Vizualizar Versão Completa : Finanças islamicas
s3
Como funciona o sistema islamico ao nível das finanças :?:
Investimentos como se processam e as remunarações.
Tudo sobre a banca islamica é a minha dúvida, ou melhor apresento a minha ignorância sobre o tema.
Agradeço todo o tipo de informações sobre o assunto, links...
s3 irmão Ricardo,
De facto é um sistema que tem sido muito bem estudado e com muita pesquisa, e que funciona.
Este site fez um bom trabalho:
http://islamic-world.net/economics/financial_system_01.htm
Tudo baseia-se no problema de "riba" ou usura que é proibido. O movimento financeiro baseia-se no risco. Sobre ususra aqui está uma resposta aceitável num site do governo brasileiro:
http://www2.rio.rj.gov.br/cgm/publicacoes/prestando_contas/60/5.asp
Só os activos administrados pelas 14 instituições financeiras islâmicas que operam no Kuweit somam US$ 5 bilhões.
O interessante é que muitos bancos ocidentais descobriraram que é muito conveniente criar soluções finaceiras, baseadas no sistema islâmico, até para irem buscar os bilhões que fluem no sistema financeiro islâmico. A própósito disto, o seguinte link que é uma tradução de artigo publicado no Le Monde, é mesmo interessante:
http://www.diplo.com.br/aberto/materia.php?id=42
O link anterior não tendo sido escrito por um muçulmano, os comentários são um pouco de sarcasmo. Os lucros não são proibidos no Islão que se o diga alto e claramente.
Talvez outros irmãos e irmãs queiram dizer mais.
Ma'a-salaama,
Peregrino
03-07-2008, 15:35
Em tempo de crise das finanças mundiais, interessa-me olhar o que as finanças islâmicas podem dar.
Salams,
Esquisito...:
Suspeita de Sítio Malígno
O sítio web em islamic-world.net foi denunciado como um sítio maligno e foi bloqueado de acordo com as suas preferências de segurança.
Sítios malignos tentam instalar programas que roubam a sua informação privada, usam o seu computador para atacar outros ou estragam o seu sistema.
Alguns sítios malignos distribuem intencionalmente software que provoca estragos, mas muitos foram comprometidos sem o conhecimento e/ou permissão dos seus donos.
Peregrino
04-07-2008, 15:19
salaam
Quanto ao site maligno 8O
Tofu, sabes se a crise dos sub primes podia ocorrer num sistema que respeitasse a Sharia :?:
Peregrino
04-07-2008, 22:40
Lia hoje o Alcorão e passei nesta passagem:
2.275 . "Os que praticam a usura só serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque disseram que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Deus consente o comércio e veda a usura. Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e se abstiver, será absolvido pelo passado, e seu julgamento só caberá a Deus. Por outro lado, aqueles que reincidirem, serão condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente."
Penso que isto responde à minha pergunta sobre os sub-prime, que aparenta ser uma tentativa de fazer dinheiro do nada ou seja usura sobre usura.
E as finanças portuguesas??? Os ricos não tem de pagar impostos.. :marado:
Quanto as finaças islamicas não consigo abrir nenhum dos links
:chorando:
Salams
lool. Não é que reparei em mais um site que está assim. O site do PSD, Partido Social Democrata, sim...esse...da Ferreira Leite...
Vão ao google e escrevam psd.pt, e cliquem no primeiro resultado, que é o próprio site do PSD...e têm a mensagem da google :lol:
-----
Quanto ao sub-prime: A sharia condena o Crédito à Habitação? Parece-me a mim que não, segundo o que tenho ouvido e lido na internet e que acabo por concordar.
Salams
lool. Não é que reparei em mais um site que está assim. O site do PSD, Partido Social Democrata, sim...esse...da Ferreira Leite...
Vão ao google e escrevam psd.pt, e cliquem no primeiro resultado, que é o próprio site do PSD...e têm a mensagem da google :lol:
Pois é... :lol: :lol: :lol:
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.