá bem, nas Igrejas católicas carismáticas também.
Depois da morte de João Paulo II todos esperavam que o próximo Papa seria alguém jovem e cheio de idéias para renovar.
Aí apareceu Bento XVI que ressuscitou até a missa em latim.. :)
Em uma das primeiras perguntas que lhe fizeram já como Papa sobre sacerdócio feminino a resposta foi clara e demonstrou a sua personalidade:
"não permitiremos porque isso não nos foi deixado". Pronto, fim da discussão.
Mas assim é a Igreja Católica, um passo para frente e um para trás.
E é por isso que eu admiro a minha Igreja.
Peregrino
15-02-2008, 10:48
Nenhum dos países citados é considerado desenvolvido no real sentido da palavra. Leia esta matéria de uma revista chamada Veja.
Veja (http://64.233.169.104/search?q=cache:mnyh4d4mXjIJ:veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/contexto_economia.html+paises+mais+pobres+islamism o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=8&gl=br)
Começa a ser aborrecido falar com uma pessoa que está sempre no contra, citei-lhe países que são desenvolvidos ( de uma lista oficial da ONU) e vc faz uso da técnica habitual, foge, ignora, desvia, desconversa.
Já te disse que me ofende chamando os protestantes pentecostais de evangélicos ou evangelistas.
Sou católico e também sou evangélico já que sigo os Evangelhos. Portanto não é uma exclusividade dos protestantes serem chamados "evangélicos".
Eles é que se auto rotularam assim. Espero que Deus ilumine meus "irmãos separados".
O Catolicismo Romano é uma instituição religiosa muito, muito antiga. Uma Igreja conduzida por anciões também já bem velhinhos.
Com tudo isso sabe o que aconteceu? Perdeu-se o contacto com o mundo e quase já não consegue mais se comunicar com os jovens.
Um jovem já não têm muita paciência para participar da missa porque, "afoito e cheio de energia" não consegue entrar em comunhão.
Já em uma igreja pentecostal o jovem se dá bem, nas Igrejas católicas carismáticas também.
Depois da morte de João Paulo II todos esperavam que o próximo Papa seria alguém jovem e cheio de idéias para renovar.
Aí apareceu Bento XVI que ressuscitou até a missa em latim.. :)
Em uma das primeiras perguntas que lhe fizeram já como Papa sobre sacerdócio feminino a resposta foi clara e demonstrou a sua personalidade:
"não permitiremos porque isso não nos foi deixado". Pronto, fim da discussão.
Mas assim é a Igreja Católica, um passo para frente e um para trás.
E é por isso que eu admiro a minha Igreja.
Paulo eu exigo também respeito. Eu não lhe dei a confiança para usar frases como "já te disse". Fale-me com respeito. No Brasil endereçar alguém em 2ª pessoa singular deve ser norma. Aqui não é.
De facto pouco me importa que você se sinta ofendido por chamar evangélicos os seus irmãos que lhe roubam fiéis. Eles são assim conhecidos. Vocês são conhecidos como católicos embora o vosso nome não seja este. A Igreja de Roma é chamada Igreja Católica Apostólica Romana. Ninguém vos chama "católicos apostólicos romanos" nem vocês usam esta frase complicada.
Obrigado pela informação adi****l que deu sobre mudanças na Igreja católica. Que tenham sucesso.
Aqui no Brasil não é nenhuma ofensa dizer "eu te disse" e não foi essa minha intenção.
Agora veja como você se comporta:
Ao mesmo tempo que "exige respeito" por algo que eu escrevi inocentemente escreve logo abaixo "que pouco importa se está me ofendendo ou não".
Só Deus para dar paciência..
Olhe lá Paulo, você ofende-se por algo que não tem razão de ser e eu expliquei-lhe porque é que usei a palavra "evangelista". Quem começou com a conversa de ofensa foi você. Eu também tenho o direito de me sentir ofendido porque não lhe dei a confiança para me dirigir em 2ª pessoa singular.
Eu é que tenho sido mesmo paciente consigo. Você não tem vida fora deste espaço? Haja paciência do meu lado também. Hoje é 6ª feira (o nosso equivalente do domingo) e rezarei por sí e que Allah me dê paciência.
Ma'a-salaama,
Ao invés de "eu te disse" como eu devo dizer então?
Como vocês podem se ofender só por outro chamar na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa? Meu Deus do céu.
Quanto ao caso dos evangelistas ou evangélicos já expliquei a razão porque me ofende.
Você deve ser sunita. Seria o mesmo que chamar os xiitas de "alcorâmicos" e os sunitas de simplesmente sunitas.
Uma bobagem já que na verdade as duas facções seguem o mesmo Alcorão.
Eu sou católico apostólico romano e assim me denomino. Não têm nada de complicado.
Católica = universal
Apostólica = teve origem com os apóstolos.
Romana = teve início com o primeiro bispo de Roma.
OK mantenha-se ofendido sr católico apostólico romano. Reservo-me no direito de chamar evangelistas ou evangelicos aos seus irmãos na fé e a sí católico sem todo aquele palavreado.
Como está num fórum islâmico e se começar a ofender-nos com palavras ou expressões derrogatórias vou simplesmente baní-lo.
Infelizmente para si, vai ter que obedecer à maneira como gerimos este espaço.
Acho que você não consegue mesmo ter a razão do seu lado, e agora está a entrar em discussões colaterais de ofensa, ou não.
A verdade é que os seus irmãos evangêlicos, e pode morrer de inveja se quiser, estão a conquistar crentes entre os católicos.
Aqui em Portugal acontece o mesmo que no Brasil. Se não quiser enfrentar esta realidade o problema é seu.
Ao invés de ameaçar tanto porque não me expulsa logo de uma vez? Não é isso que quer?
Se eu violei as sua regras então me mande embora logo deste espaço. Ou será que sua consciência ficará pesada em saber que eu não violei regra alguma e mesmo assim fui banido ?
Chame-me do que quiser, o que muda isso na minha vida? Os "evangélicos" são meu irmãos na fé e, apesar das diferenças, seguem o mesmo Cristo.
Deveria saber também que os pentecostais não "convertem" só católicos mas muitos muçulmanos também e agradeço a Deus por isso.
Para terminar, proporcionalemnte os pentecostais crescem muito mais que qualquer outra religião. Os muçulamanos crescem mais em números absolutos mas não em proporção nada se compara ao movimento pentecostal.
Peregrino
15-02-2008, 13:43
humildade, respeito...tolerância :!:
Ao invés de ameaçar tanto porque não me expulsa logo de uma vez? Não é isso que quer?
Se eu violei as sua regras então me mande embora logo deste espaço. Ou será que sua consciência ficará pesada em saber que eu não violei regra alguma e mesmo assim fui banido ?
Chame-me do que quiser, o que muda isso na minha vida? Os "evangélicos" são meu irmãos na fé e, apesar das diferenças, seguem o mesmo Cristo.
Deveria saber também que os pentecostais não "convertem" só católicos mas muitos muçulmanos também e agradeço a Deus por isso.
Para terminar, proporcionalemnte os pentecostais crescem muito mais que qualquer outra religião. Os muçulamanos crescem mais em números absolutos mas não em proporção nada se compara ao movimento pentecostal.
Pergunto-lhe de novo se você tem mais vida do que estar neste espaço? Se sente desconfortável o que faz por aqui? A vigiar e a lançar confusão?
Pois bem fique satisfeito a pensar que os seus irmãos evangélicos convertem muçulmanos. Repito: tudo que faz barulho não é tambor!
Tayeb adora duvidar.
Talvez essa informação de 2006 sobre conversão de muçulmanos possa ajudar.
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=92268
Diz o douto link no início:
"São milhares os muçulmanos na Europa e nos países árabes convertidos ao Cristianismo. Muitos são, porém, obrigados a uma vida de clandestinidade, por medo de vinganças por parte daqueles que os julgam traidores do Alcorão. "
Eu respondo com esta afirmação:
"São milhares marcianos que vivem na Terra. Todos vivem na clandestinidade, por medo de serem dizimados por aqueles que os julgam que sejam um perigo à raça humana".
Escrever é fácil. Acho que o governo americano foi aprender com os promotores da "cientificidade" do milagre de Lanciano, a estratégia do funcionamento do tribunal Kangaroo que criaram e que este serve para proteger os testemunhas que denunciaram os presumíveis assassinos.
Caro Paulo, procure fontes mais credíveis por favor e deixe de iludir-se.
Na Europa há milhões de muçulmanos, se umas dezenas de milhares se converterem por dinheiro, poder, ou segurança, qual é a diferença que fazem?
Os seus amigos ignorantes que escreveram o artigo nem devem saber que há 200 milhões de árabes. Se algumas dezenas de milhares se converterem qual é a diferença que fazem ao Islão? Nenhuma.
Dezenas de milhares de cristãos convertem-se ao Islão. Qual é a diferença que fazem ao crisitianismo? Nenhuma.
Muitos milhares dos seus ex-correligionários são agora Testemunhas de Jeová e Mormons. Espero que não morra de inveja!
Vê-la se descansa o fim de semana com sua familia.
Ma'a-salaama,
Claro, as fontes não são credíveis quando dizem algo que você não concorda.
Se o site anunciasse "milhares de cristãos estão se tornando islâmicos" aí sim a notícia seria credível.
Pelo que li na wikipédia os Testemunhas de Jeová fazem sucesso aí na sua Terra. Talvez por isso pense que eles "crescem tanto".
Pois deveria saber que os TJ´s e os mormons juntos não fazem nem cócegas a Igreja Católica.
Claro que se prender a quantidade é uma bobagem mas só estou relatando o fato.
Se Deus quiser eu terei um bom final de semana com a minha família ( assim como sempre tenho ).
Espero sinceramente que você também tenha com a sua.
Paulo uma notícia de 2006 para si que diz respeito à América Latina:
http://www.overbo.com.br/modules/news/article.php?storyid=786
Estes católicos também chamam de evangélicos os seus irmãos de fé. Ressaltou-me a seguinte conclusão:
"são muito agressivos, proselitistas, não têm teologia clara, nem autoridade central com a qual se possa conversar".
Boa noite a todos..
Estava a ler os vossos comentarios e pos-me a pensar como tudo se torna tão estranho, defendemos todos o mesmo, DEUS, como podemos nós discutir isto, haverá razões para discutir quando falamos DELE?!Por isso é que eu me interrogo, haverá varias maneiras de chegar a ELE? Por vezes penso como podemos nós corromper a vontade de DEUS? Estaremos realmente no caminho certo, haverá realmente um caminho certo? Não me levem a mal e que Deus me oriente, que me ajude a seguir o melhor caminho, não vale a pena discutir mos pois ao faze lo estamos a dar razão a quem não acredita..... Não me levem a mal..
Boa noite, SALAM...
Peregrino
15-02-2008, 20:58
Boa noite a todos..
Estava a ler os vossos comentarios e pos-me a pensar como tudo se torna tão estranho, defendemos todos o mesmo, DEUS, como podemos nós discutir isto, haverá razões para discutir quando falamos DELE?!Por isso é que eu me interrogo, haverá varias maneiras de chegar a ELE? Por vezes penso como podemos nós corromper a vontade de DEUS? Estaremos realmente no caminho certo, haverá realmente um caminho certo? Não me levem a mal e que Deus me oriente, que me ajude a seguir o melhor caminho, não vale a pena discutir mos pois ao faze lo estamos a dar razão a quem não acredita..... Não me levem a mal..
Boa noite, SALAM...
Boa noite, Salaam
O Alcorão diz para competir-mos pelas boas acções e deixar as divergências para Ele as julgar.
Paulo uma notícia de 2006 para si que diz respeito à América Latina:
http://www.overbo.com.br/modules/news/article.php?storyid=786
Estes católicos também chamam de evangélicos os seus irmãos de fé. Ressaltou-me a seguinte conclusão:
"são muito agressivos, proselitistas, não têm teologia clara, nem autoridade central com a qual se possa conversar".
Todos so evangélicos são irmãos Tayeb. Se você por ignorância Histórica prefere chamar os protestantes de evangélicos, então que assim seja.
O comentário do cardel deveria ter sido feito de uma forma mais polida mas é pertinente.
A mim já outro ponto, logo no início do texto, chamou atenção ( e contradiz o que você vêm escrevendo ):
"O fenômeno não é exclusivo da América Latina, é mundial,..."
Boa noite a todos..
Boa noite, SALAM...
Não há vários caminhos para se chegar a Deus mas apenas um.
Se apenas as boas ações fossem suficientes os kardecistas e budistas já teriam lugar garantido no céu.
Longe de julgar quem vai ou não ser salvo mas é fato que a crendice destas seitas que citei é um grande equívoco. Que Deus tenha piedade.
Ê certo que a senda recta é so uma. Deus na verdade é Clemente e Misericordioso.
As nossas acções teräo peso e não serão em vão, contrário à crença cristâ do Paulo.
O Isläo crê que só levaremos connosco as nossas acçôes, boas ou más.
Ma'a-salaama,
Ê certo que a senda recta é so uma. Deus na verdade é Clemente e Misericordioso.
As nossas acções teräo peso e não serão em vão, contrário à crença cristâ do Paulo.
Ma'a-salaama,
Quem falou que os cristãos não acreditam que as ações não terão peso no julgamento?
Eu disse que não? Referí-me só ao Islão porque o que o cristianismo não me diz respeito, nem diz respeito a este espaço. Podemos saber em situações como nesta discussão a posição do cristianismo. Por regra não nos interessa saber.
Ma'a-salaama,
Tayeb anda mesmo distraído:
Primeiro escreveu que a questão do peso das obras era "contrário a crença cristã de Paulo".
Depois quando eu indaguei escreveu que "se referia ao islamismo pois a crença cristã não lhe interessa".
Vai entender..
Peregrino
18-02-2008, 17:05
Se apenas as boas ações fossem suficientes os kardecistas e budistas já teriam lugar garantido no céu.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.