PDA

Vizualizar Versão Completa : A oração na bíblia: Um olhar sobre o acto físico da oração

Peregrino
10-02-2008, 21:25
A oração na bíblia: Um olhar sobre o acto físico da oração (http://islamicchat.org/orar_biblia.html)

Peregrino
12-02-2008, 11:37
Um comentário do JPaulo seria interessante :revirando:

Tayeb
12-02-2008, 12:15
Acho que o Paulo não quererá comentar. Espero que esteja enganado. A explicação que dará é que Jesus ensinou como orar penso eu.

JPaulo
12-02-2008, 13:42
Olá senhores

Parece que a questão levantada é sobre prostar-se como um muçulmano ao orar.
Eu como cristão católico não vejo nenhum problema.
Na minha opinião na sexta-feira santa o sacerdote católico ora com ainda mais reverencia já que ele literalmente deita-se de bruços em frente ao altar.

Os católicos e a maioria dos protestantes oram ajoelhados. Só não prostam a cabeça no chão porque isso nunca fez parte da Tradição Apostólica.
Os pentecostais normalmente oram em pé..

Eu normalmente faço minhas orações ajoelhado como sinal de respeito. Mas não posso dizer que Deus não ouve os que oram em pé pois isso seria uma acusação infundada.

O ensinamento de Jesus Cristo sobre as orações é que elas não deveriam ser feitas em locais públicos e sim no silêncio de um quarto.
Lógicamente isso não é uma crítica as práticas coletivas. Ele só estava advertindo os que "gostavam de aparecer".
Ou seja, aqueles que oravam em voz alta para que todos ouvissem e que eram respeitados por isso como "grandes religiosos" ( hipócritas ).

Orlando
13-02-2008, 11:50
Acho que estamos todos de acordo que o que realmente importa é orar.

Seja de joelhos, a pé ou no chão

Peregrino
13-02-2008, 14:57
Não dou lições sobre como orar, considero-me o último a poder o fazer.
Todavia mostrou-se que os profetas oravam de determinada forma, esta corresponde ao modo como os muçulmanos oram.
Não relativizemos, deixemos este modo Ocidental de diminuição da religião e reflictamos sobre o modo de orar ensinado pelos profetas.

JPaulo
13-02-2008, 16:05
Todavia mostrou-se que os profetas oravam de determinada forma, esta corresponde ao modo como os muçulmanos oram.
Não relativizemos, deixemos este modo Ocidental de diminuição da religião e reflictamos sobre o modo de orar ensinado pelos profetas.

Modo Ocidental de diminuição da religião? Modo cristão você quer dizer..
Pois bem. Se é assim que pensa, que assim seja.

Só digo uma coisa, certa vez assisti a um documentário sobre o Irã feito por uma televisão norte-americana.
Enquanto uma multidão de muçulmanos orava podia-se ver no meio muitos jovens meio que dormindo.
Ou seja, nitidamente estavam fazendo aquilo "forçados" ou por puro costume. Comunhão com Deus mesmo que é bom, nada..
Enquanto isso muita gente que ora em pé conversa com Deus com fé e chega mesmo a emocionar-se.

Pergunta: quem está orando de forma mais correta neste caso?

Orlando
13-02-2008, 17:01
Detesto ouvir isso do "Ocidental" :marado:

JPaulo
13-02-2008, 17:33
O Ocidente foi e continua sendo sinônimo de cristianismo..
Os não cristãos têm que engolir essa.. 8)

Orlando
13-02-2008, 17:38

Voce sofre do mesmo estereotipo, os grandes países ocidentais são laicos.

Não se esqueçam que a Bósnia e a Turquia são Europa.

Tayeb
13-02-2008, 17:38
O Islão é tão Ocidental como o cristianismo. A religião original do Ocidente era o paganismo. Os gregos ainda celebram a sua origem pagã.

Orlando
13-02-2008, 17:40
O Islão é tão Ocidental como o cristianismo. A religião original do Ocidente era pagã.

Sim, alias o Oriente, Ocidente, o Mundo tudo era Governado pelo Paganismo.

Acho nojento estarem a falar de ocidente e oriente em termos relegiosos.

Ha cristãos em ambos os sítios, e ha muçulmanos em ambos os sitios, deixem-se de segregação.

JPaulo
13-02-2008, 17:44
O Islão é tão Ocidental como o cristianismo. A religião original do Ocidente era o paganismo. Os gregos ainda celebram a sua origem pagã.

Não senhor, dizer isso é jogar séculos de História no lixo..
O Ocidente pagão que você está se referindo não existe a quase dois mil anos. Muita, mas muita coisa mesmo, aconteceu desde a ascensão e queda do Império Romano.

Se você gosta de voltar tanto assim no tempo então, de acordo com a ciência, deveríamos admitir que todo homem do planeta ( ocidental e oriental ) é descendente de africano. Ou seja, o mundo é africano afinal..

JPaulo
13-02-2008, 17:46

Geografia física é uma coisa e geografia política é outra. Se a Turquia é tão européia assim por que ainda não entrou na União Européia?
Olha que até o papa já pediu..

Orlando
13-02-2008, 17:51

Geografia física é uma coisa e geografia política é outra. Se a Turquia é tão européia assim por que ainda não entrou na União Européia?

Ve se bem que voce não Europeu.

Um país para entrar na UE precisa de ser aprovado pelos outros Estados.

A Turqui anda a anos a tentar entrar

JPaulo
13-02-2008, 17:59

Ve se bem que voce não Europeu.

Um país para entrar na UE precisa de ser aprovado pelos outros Estados.

A Turqui anda a anos a tentar entrar

Mas ainda não conseguiu..
Não precisa ser europeu para saber o que acontece no mundo.

Tayeb
13-02-2008, 17:59

O Ocidente pagão que você está se referindo não existe a quase dois mil anos. Muita, mas muita coisa mesmo, aconteceu desde a ascensão e queda do Império Romano.

Se você gosta de voltar tanto assim no tempo então, de acordo com a ciência, deveríamos admitir que todo homem do planeta ( ocidental e oriental ) é descendente de africano. Ou seja, o mundo é africano afinal..

E porque não? Eu não tenho nada contra africanos. Aliás eu nascí na África e tenho muitos familiares que são mesmo africanos.

Não é verdade que o Ocidente é cristão há 2000 anos. O cristianismo existe há 2000 anos. Houve muita resistência contra o crisitianismo imposto por força. Carlos Magno converteu os povos saxónicos por força.

A Peninsula Ibérica era dominada por Arianos cristãos diferentes na crença dos actuais. Antes viviam cá povos pagãos. O cristianismo veio do Oriente e Jesus era judeu.

JPaulo
13-02-2008, 18:07

E porque não? Eu não tenho nada contra africanos. Aliás eu nascí na África e tenho muitos familiares que são mesmo africanos.

Não é verdade que o Ocidente é cristão há 2000 anos. O cristianismo existe há 2000 anos. Houve muita resistência contra o crisitianismo imposto por força. Carlos Magno converteu os povos saxónicos por força.

A Peninsula Ibérica era dominada por Arianos cristãos diferentes na crença dos actuais. Antes viviam cá povos pagãos. O cristianismo veio do Oriente e Jesus era judeu.

Antes deixemos bem claro o que você disse:a origem do cristianismo é judaica. Isso joga por terra as teorias de que o cristianismo foi "inventado por Roma". Agora continuemos.

Não importa se foi imposto, se foi a força.. nada disso foi levantado.
O que eu quero dizer, e todo mundo é obrigado a concordar, é que o cristianismo influenciou o Ocidente de tal forma que sem ele nem dá para imaginar como o Ocidente seria. Sem entrar no mérito de que seria melhor ou pior ( para mim seria muito pior ) mas é fato que seria muito, mas muito diferente.

Sobre a África, de maneira alguma levantei a questão de maneira preconceituosa.
Até porque sou brasileiro e, apesar de "branquelo", tenho ancestrais africanos como a maioria.

Orlando
13-02-2008, 18:11
Na altura a Turquia tinha pena de morte. Razão suficiente para não poder entrar na UE.

Evoluções tomadas:

· O poder dos militares foi substancialmente reduzido.

· Os direitos do povo curdo são já mais respeitados (apesar de ainda haver muito por fazer nesta área).

· A pena de morte foi abolida.

· E mesmo a questão da lei que tornava o adultério um crime, foi rapidamente abandonada.

Não tarda a Turquia entra na UE, até o presidente frances disse que já não se oponha

JPaulo
13-02-2008, 18:29
Pois tomara que entre, nada mais justo.
E se entrar estará definitivamente afastada qualquer ameaça da Turquia cair nas mãos de uma teocracia tiranica pois para fazer parte da União Européia terá que seguir as regras de democracia, liberdade e estado laico.

Você pensa que o Papa é bobo? É por isso que ele dá total apoio a Turquia.. 8)

Tayeb
13-02-2008, 18:38

Antes deixemos bem claro o que você disse:a origem do cristianismo é judaica. Isso joga por terra as teorias de que o cristianismo foi "inventado por Roma". Agora continuemos.

O que eu quero dizer, e todo mundo é obrigado a concordar, é que o cristianismo influenciou o Ocidente de tal forma que sem ele nem dá para imaginar como o Ocidente seria. Sem entrar no mérito de que seria melhor ou pior ( para mim seria muito pior ) mas é fato que seria muito, mas muito diferente.

Até porque sou brasileiro e, apesar de "branquelo", tenho ancestrais africanos como a maioria.

O cristianismo colocou o Ocidente na Idade das Trevas. Os europeus revoltaram-se e removeram o cristianismo da equação. É isto que aconteceu. Dar vã glória ao cristianismo pelo Ociedente actual é uma fantasia que anda na cabeça de crentes como você.

O cristianismo que veio do Oriente foi transformado em paganismo greco-latino com a trindade, as festas e tudo resto que vemos de influência pagã como o Carnaval que os brasileiros e nós os portugueses celebramos há dias.

Tayeb
13-02-2008, 18:40
Pois tomara que entre, nada mais justo.
E se entrar estará definitivamente afastada qualquer ameaça da Turquia cair nas mãos de uma teocracia tiranica pois para fazer parte da União Européia terá que seguir as regras de democracia, liberdade e estado laico.

Você pensa que o Papa é bobo? É por isso que ele dá total apoio a Turquia.. 8)

O papa bobo é que não é. Ele sempre foi contra a entrada da Turquia na Europa comunitária. Contrário ao Orlando não creio que a Turquia entre na Comunidade Europeia.

JPaulo
13-02-2008, 18:58

O cristianismo colocou o Ocidente na Idade das Trevas. Os europeus revoltaram-se e removeram o cristianismo da equação. É isto que aconteceu. Dar vã glória ao cristianismo pelo Ociedente actual é uma fantasia que anda na cabeça de crentes como você.

O cristianismo que veio do Oriente foi transformado em paganismo greco-latino com a trindade, as festas e tudo resto que vemos de influência pagã como o Carnaval que os brasileiros e nós os portugueses celebramos há dias.

Tayeb, até você acredita em "Idade das Trevas"? Poxa, eu espera mais.

O mito da Idade das Trevas medieval foi criada pela burguesia depois que esta chegou ao poder após a revolução francesa.
Este mito é ainda muito enfatizado pelo fato da burguesia ainda estar no poder e o capitalismo dominando o mundo..

Tayeb
13-02-2008, 18:59
A burguesia "inventou" contra quem? Não foi contra o poder feudal e da Igreja?

JPaulo
13-02-2008, 19:08

Exatamente. Isso chama-se técnica para do perpetuação do poder.
"aceite os meu erros porque o anterior era muito pior".

Peregrino
13-02-2008, 19:15

Modo Ocidental de diminuição da religião? Modo cristão você quer dizer..
Pois bem. Se é assim que pensa, que assim seja.

Só digo uma coisa, certa vez assisti a um documentário sobre o Irã feito por uma televisão norte-americana.
Enquanto uma multidão de muçulmanos orava podia-se ver no meio muitos jovens meio que dormindo.
Ou seja, nitidamente estavam fazendo aquilo "forçados" ou por puro costume. Comunhão com Deus mesmo que é bom, nada..
Enquanto isso muita gente que ora em pé conversa com Deus com fé e chega mesmo a emocionar-se.

Pergunta: quem está orando de forma mais correta neste caso?

Acho que foi Al Ghazali que falou qualquer coisa sobre parecem galinhas a penicar o milho, referindo-se aos que oram sem sentido.

O modo Ocidental a que me referia é o materialismo e relativismo, duas coisas condenadas pelo Papa.

Tayeb
13-02-2008, 19:54

Então o que era brilhante e de progresso antes da burguesia demolir o estado feudal?

JPaulo
14-02-2008, 11:29

Então o que era brilhante e de progresso antes da burguesia demolir o estado feudal?

E quem disse que tanto "progresso" e consumismo foram benéficos para a humanidade?
O planeta Terra durou milhares de anos sem ter problemas como ameaça nuclear, desmatamentos absurdos, efeito estufa, aumento no nível do mar e etc, etc..
Agora passados poucos séculos de capitalismo e "burguesia no poder" só visando lucro quanto tempo mais o planeta irá resisitir?

Não Tayeb, hoje não vivemos nessa "era brilhante" que a mídia quer apregoar.

Tayeb
14-02-2008, 11:34
Potanto tudo que brilha não é ouro. O Ocidente brilhante é uma ilusão, assim o cristianismo nada tem a haver com o Ocidente actual correcto?

JPaulo
14-02-2008, 11:43
Potanto tudo que brilha não é ouro. O Ocidente brilhante é uma ilusão, assim o cristianismo nada tem a haver com o Ocidente actual correcto?

Você está indo de um extremo a outro.
É claro que séculos de reinados e impérios cristãos deixaram uma grande marca no Ocidente que jamais será apagada.
Por outro lado é evidente que o laiscimo relativista e a secularização estão aí a minar séculos de crisitianismo, infelizmente.

JSilva
14-02-2008, 16:23
Não faz muito sentido dizer que tudo o que há de bom no ocidente é herança do cristianismo e, simultaneamente, que tudo o que há de mau é culpa do laicismo relativista e da secularização.
A democracia liberal, com a separação de poderes e o respeito das minorias é uma consequência da luta pela laicização da sociedade e contra o poder da Igreja. Se dependesse do Papa, Portugal bem podia continuar no Estado Novo...
Espero que a Turquia entre para a UE. É uma questão de justiça e de bom senso. A Europa precisa de mostrar que para cá entrar basta viver-se em democracia. Ser cristão não pode ser requisito.

JPaulo
14-02-2008, 16:32
Não faz muito sentido dizer que tudo o que há de bom no ocidente é herança do cristianismo e, simultaneamente, que tudo o que há de mau é culpa do laicismo relativista e da secularização.
A democracia liberal, com a separação de poderes e o respeito das minorias é uma consequência da luta pela laicização da sociedade e contra o poder da Igreja. Se dependesse do Papa, Portugal bem podia continuar no Estado Novo...
Espero que a Turquia entre para a UE. É uma questão de justiça e de bom senso. A Europa precisa de mostrar que para cá entrar basta viver-se em democracia. Ser cristão não pode ser requisito.

Separação de poderes, respeito as minorias... continue..

Meu caro, em que mundo você vive?
Não existe este "respeito as minorias" no mundo. A democracia é uma enganação porque quem elege os políticos são os poderosos ( empresários, banqueiros e etc.. )
A grande massa popular ( a maioria pobre ) é manipulada pela mídia e esta também está nas mãos dos poderosos.
As maiores guerras da História, a maioria das pessoas que morreram de fome.. tudo isso aconteceu depois da revolução burguesa e não na Idade Média.

Isso parece papo de comunista mas é verdade. Como bem disse Tayeb em outro tópico, daí a importância de termos uma visão holística e multifocal.

Peregrino
14-02-2008, 17:00
Islão reconhece minorias e permite que estes regerem-se por suas próprias leis.