PDA

Vizualizar Versão Completa : Sobre o suicídio

JPaulo II
25-04-2006, 14:44
Olá à todos

Gostaria de saber como o suicídio "justificado" é visto pelo Islam ?
Sei que o Islam é uma religião que fundamentalmente prega a paz.
Então qual a interpretação que algumas seitas radicais fazem para promover atos terroristas ?

Um homem bomba, além de matar os outros, acaba por matar a si mesmo.
A "Jihad contra infiéis" permite suicídio ?

Se alguém pudesse me responder eu ficaria muito grato pois realmente é algo que não sei.
Aproveito para frisar mais uma vez que estou perguntando sobre seitas radicais que em nada têm a ver com a grande maioria de islâmicos.Até porque radicalismo existe em qualquer religião, inclusive no catolicismo.

Tayeb
25-04-2006, 15:12
Olá Cefas,

Espero que entenda onde existem guerras, existem métodos diferentes de combate. No caso específico de Palestina, os palestinianos não têm outro método de combater contra meios avançados de guerra como os helicópteros, tanques, canhões, contra um inimigo que é implacável.

O ataque deliberado contra civis é proibido pelo Islão.

No caso da Palestina se tiver o cuidado de analisar a guerra o ataque aos civis é feito constantemente pelos ocupadores, o exército israelita e os colonos. Se tiver o cuidado de analisar quantos palestinianos já morreram desde Intifidah e comparar estas mortes com as do lado israelita verficará que o número de mortes do lado palestiniano é muito maior diria 3 a 4 vezes maior. Cerca de metade dos mortos israelitas são militares, e dos mortos entre civis grande parte deles são colonos.

Por isso antes de analisarmos as questões sobre o ponto de vista da religião entendamos as questões humanas.

Ma'a-salaama,

JPaulo II
25-04-2006, 15:29
Olá Cefas,

Espero que entenda onde existem guerras, existem métodos diferentes de combate. No caso específico de Palestina, os palestinianos não têm outro método de combater contra meios avançados de guerra como os helicópteros, tanques, canhões, contra um inimigo que é implacável.

O ataque deliberado contra civis é proibido pelo Islão.

No caso da Palestina se tiver o cuidado de analisar a guerra o ataque aos civis é feito constantemente pelos ocupadores, o exército israelita e os colonos. Se tiver o cuidado de analisar quantos palestinianos já morreram desde Intifidah e comparar estas mortes com as do lado israelita verficará que o número de mortes do lado palestiniano é muito maior diria 3 a 4 vezes maior. Cerca de metade dos mortos israelitas são militares, e dos mortos entre civis grande parte deles são colonos.

Por isso antes de analisarmos as questões sobre o ponto de vista da religião entendamos as questões humanas.

Ma'a-salaama,

Caro Tayeb

Entendi e agradeço seus comentários à respeito.
Só gostaria de salientar que devemos ter cuidado com o chamado relativismo, ou seja, se você mata a minha mãe e irmã, então eu tenho o direito de fazer o mesmo matando as suas.
O relativismo moral é uma grande armadilha dos dias atuais.

Mas a minha pergunta é mais teológica do que prática. Na verdade eu gostaria de saber como o Islam encara o suicídio e o próprio homicídio ?

RC
25-04-2006, 16:53
Existem decretos religiosos condenado atentados suicidas.

Pessoalmente não os aceito...

Lembrar que o sacrificio a própia vida numa guerra é frequente nas variadas civilizações como o Japão na segunda guerra mundial.

Penso que só sabendo o significado de guerra através de experiênica própia para compreender...

Tayeb
25-04-2006, 17:01
Olá Cefas,

Desculpe por chamá-lo Padre Zezinho. Pensei que era o seu nome.

Em relação ao suicídio é claro que é condenado no Islão. Nós como muçulmanos não podemos tirar a nossa vida por razões egoistas como o de estar farto da vida, ou por doença ou por outro motivo que diz respeito a nós próprios como indivíduos. Creio que esta é a posição das religiões monoteistas como o cristianismo e o judaismo.

O homicídio é punível com a morte da pessoa que o cometeu. Nós não temos direito de matar alguém por razões pessoais. Se porventura o homicídio foi involuntário, quem cometeu pode ser perdoado pagando uma indemnização à família de quem ele/ela matou. É claro que a jurisprudência islâmica é aplicável somente nos paises islâmicos, se estes têm a Lei Islâmica (Shariah) aplicada.

Ma'a-salaama,

RC
25-04-2006, 17:13
raios levei logo a cosia para os atentados :lol:

Como disse o irmão Tayeb, o suicidio é interdito...

JPaulo II
25-04-2006, 20:28
Olá Cefas,

Em relação ao suicídio é claro que é condenado no Islão. Nós como muçulmanos não podemos tirar a nossa vida por razões egoistas como o de estar farto da vida, ou por doença ou por outro motivo que diz respeito a nós próprios como indivíduos. Creio que esta é a posição das religiões monoteistas como o cristianismo e o judaismo.

C- Sim, é a posição de todas as religiões. Eu só estou insistindo para tentar entender os homens-bomba.
Eu tenho certeza que para qualquer islâmico de verdade, seguidores de um Deus de paz, humildade e amor, esses chamados "mártires" não estão de acordo com a Lei.
Pois se seguissem a Lei, então não poderiam se suicidar. Estou errado em pensar assim ?

O homicídio é punível com a morte da pessoa que o cometeu. Nós não temos direito de matar alguém por razões pessoais. Se porventura o homicídio foi involuntário, quem cometeu pode ser perdoado pagando uma indemnização à família de quem ele/ela matou. É claro que a jurisprudência islâmica é aplicável somente nos paises islâmicos, se estes têm a Lei Islâmica (Shariah) aplicada.

C- Entendi

Ma'a-salaama,

Tayeb
26-04-2006, 13:35
[quote=Tayeb]Olá Cefas,

C- Sim, é a posição de todas as religiões. Eu só estou insistindo para tentar entender os homens-bomba.
Eu tenho certeza que para qualquer islâmico de verdade, seguidores de um Deus de paz, humildade e amor, esses chamados "mártires" não estão de acordo com a Lei.
Pois se seguissem a Lei, então não poderiam se suicidar. Estou errado em pensar assim ?

Olá Cefas,

Afinal então você queria mesmo discutir assuntos políticos. Aceita ou não a legitimitade dos povos lutarem pelos seus direitos inalianáveis como a terra e propriedade que lhes pertence, o direito a dignidade, o não à escravatura e subjugação?

Ora, com os casos específicos que aontecem na Palestina não são considerados sucidios mas sim os únicos meios disponíveis a um povo que quer defender-se da agressão. Os que se auto-explodem não têm outros meios contra um inimigo que tem helicópetros, aviões, tanques, misséis. Se eles tivessem meios idênticos não se sacrificiariam com as suas próprias vidas.

Os doutos muçulmanos têm opiniões dividias sobre estes topos de operações, porém todos consideram que estas pessoas não estão a cometer suicídio porque o motivo não é o interesse próprio mas sim o bem comum de combater o inimigo.

Ma'a-salaama,

JPaulo II
26-04-2006, 14:17
Sou totalmente contra qualquer forma de agressão ao ser humano seja ele judeu ou palestino.
Não entendo porque os palestinos e judeus não podem viver em paz naquela que é a Terra Santa para todos nós, inclusive para cristãos como eu.

Entendo também que os EUA só apoiam Israel por razões políticas. Mas, de qualquer forma, qual o problema em conviverem todos pacificamente lado à lado ?

Na minha opinião, nada justifica à morte. Não existe nenhuma causa na Terra que seja tão nobre que justifique a morte, mesmo que seja a de um único ser humano.

RC
26-04-2006, 17:04
Sou totalmente contra qualquer forma de agressão ao ser humano seja ele judeu ou palestino.
Não entendo porque os palestinos e judeus não podem viver em paz naquela que é a Terra Santa para todos nós, inclusive para cristãos como eu.

Entendo também que os EUA só apoiam Israel por razões políticas. Mas, de qualquer forma, qual o problema em conviverem todos pacificamente lado à lado ?

Na minha opinião, nada justifica à morte. Não existe nenhuma causa na Terra que seja tão nobre que justifique a morte, mesmo que seja a de um único ser humano.

Muito facil falar de paz depois de lhe tirarem a terra e toda a dignidade.

Sabia que os Palestinos também são cristãos :?:

JPaulo II
26-04-2006, 18:07

Muito facil falar de paz depois de lhe tirarem a terra e toda a dignidade.

Sabia que os Palestinos também são cristãos :?:

O amor ao próximo deve ser mais importante que qualquer terra ou dignidade.
Se têm algum palestino cristão, ele deveria saber disso.

Tayeb
26-04-2006, 18:20
Olá Cefas,

É fácil você falar de amor ao próximo pois não é você que passou 50 anos em campos de refugiados e todos os dias é humilhado e maltratado, vê seus irmãos e pais serem mortos por misséis que caem do céu, ou não tem direito ai emprego, nem propriedade. É muito fácil este seu discurso que os seus irmãos cristãos fazem tábua raza.

Ma'a-salaama,

RC
26-04-2006, 18:32
Nem todos são "Gandhis" :lol:

Se os Palestinos fizerem o que vc diz serão simplesmente exterminados, quer dizer já o são de qualquer maneira.

Já tenho dito que apreciaria ver manifestações permanentes em toda a Palestina, Israel acabaria por ceder, o mundo é cego mas quero acreditar que não aceitaria uma repressão sobre manifestações pacificas.

Sou pacifista, não aceito a guerra como meio para alcançar um fim, mas também sou pragmático e realista e compreendo que por vezes esse meio é necessário, defender a própia vida é um dever.

RC
26-04-2006, 18:35
Olá Cefas,

É fácil você falar de amor ao próximo pois não é você que passou 50 anos em campos de refugiados e todos os dias é humilhado e maltratado, vê seus irmãos e pais serem mortos por misséis que caem do céu, ou não tem direito ai emprego, nem propriedade. É muito fácil este seu discurso que os seus irmãos cristãos fazem tábua raza.

Ma'a-salaama,

Sou uma pessoa que nutre empatia natural pelos outros, mas sei que o inverso nem sempre ocorre e que existem pessoas que me agrediriam se pudessem.
O que dizer de quem vive violentado o tempo todo :(

Felizmente existem cristãos que compreendem o drama do povo Palestino, esses sabem o que significa amar o desemparado.

Tayeb
26-04-2006, 19:05
Nem todos são "Gandhis" :lol:

Se os Palestinos fizerem o que vc diz serão simplesmente exterminados, quer dizer já o são de qualquer maneira.

Já tenho dito que apreciaria ver manifestações permanentes em toda a Palestina, Israel acabaria por ceder, o mundo é cego mas quero acreditar que não aceitaria uma repressão sobre manifestações pacificas.

Sou pacifista, não aceito a guerra como meio para alcançar um fim, mas também sou pragmático e realista e compreendo que por vezes esse meio é necessário, defender a própia vida é um dever.

s3 irmão Ricardo,

O Hamas declarou cessar fogo há 16 meses apesar de várias provocações do lado israelita, que inclui o assassinato de dirigentes do Hamas. Antes tivemos o primeiro Intifadh que foi essencialmente uma revolução de pedras. O que aconteceu? Nada foi feito para resolver o problema palestiniano.

O problema é que os palestinianos não são milhões como os indianos o eram. A disbediência e manifestação pacífica não resulta. O inimigo é implacável e não hesita em usar balas verdadeiras, misséis, canhões etc.

Se se quer pedir paciência aos palestinanos, devem os que confortavelmente se sentam em casa seguir à Palestina e dar o exemplo de se meterem em frente dos tractores, dos carros de combate etc. Não estou a aconselhar-lhe a fazer isto porque irmão Ricardo será história, acabrá por ser mais um morto. A sua vida é demasiado valiosa para ser desperdiçada desta maneira.

Ma'a-salaama,

JPaulo II
26-04-2006, 19:34
A Palestina é grande e cabe todo mundo. Jerusalém é uma cidade grande e cabe as três religiões. Por que ficar se matando ?
Por que os judeus não podem conviver bem com os palestinos e vice-versa ? Que mania racista é esta ?

No Brasil vivem negros, italianos, portugueses, japoneses..enfim. Por que lá têm que ser diferente ? O problema é a falta de amor ao ser humano sim.

Imaginemos o seguinte. Finalmente o Estado de Israel chegasse ao fim. Todos os judeus seriam obrigados e sairem da Palestina e de Jerusalém.
Isso mudaria a situação miserável de milhares de palestinos ? É claro que não. Continuaria a mesma pobreza.

Quando essa gente vai acordar.

Tayeb
26-04-2006, 19:37
Olá Cefas,

Digo de novo que é fácil dizer, do que fazer. Se você acredita mesmo assim tanto em resolução pacífica porque não vai para lá e se entrepõem entre os beligerantes?

Ma'a-salaama,

RC
26-04-2006, 20:41
http://www.resourcesforlife.com/groups/activist/images/Rachel-Corrie-2.jpg

http://www.texemarrs.com/images/rachel_corrie_memorium.gif

O Resultado do pacifismo em Israel

JPaulo II
26-04-2006, 20:43
Olá Cefas,

Digo de novo que é fácil dizer, do que fazer. Se você acredita mesmo assim tanto em resolução pacífica porque não vai para lá e se entrepõem entre os beligerantes?

Ma'a-salaama,

Vê-se que vc não acredita no amor ao próximo, não é meu caro ? Sempre sobra um pouco de orgulho para justificar a morte.

Já disse o Papa Bento XVI "O relativismo moral é o mal de nossos tempos"

RC
26-04-2006, 20:57
Olá Cefas,

Ma'a-salaama,

Vê-se que vc não acredita no amor ao próximo, não é meu caro ? Sempre sobra um pouco de orgulho para justificar a morte.

Vc deixaria matarem a sua familia?

Vc e uma pessoa tirana face a face, armados quem deve morrer?

Não responda já, reflita com tempo...

Em tempos pensei que deixar-me atingir, mas depois tenho pensado melhor...

Não venha por isso com o discurso de amor ao próximo, podemos muito bem amar o próximo, mas recusar mais casos como da Rachel Corrie.

Pergunto também, porque em nome do amor vc não vai se colocar na frente dos beligerantes :?:
Mostre o exemplo, em lugar de ficar cobrando do outro que faça aquilo que vc recusa.

RC
26-04-2006, 21:26

Relativismo moral.

O papa usa esse argumento para se manifestar contra a laicidade, porque não o acompanha :?:

Vc sabe por acaso qual a posição do Vaticano em relação ao direito de defesa:?:

Veja

"O QUINTO MANDAMENTO:
NÃO MATAR

466. Porque respeitar a vida humana?

2258-2262
2318-2320

Porque é sagrada. Desde o seu início ela supõe a acção criadora de Deus e mantém-se para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. A ninguém é lícito destruir directamente um ser humano inocente, pois é um acto gravemente contrário à dignidade da pessoa e à santidade do Criador. «Não causarás a morte do inocente e do justo» (Ex 23, 7).

467. Porque é que a legítima defesa das pessoas e das sociedades não vai contra tal norma?

2263-2265

Porque com a legítima defesa se exerce a escolha de defender e valorizar o direito à própria vida e à dos outros, e não a escolha de matar. Para quem tem responsabilidade pela vida do outro, a legítima defesa pode até ser um dever grave. Todavia ela não deve comportar um uso da violência maior que o necessário."

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

No islão o uso da força é somente possível em legitima defesa.

RC
28-04-2006, 13:27
Lembrar só mais um vez a posição do Vaticano.

Ler mensagem anterior

JPaulo II
28-04-2006, 13:51

Ler mensagem anterior

Em legítima defesa é quando alguém está com uma arma apontada para vc. Não é o caso dos homens-bomba palestinos.

Não distorça, meu caro

RC
28-04-2006, 16:40

Ler mensagem anterior

Em legítima defesa é quando alguém está com uma arma apontada para vc. Não é o caso dos homens-bomba palestinos.

Não distorça, meu caro

Vc nem a fonte vaticano aceita :lol:

Legitima defesa é responder a uma agressão.

Um país invadido corresponde bem...

Muito bonito dizer ser-se pela paz, mas só sabe falar de homens bomba, e os assassinatos selectivos onde ficam?
E os bombardeamentos diários, como é?
Onde está esse humanismo...
Quem está a ocupar quem?
Quem está a desrespeitar humilhar e retirar a dignidade de um povo e sequer deixa o mesmo decidir o seu própio destino, quem? quem?
Quem reduz um povo a um gueto gigante, sem possibilidade de se descolar no interior do seu própio país...

leia o que pensa Gandhi:

antigo tópico (http://www.myciw.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=4420&highlight=#4420)

É a mensagem final do tópico.

Gandhi parece entender o significado da palavra amor.

Fotos da Palestina ocupada (http://www.alfredo-braga.pro.br/palestina/fotosdapalestina-1.html)

http://www.alfredo-braga.pro.br/palestina/fotosdapalestina-4.html

http://www.alfredo-braga.pro.br/palestina/fotosdapalestina-5.html

JPaulo II
28-04-2006, 17:33
As fotos são realmente chocantes.
Eu queria deixar claro que não estou de acordo com a postura dos judeus em relação aos palestinos. Aliás, eu já escrevi isso.

A Bíblia manda que nós ( cristãos gentios ) tenhamos respeito pelos judeus.
A Igreja Católica ( minha religião ) errou muito no passado ao incendiar o anti-semitismo. O papado fez vistas grossas ao nazismo. Hoje, a Igreja percebeu o erro e chama os judeus de irmãos.

Talvez a minha visão de paz entre judeus e palestinos seja utópica mesmo. Aliás, a História vêm demonstrando isso.

Se for para parar o massacre ( de ambas as partes ), então que se crie logo o Estado Palestino.
Talvez uma Jerusalém dividida, onde a parte oriental ficaria com os palestinos.

Por que questões como estas nunca saem do papel ?

RC
28-04-2006, 17:48
Eu queria deixar claro que não estou de acordo com a postura dos judeus em relação aos palestinos. Aliás, eu já escrevi isso.

A Igreja Católica ( minha religião ) errou muito no passado ao incendiar o anti-semitismo. O papado fez vistas grossas ao nazismo. Hoje, a Igreja percebeu o erro e chama os judeus de irmãos.

Talvez a minha visão de paz entre judeus e palestinos seja utópica mesmo. Aliás, a História vêm demonstrando isso.

Se for para parar o massacre ( de ambas as partes ), então que se crie logo o Estado Palestino.

O alcorão respeita judeus e cristãos, aqueles que seguem a sua religião...

O que os acusadores fazem é mostrar as criticas dos que se desviam, esquecem por exemplo isto:

surata 5:69

"Os fiéis, os judeus, os sabeus e os cristãos, que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final e praticam o bem, não serão presas do temor, nem se atribularão. "

O julgamento a Deus pertence, se desvios existem Ele os julgará em consequência.

Fiquei chocado sobre o que o Talmud diz dos não judeus, veja

http://www.israel3.com/ftopic-596-days0-orderasc-30.html&sid=eace4b9407bb7402c4bd095100715d9a

RC
28-04-2006, 17:58

Espero que não :!:

A história mostra que a justiça por vezes tarda.

Ainda sonho com uma única nação para todos, não necessita dividir...

agora vou ser eu o utópico, imaginar que os povos desistem do desejo de dominar o outro, se á partida tem sido feito dessa forma, hoje judeus viveriam em paz na Palestina...
foi proposto criar uma região autonoma para judeus dentro da Palestina, mas tinham que ter o própio país em terra alheia e o resultado está á vista...

Tayeb
28-04-2006, 18:01

O alcorão respeita judeus e cristãos, aqueles que seguem a sua religião...

O que os acusadores fazem é mostrar as criticas dos que se desviam, esquecem por exemplo isto:

surata 5:69

"Os fiéis, os judeus, os sabeus e os cristãos, que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final e praticam o bem, não serão presas do temor, nem se atribularão. "

O julgamento a Deus pertence, se desvios existem Ele os julgará em consequência.

Fiquei chocado sobre o que o Talmud diz dos não judeus, veja

http://www.israel3.com/ftopic-596-days0-orderasc-30.html&sid=eace4b9407bb7402c4bd095100715d9a

s3 irmão Ricardo e saudações a todos,

O link que mostrou explica porque é que a mulher cananita que pediu ajuda a Jesus foi comparada com cães. Os discípulos de Jesus eram judeus e tinham estes preconceitos para com os gentios.

Ma'a-salaama,

RC
28-04-2006, 18:16
w3

Tayeb, penso que Jesus não apreciaria essa forma de tratar os não judeus, quiça por isso o rejeitaram.

JPaulo II
02-05-2006, 17:52
A religião de vocês chama os cristãos de blasfemadores mas diz que eles serão salvos no Dia do Juízo.
Sinceramente, eu queria entender como se dá este processo.

Tayeb
02-05-2006, 19:33
Olá Cefas,

Ninguém disse que os cristãos serão salvos por serem cristãos e acreditarem na divindade de Jesus. Quem disse isto que era crença muçulmana? Acho que você está equivocado!

Ma'a-salaama,

JPaulo II
02-05-2006, 20:37
Olá Cefas,

Ninguém disse que os cristãos serão salvos por serem cristãos e acreditarem na divindade de Jesus. Quem disse isto que era crença muçulmana? Acho que você está equivocado!

Ma'a-salaama,

Como cristão, eu acredito nisso. Jesus Cristo é o meu Deus e exemplo.
Dessa forma, não posso me auto intitular cristão e levar uma vida promíscua e marginalizada. Se eu fizer isso, quando eu morrer e conhecer o Cristo face a face ele dirá "aparta-se de mim".

Por outro lado, sei que só alcançarei a graça da ressurreição através do Cristo que derramou o seu sangue.
Eu como pecador que sou, não sou digno de conseguir nada sozinho. Portanto, serei salvo pela graça e não pelas obras.

molana
02-05-2006, 20:44
Eu como pecador que sou, não sou digno de conseguir nada sozinho. Portanto, serei salvo pela graça e não pelas obras.

Portanto, posso deduzir que todos os pecados que possa voce cometer, como adulterio, pedofilia, assassinato enfim borgas e drogas sexo e rock and roll nao poderao impedir-lhe de atingir o Ceu, so porque Jesus derramou o seu sangue. Boa vida esta!

JPaulo II
02-05-2006, 20:59

Portanto, posso deduzir que todos os pecados que possa voce cometer, como adulterio, pedofilia, assassinato enfim borgas e drogas sexo e rock and roll nao poderao impedir-lhe de atingir o Ceu, so porque Jesus derramou o seu sangue. Boa vida esta!

Vcs aqui adoram picotar só a parte do texto que lhes interessa, não é ?
Pois leia o restante que escrevi. Se eu levar esta vida que vc disse, o Cristo me excluirá do seu rebanho. Entendeu ?

molana
02-05-2006, 21:01
Pois leia o restante que escrevi. Se eu levar esta vida que vc disse, o Cristo me excluirá do seu rebanho. Entendeu ?

Amigo, aki ninguem o obriga tar aki.

JPaulo II
02-05-2006, 21:04

Amigo, aki ninguem o obriga tar aki.

Têm razão, não sou obrigado a nada...

RC
04-05-2006, 21:42
A religião de vocês chama os cristãos de blasfemadores mas diz que eles serão salvos no Dia do Juízo.

basta não associar iguais a Deus...

o islão considera cristãos os que acreditam no messias enquanto mensageiro não divino, o resto são inovações posteriores...os primeiros cristãos eram desse tipo, depois a religião mudou para o que conhecemos hoje...
quem estudar os cristãos orientais descobrirá que até o modo de orar é semelhante ao do islão, por isso não é de estranhar que ambos orassem juntos nos mesmos templos...

a igreja mudou muito o cristianismo inicial...

muitos cristãos hoje aceitam que a igreja cometeu erros, mas, sequer conseguem imaginar que nesses erros poderá estar a elevação do estatuto de Jesus a uma suposta divindade...

Quanto á salvação. A crença é importante, porêm não bastará...

As pessoas devem agir pela sua consciência e não pelo temor de uma possível condenação...

Pode-se ter ideia de quem poderá ser salvo através da escritura, no entanto só Deus sabe e tudo mais não passarão de vãs suposições...
quereremos nós igualar-mo-nos a Deus :?:

Não sei o meu destino e sinceramente não me preocupo por ai além...

RC
04-05-2006, 21:56

Afinal, Deus perdoa ou não :?

Ainda acredito quem decide é Deus e não vc ou eu :!:

As obras são importantes e pesarão no julgamento tal como diz o alcorão, mas, serão suficientes?

Deus sabe mais...

Não stress, é só para descontrair..

RC
04-05-2006, 22:05
Cefas, trouxe uma frase sua de outro tópico.

A salvação pela Lei e a salvação pela Graça.

Estás errado ou estarei errado eu :lol:

a lei não é por si só salvação no islão, como tenho repetido noutras mensagens, é Deus quem decide o destino de cada individuo, será a misericórdia divina quem salvará...
a lei é orientação para os Homens...como existe no cristianismo um código moral ou não?

Parece que mais uma vez os pontos comuns voltam a surgir...e a principal diferença que vc encontra entre as duas religiões desvanece :)

Repito, só existe um ponto importante que é bem diferente...

JPaulo II
08-05-2006, 14:40

basta não associar iguais a Deus...

o islão considera cristãos os que acreditam no messias enquanto mensageiro não divino, o resto são inovações posteriores...os primeiros cristãos eram desse tipo, depois a religião mudou para o que conhecemos hoje...
quem estudar os cristãos orientais descobrirá que até o modo de orar é semelhante ao do islão, por isso não é de estranhar que ambos orassem juntos nos mesmos templos...

a igreja mudou muito o cristianismo inicial...

A igreja não mudou nada desde o início. Esta tudo documentado desde os tempos de Pedro.
Os ortodoxos gregos não foram os primeiros cristãos. Aliás, a igreja ortodoxa só se formou depois do cisma.
Os cristãos romanos que se reuniam nas catacumbas são os mais antigos. Veja um trecho do livro de João, escrito ainda no século I

I João 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
I João 5:5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
I João 5:6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.
I João 5:7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
I João 5:8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.
I João 5:9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou -
I João 5:10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.

O "cristianismo" do Islam é oriundo de textos apócrifos que rondavam a península arábica no século IV.

muitos cristãos hoje aceitam que a igreja cometeu erros, mas, sequer conseguem imaginar que nesses erros poderá estar a elevação do estatuto de Jesus a uma suposta divindade...

Prove onde estão os erros. Que cristãos admitem esses erros ? Certamente os menos esclarecidos.

Quanto á salvação. A crença é importante, porêm não bastará...

As pessoas devem agir pela sua consciência e não pelo temor de uma possível condenação...

Pode-se ter ideia de quem poderá ser salvo através da escritura, no entanto só Deus sabe e tudo mais não passarão de vãs suposições...
quereremos nós igualar-mo-nos a Deus :?:

Não sei o meu destino e sinceramente não me preocupo por ai além...

Bom, se vc "não sabe o seu destino", então é melhor rever os seus conceitos religiosos.
Eu creio que serei salvo em Cristo Jesus. Senão minha fé não têm coerência.

JPaulo II
08-05-2006, 14:44

Afinal, Deus perdoa ou não :?

Ainda acredito quem decide é Deus e não vc ou eu :!:

As obras são importantes e pesarão no julgamento tal como diz o alcorão, mas, serão suficientes?

Deus sabe mais...

Não stress, é só para descontrair..

O sangue do Cordeiro salvará os fiéis no dia do Juízo. A salvação pela Graça, a nova Aliança.
No entanto, para fazer parte do "Corpo de Cristo", eu preciso manter minha fidelidade aos ensinamentos de Cristo.
Lógicamente que a carne é fraca mas, para meu auxílio, tenho a ajuda do Espírito Santo ( parakliko )..

RC
08-05-2006, 15:58
Cefas,

Não sabe de que erros estou a falar?

Uma pequena ajuda para avivar a memória: inquisição, cruzadas.
Escravatura, considerar negros povos sem alma...

no islão, o último dos profetas deixou claro que não existem povos superiores uns aos outros.

e sobre escravatura o alcorão diz:

9:60

"As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionário empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos , para os endividados, para a causa de Deus e para o viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo. "

2:177

"A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos) . Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus)."

se muçulmanos cometerem erros, foram os deles, dos governantes da época. Não existe clero...

A igreja católica que pretende ser a representação de Deus na terra cometer tantos erros e atrocidades dizendo-se sobre inspiração do espirito santo arruina a fé de qualquer um que raciocine.
o problema "resolveu-se" com pedido de desculpas e finalmente aceitar que o papa não era ( é) infalível...
hoje são contra o uso de contraceptivos.
Um dia veremos outro papa pedir desculpa por mais um erro.
Realmente o clero é desnecessário.

Nota: quanto falo em cristãos orientais não estou a referir os ortodoxos, mas, os primeiros, os mais próximos da exactitude dos evangelhos, esses acabaram por reconhecer na mensagem do islão a mesma origem, Deus o único e indivisível.
Depois os romanos fizeram uso do velho ditado; senão os podes vencer junta-te a eles. Converteram-se ao cristianismo mantendo as práticas e tradições ancestrais do culto de multiplas personalidades, criando uma nova religião.

RC
08-05-2006, 16:07
Bom, se vc "não sabe o seu destino", então é melhor rever os seus conceitos religiosos.
Eu creio que serei salvo em Cristo Jesus. Senão minha fé não têm coerência.

Vc acredita, mas tem certeza?

Se dizer, sim prove :lol:

O que pretendi dizer foi desconhecer qual o meu destino, espero obviamente alcançar o paraíso.
Contudo não actuo no sentido em garantir o paraíso.

Aqui é quando costumo lembrar os 3 níveis de fé.

1 - O que faz o bem sem pensar em recompensa.

2 - O que faz comércio com Deus ( indulgências) para garantir a recompensa. Costuma agir em troca do beneficio futuro.

3 - O que age por temor do castigo ( inferno).

RC
08-05-2006, 16:14
O "cristianismo" do Islam é oriundo de textos apócrifos que rondavam a península arábica no século IV.

Prove :?:

Como disse na outra mensagem os cristãos orientais que refiro não são os ortodoxos no seu todo.

Os judeus rejeitarem profetas, inclusive o messias, hoje os cristãos recusam o profeta Mohammad.
Cego é aquele que não quer ver 8)

JPaulo II
08-05-2006, 16:49

Prove :?:

Veja o que escreveu um historiador slâmico:

O livro O Jesus Muçulmano, recentemente lançado pela Imago, organizado, editado e compilado por Tarif Khalidi, respeitada autoridade em Islamismo, é instigante e fecundo para reflexões históricas e atuais.

?O Jesus corâmico resulta da tradição cristã ?ortodoxa? e canônica, assim como da não ortodoxa e apócrifa. Daí em diante, porém, ele assume uma vida e função próprias, como muitas vezes acontece quando uma tradição religiosa emana de outra.? (KHALIDI, 2001: 26)

Como disse na outra mensagem os cristãos orientais que refiro não são os ortodoxos no seu todo.

No começo do cristianismo, a maioria das comunidades não tinha acesso a todos os Livros que estão na Bíblia Sagrada de hoje.
Ao invés disso, os textos apócrifos circulavam livremente entre as várias comunidades cristãs.
Hoje os textos aceitos são os da verdadeira comunidade apostólica onde Pedro, João e Tiago eram os pilares ( com Paulo sendo chamado posteriormente ).

Os judeus rejeitarem profetas, inclusive o messias, hoje os cristãos recusam o profeta Mohammad.
Cego é aquele que não quer ver 8)

Os cristãos não recusam nada que esteja de acordo com a Aliança da Promessa.

RC
09-05-2006, 09:04
As provas que pretendia era que o profeta não seria mensageiro de Deus e que nem o alcorão seria mensagem divina.

Se vc vai por ese caminho de historiadores, sobretudo se cépticos, então acabarariamos por anular as nossas religiões.

Islão do cristianismo, cristianismo do judaismo, judaismo das antigas crenças mitológicas...o monoteísmo já existia antes do judaísmo ou melhor monolatria ( adoração de um só Deus)

Os cristãos que idolatram um homem certamente não recusarão nada.
Idem para um monte de santos, comemoram o natal em 25 de dezembro para celebrar uma festa pagã ( os protestantes estão um pouco melhor nesse aspecto).
Católicos idolatram Maria...
Realmente não fugiram nada á ideia de adorar um único Deus...não...

Repito, o que se para um cristãos de hoje de um muçulmano é simplesmente o associar iguais a Deus...
ser muçulmano significa apenas adorar um único Deus, nada mais...

Não concorda :?:
Tirando vc acreditar em Jesus divino o que o separa dos muçulmanos :?:

Nada, absolutamente nada.

JPaulo II
09-05-2006, 13:22
Os católicos não adoram Maria, meu caro. Eles veneram Maria ( o que é bem diferente ).
Aliás, nos primóridos da igreja já havia esta veneração aos santos. Os verbos venerar e adorar são diferentes. Se vc quiser poderemos entrar em mais detalhes mas, fugiríamos do debate.
Aliás, vc como islâmico deveria saber esta diferença já que vcs veneram Muhamad.

Sobre o islam e cristianismo, não existe nenhuma relação entre as duas religiões.
Não estou falando em preceitos. O budismo, por exemplo, também defende os mesmos preceitos ( humildade, caridade...).
Mas, teológicamente também não têm nada a ver com o cristianismo.

O 25 de Dezembro é mesmo pagão ( não é novidade ) e os primeiros cristãos já sabiam disso. Só comemoravam nesta data porque, como perseguidos que eram, acabavam por "encobrir" as suas festas.

As bases históricas devem sim servir para comprovar a religião.
Quero ver alguém provar que o cristianismo é uma fraude.
Os hereges sempre quiserem atacar Cristo: a história judaíca do soldado Pantera ( rebatida de forma brilhante por Santo Agostinho ); os Apócrifos escritos por gnósticos, cátaros e etc; as supostas associações com as crenças pagãs à partir do Concílio de Nicéia, entre outras.
Mais recentemente, os outros messias, a família de Jesus..tudo falso. Nenhum argumento conseguiu derrubar o Filho de Deus depois de 2000 anos de História e nem conseguirá.

Aliás, alguns argumentos acabaram se virano contar os que atacaram só comprovando que Jesus Cristo realmente era o Filho de Deus.

Um judeu pobre, que desafiou o sinédrio judaico e foi morto. Apenas mais um considerado blafemo em meio a tantos outros supostos "messias".
Nunca fez guerra com ninguém, nenhuma conquista..

Mesmo assim, permanece como o verdadeiro e único Messias, o legítimo Filho de Deus para 1/3 da humanidade. Aquele que "derrubou o império" como estava escrito.
Além de seus milhões de seguidores diretos, influenciou ainda todas as outras grandes religiões existentes ( islam, budismo, hinduísmo..além do espiritismo ). Isso, meu caro, ninguém explica.

Respondendo sua pergunta: qual a minha visão do Islam ? Me baseio no que Paulo falou Gálatas 4:28

RC
09-05-2006, 15:12
Budismo, hinduismo é anterior á vinda de Jesus...

A mensagem é só uma, foi sendo comunicada á humanidade ao longo dos séculos.
Mohammad foi o último mensageiro dessa mesma mensagem, restaurou-a de todos os desvios passados e Deus prometeu que a mesma não mais seria desviada, assim é que o alcorão continua inviolável até hoje desde do tempo da sua transmissão pelo anjo Gabriel.

O que divide as pessoas é terem-se ficado pelo mensageiro mais antigo...os judeus não aceitam a partir de Jesus...e os cristãos que idolatram Jesus não aceitam o confirmador da mensagem...

Nota: já agora um reparo a não muçulmanos, o que têm como religião o islão chama-se muçulmanos.

Tayeb
09-05-2006, 18:04
Os católicos não adoram Maria, meu caro. Eles veneram Maria ( o que é bem diferente ).
Aliás, nos primóridos da igreja já havia esta veneração aos santos. Os verbos venerar e adorar são diferentes. Se vc quiser poderemos entrar em mais detalhes mas, fugiríamos do debate.
Aliás, vc como islâmico deveria saber esta diferença já que vcs veneram Muhamad.

Sobre o islam e cristianismo, não existe nenhuma relação entre as duas religiões.
Não estou falando em preceitos. O budismo, por exemplo, também defende os mesmos preceitos ( humildade, caridade...).

O 25 de Dezembro é mesmo pagão ( não é novidade ) e os primeiros cristãos já sabiam disso. Só comemoravam nesta data porque, como perseguidos que eram, acabavam por "encobrir" as suas festas.

Os hereges sempre quiserem atacar Cristo: a história judaíca do soldado Pantera ( rebatida de forma brilhante por Santo Agostinho ); os Apócrifos escritos por gnósticos, cátaros e etc; as supostas associações com as crenças pagãs à partir do Concílio de Nicéia, entre outras.
Mais recentemente, os outros messias, a família de Jesus..tudo falso. Nenhum argumento conseguiu derrubar o Filho de Deus depois de 2000 anos de História e nem conseguirá.

Aliás, alguns argumentos acabaram se virano contar os que atacaram só comprovando que Jesus Cristo realmente era o Filho de Deus.

Um judeu pobre, que desafiou o sinédrio judaico e foi morto. Apenas mais um considerado blafemo em meio a tantos outros supostos "messias".

Mesmo assim, permanece como o verdadeiro e único Messias, o legítimo Filho de Deus para 1/3 da humanidade. Aquele que "derrubou o império" como estava escrito.
Além de seus milhões de seguidores diretos, influenciou ainda todas as outras grandes religiões existentes ( islam, budismo, hinduísmo..além do espiritismo ). Isso, meu caro, ninguém explica.

Respondendo sua pergunta: qual a minha visão do Islam ? Me baseio no que Paulo falou Gálatas 4:28

Olá Cefas,

Embora você evita dizer o ataque à parternidade de Jesus é feita pelos judeus. Nenhuns hereges como você diz. Diga as palavras porqeu em privado os cristãos dizem-nos. Os judeus acreditam que Jesus tinha um pai humano.

Claro que você rejeita a ligação entre o Islão e o crisitianismo porque para vocês quem não acredita em Jesus como deus e oordeiro sacrificial, não é salvo. Pois veremos no Dia do Juizo Final, quem será salvo.

Você disse-o dantes e eu não respondi, mas pelo facto de 1/3 da humanidade acreditar em Jesus como Deus não é nada significante. Aliás contesto estes números porque a maioria dos que deviam ser cirstãos não acreditam em nada. Pelo factro de 2/3 da humanidade não acreditar é significante para sí?

Se como você diz Jesus influenciou o Islão, quando Muhammad nasceu na Arábia os cristãos já acreditavam em Jesus como deus. Assim, desta maneira Muhaamd diria que Jesus era deus, ou algo parecido.

Jesus não é deus como ele próprio diz. Ele se fosse Deus saberia que na humanidade as pessoas não acredfitariam então ele deixaria de ser duplo em palavras. Diria enquivocamente "sou deus". Ele não o disse e as palavras que você utilizou comparando com "Eu Sou" dito por Deus a Moisés não encaixa com a da Jesus dizer que estaria 3 dias e 3 noites na barriga dat erra como Jonas tinha estado.

Pensamos que vocês os cristãos estão pelo caminho errado e cometem grave pecado em comparar um ser humano a Deus ou a dizer que ele é filho, ou que é salvador. Se Deus salva através de Jesus, então podemos cometer os pecados que quisermos que Deus nos salvará. Isto de lavar os pecados da humanidade é ilógico, porque quem comete crimes pode ser perdoado, sabendo que Jesus já o perduou.

Ma'a-salaama,

JPaulo II
09-05-2006, 19:15

Olá Cefas,

Embora você evita dizer o ataque à parternidade de Jesus é feita pelos judeus. Nenhuns hereges como você diz. Diga as palavras porqeu em privado os cristãos dizem-nos. Os judeus acreditam que Jesus tinha um pai humano.

Claro. O soldado romano Pantera ( panth = virgem em grego ).
O erro de tradução dos judeus que falavam hebraico chegaram a essa triste conclusão.
Meu caro, e no Alcorão não está escrito que Jesus nasceu da virgem Mirian ? Vc está indo contra o Alcorão ?

Claro que você rejeita a ligação entre o Islão e o crisitianismo porque para vocês quem não acredita em Jesus como deus e oordeiro sacrificial, não é salvo. Pois veremos no Dia do Juizo Final, quem será salvo.

Vcs serão julgados pelas obras. Se as obras forem boas, serão salvos. Caso contrário, condenados.
Eu escrevi algo que vai contra aquilo que vc acredita ?

Você disse-o dantes e eu não respondi, mas pelo facto de 1/3 da humanidade acreditar em Jesus como Deus não é nada significante. Aliás contesto estes números porque a maioria dos que deviam ser cirstãos não acreditam em nada.

Muitos islâmicos não conhecem o conteúdo do Alcorão. Em toda religião existem os fervorosos, os mornos e os frios.

Pelo factro de 2/3 da humanidade não acreditar é significante para sí?

Os 2/3 que não acreditam foram influenciados de uma forma ou de outra.
Mesmo a biografia de Buda, escrita no século III d.c., sofreu influência do cristianismo ( o budismo têm mais de 3000 anos mas a biografia do príncipe Sidarta Gautama é bem "recente" ).

Se como você diz Jesus influenciou o Islão, quando Muhammad nasceu na Arábia os cristãos já acreditavam em Jesus como deus. Assim, desta maneira Muhaamd diria que Jesus era deus, ou algo parecido.

Isto não é verdade. A Arábia dos tempos de Muhamad era um emaranhado tribal, onde predominava o paganismo de dezenas ou centenas de deuses ( cada tribo tinha os seus sendo a caaba comum à todos ).
Em meio a tudo isso, circulavam alguns textos apócrifos sobre Jesus Cristo que influenciaram a crença posterior ( Cristo não foi crucificado, Ana era o nome da mãe de Maria e etc.. ).

Jesus não é deus como ele próprio diz. Ele se fosse Deus saberia que na humanidade as pessoas não acredfitariam então ele deixaria de ser duplo em palavras. Diria enquivocamente "sou deus". Ele não o disse e as palavras que você utilizou comparando com "Eu Sou" dito por Deus a Moisés não encaixa com a da Jesus dizer que estaria 3 dias e 3 noites na barriga dat erra como Jonas tinha estado.

Cristo só revelou quem Ele era aos apóstolos. Caso fosse diferente, seria condenado e morto por blasfêmia.
Aliás, foi o que aconteceu quando perante o sinédrio Ele disse ser o Filho de Deus.
A frase que Cristo disse foi "antes de Abraão, Eu Sou" demonstrando que Ele existia antes da criação do mundo . Sobre o Jonas, o peixe e tudo mais, já respondi em outro tópico.

Pensamos que vocês os cristãos estão pelo caminho errado e cometem grave pecado em comparar um ser humano a Deus ou a dizer que ele é filho, ou que é salvador. Se Deus salva através de Jesus, então podemos cometer os pecados que quisermos que Deus nos salvará. Isto de lavar os pecados da humanidade é ilógico, porque quem comete crimes pode ser perdoado, sabendo que Jesus já o perduou.

Não têm nada de ilógico.
Só Deus poderia salvar a humanidade dos pecados. Por isso veio Cristo
Quem é o homem para salvar a si próprio ?

Isso não significa que "liberou geral". Como discípulo de Cristo, preciso seguir seus ensinamentos. Caso contrário Ele dirá para mim no Dia do Juízo "aparta-se de mim pois não te conheço".

Ma'a-salaama,

Tayeb
09-05-2006, 21:28

Olá Cefas,

Claro. O soldado romano Pantera ( panth = virgem em grego ).
O erro de tradução dos judeus que falavam hebraico chegaram a essa triste conclusão.
Meu caro, e no Alcorão não está escrito que Jesus nasceu da virgem Mirian ? Vc está indo contra o Alcorão ?

Vcs serão julgados pelas obras. Se as obras forem boas, serão salvos. Caso contrário, condenados.
Eu escrevi algo que vai contra aquilo que vc acredita ?

Você disse-o dantes e eu não respondi, mas pelo facto de 1/3 da humanidade acreditar em Jesus como Deus não é nada significante. Aliás contesto estes números porque a maioria dos que deviam ser cirstãos não acreditam em nada.

Muitos islâmicos não conhecem o conteúdo do Alcorão. Em toda religião existem os fervorosos, os mornos e os frios.

Pelo factro de 2/3 da humanidade não acreditar é significante para sí?

Os 2/3 que não acreditam foram influenciados de uma forma ou de outra.
Mesmo a biografia de Buda, escrita no século III d.c., sofreu influência do cristianismo ( o budismo têm mais de 3000 anos mas a biografia do príncipe Sidarta Gautama é bem "recente" ).

Isto não é verdade. A Arábia dos tempos de Muhamad era um emaranhado tribal, onde predominava o paganismo de dezenas ou centenas de deuses ( cada tribo tinha os seus sendo a caaba comum à todos ).
Em meio a tudo isso, circulavam alguns textos apócrifos sobre Jesus Cristo que influenciaram a crença posterior ( Cristo não foi crucificado, Ana era o nome da mãe de Maria e etc.. ).

Cristo só revelou quem Ele era aos apóstolos. Caso fosse diferente, seria condenado e morto por blasfêmia.
Aliás, foi o que aconteceu quando perante o sinédrio Ele disse ser o Filho de Deus.
A frase que Cristo disse foi "antes de Abraão, Eu Sou" demonstrando que Ele existia antes da criação do mundo . Sobre o Jonas, o peixe e tudo mais, já respondi em outro tópico.

Não têm nada de ilógico.
Só Deus poderia salvar a humanidade dos pecados. Por isso veio Cristo
Quem é o homem para salvar a si próprio ?

Isso não significa que "liberou geral". Como discípulo de Cristo, preciso seguir seus ensinamentos. Caso contrário Ele dirá para mim no Dia do Juízo "aparta-se de mim pois não te conheço".

Ma'a-salaama,

Or Cefas, prove de novo o que disse que muitos muçulmanos não conhecemos o Alcorão. Meu caro você devia visitar uma madrassah onde as crianças estudam o Alcorão. É simplesmente o livro mais lido.

Or digamos que os evangelhos apócrifas dizem qual era o nome de mãe de Maria. Isto torna-os inválidos? Já disse noutro tópico que vocês os católicos també mtêm textos apócrifas na Bíblia e que outros cristãos rejeitam.

Sobre o Dia de Juizo FInal, Cefas fique a espera que Jesus seja deus. Cruze os seus dedos para ver se acerta!

Vou trancar este tópico porque já é demasiado longo. Cefas para você a sua fé e para nós os muçulmanos a nossa fé. Para si a sua crença e para nós a nossa crença. Ficamos por aqui.

Ma'a-salaama,