PDA

Vizualizar Versão Completa : Uma pergunta parva

Anonymous
17-10-2003, 18:21
Há uma coisa que gostaria de saber: como é que se diz Portugal em árabe? E por favor, não quero respostas no alfabeto árabe. E como se diz Lisboa? Ainda se usa a palavra antiga dos tempos dos mouros para designar a nossa capital?

p.s. eis outra pergunta parva (estou curioso). Alguém sabe se algum escritor árabe tenha escrito algum livro (histórico ou não) cuja acção se passa no presente território português?

RC
28-10-2003, 17:22
salaam Caleidoscópio

A essas perguntas também eu quero resposta.

Ricardo Correia

Hisham
03-11-2003, 04:53
Assalamu aleikum:

Tanto quanto sei, em árabe dialectal (marroquino portanto, não sei se o mesmo em árabe clássico) Portugal pronuncia-se de uma forma parecida (há aliás inúmeras semelhanças toponímicas nas duas linguas no que se refere ao Magrebe): LBORTURRAL. E há uma palavra para uma variedade de laranjas com polpa vermelha que é BORTURRALI que segundo me disseram tb é devido aos pontos de contacto entre os dois povos (marroquino e português) embora laranja se diga LIMAN (!). Não tenho muita certeza sobre forma como se escrevem (e pronunciam) estas palavras mas creio que não anda longe da realidade.
Em relação a Lisboa não posso ajudar...
Ma'a salam

Anonymous
05-11-2003, 08:46
Finalmente! Uma resposta! Mas mesmo assim, é pena não saber o nome de Lisboa. Será que na língua árabe, as cidades portuguesas retêm o nome que tinham durante a ocupação mourisca? Silves ainda será Chelb? Évora ainda será Yabura? etc., etc.

Já agora, isto pode parecer uma pergunta vindo de um atrasado mental, mas alguém sabe se Tariq é um nome árabe, ou bérber?

Anonymous
05-11-2003, 20:58
Tariq é uma palavra utilizada no AlCorão, quer dizer senda/caminho ou também na surata 86 do nome de At-Tariq, referre-se a uma estrela ?fulgurante?.